O nome da canoagem no ano foi Nivalter Santos. Vindo de um Projeto Social de São Vicente, o atleta disputa as provas de canoa e em 2009 teve resultados excelentes. Foram cinco ouros no Campeonato Sul-americano, dois no Pan-americano e na temporada na Europa o histórico título da Copa do Mundo da Hungria e a quinta posição no mundial na prova de c-1 200m.
Niválter foi o único atleta brasileiro a disputar as etapas na Europa. Ele competiu nas três provas do Circuito Mundial, conquistando, além do ouro na Hungria, três finais A, nas provas de 200m e 500m.
A prova de c-1 200m, assim como outras na distância de 200m, foram incluídas no programa Olímpico de 2012, o que aumentam as chances brasileiras de voltar a uma final olímpica, algo que não acontece desde Sebastian Cuattrin em 1996.
Outro atleta que teve um ano muito bom foi Edson Isaias. Ele não esteve nas Etapas de Copa do Mundo, mas foi muito bem no mundial na prova do k-1 200m, quando se classificou com o melhor tempo para a final e acabou na quarta posição, a poucos centésimos de um pódio inédito para o país.
Além dos fatos citados acima, Gilvan Ribeiro e Edson Silva também tiveram um bom resultado ao conquistar o primeiro lugar Final B do K2 200m com o tempo de 34.529. Essa prova também será olímpica em 2012, o que mostra que estamos bem cotados para os próximos anos em provas olímpicas.
Porém, ao Brasil ainda falta uma equipe homogênia. São poucos os resultados bons em embarcações com duas ou mais pessoas e entre as mulheres. Por exemplo, no Campeonato Sul-americano, disputado em abril, o Brasil perdeu o título por apenas uma prova. A decisão foi o k-4 500m, e o Brasil perdeu nos últimos metros. Em 2008, o título continental ficou com o Brasil.
Em julho, foi disputado o Pan-americano na Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma competição que pode-se chamar de fajuta. Sem grandes estrelas do Canadá e sem a presença de EUA e Cuba, o Brasil se sagrou campeão, se somadas as competições junior, cadete e adulto. Importante mesmo foi bater a Argentina, e tivemos alguns resultados interessantes, como Edson Silva se firmando como o principal atleta do caiaque, levando ouro em duas provas individuais, e Nivalter Santos, que venceu a canoa nos 500m e 200m.
No campeonato brasileiro de canoagem, no fim do ano na Lagoa Rodrigo de Freitas, Nivalter Santos mais uma vez foi o destaque, vencendo o c-1 200m e c-1 500m. A grande surpresa da competição foi a derrota de Edson Silva,quarto no último mundial, na prova de k-1 200m para Ricardo Barreto. No feminino, destaque para Ana Paula Vergutz,, que levou três ouros e vem se firmando como principal atleta do Brasil.
As mulheres ainda estão um passo atrás dos homens. Apesar de bons resultados nas provas de canoa, que não são olímpicas, como medalha no mundial de Luciana Costa, inúmeros ouros no sul-americano e pan-americano, no caiaque as coisas não são assim. Ana Paula Vergutz é o principal destaque, levou três ouros no brasileiro, além de ter sido semifinalista na prova k-1 1000m no mundial. Outra semifinal brasileira no mundial foi no k-4 200m. Porém, as meninas ainda estão bem atrás das argentinas em nível sul-americano e ainda buscam um resultado importante em cenário mundial.
No fim do ano, tivemos o Desafio Brasil x Argentina de Canoagem Velocidade, realizada em Caxias do Sul/RSA. O Brasil conquistou nove medalhas de ouro em catorze provas disputadas no . O atleta destaque do Desafio Brasil x Argentina de Canoagem Velocidade foi a canoísta Naiane Fragoso, de 26 anos, vencedora de seis ouros. Foram disputadas 14 provas, sendo K1, K2, K4; masculino e feminino, na distância dos 500m e 200m, além das duas provas do K1 revezamento 4x100m.
Na base, Erlon de Souza garantiu a primeira vaga individual para o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem pela primeira vez em Cingapura, em 2010. O atleta, que não vai poder disputar a competição por completar 18 anos em 2010, assegurou a vaga no Mundial de Canoagem Júnior, em Moscou, na Rússia, por ter chegado em sétimo lugar. Erlon de Souza Silva e Iuris do Nascimento também conquistaram a nona colocação na Final B do C2 500m.
2010 é ano de mundial. E espero que seja o fim do jejum de medalhas. Que Nivalter consiga ter um 2010 ainda melhor e que chegue em 2011 forte o bastante para lutar por um ouro no Pan de 2011 e conseguir chegar em Londres 2012 entre os melhores do mundo. Para isso, o jovem atleta precisa recuperar o Ânimo. Conversei com ele nesse fim do ano e ele não parecia tão feliz, mesmo com os grandes resultados. E torço para que a seleção recupere o título sul-americano e que seja mais homogênea, com barcos de duas e quatro pessoas mais fortes.
CANOAGEM SLALOM
A melhor notícia para canoagem slalom brasileira em 2009 foi a confirmação da inclusão da modalidade na próxima edição dos Jogos Pan-americanos de 2011. A canoagem slalom era a única modalidade olímpica que não fazia parte do Pan. Com isso, nossos canoistas terão mais espaço na mídia e são sérios candidatos a medalha no Pan.
Apesar disso, 2009 foi um ano pouco movimentado na canoagem slalom brasileira. Apenas um atleta esteve no mundial, Pedri Henrique. O jovem de 16 anos, natural de Piraju, mesma cidade de Poliana de Paulo, ficou na 74ª posição
Foi realizado na Colombia, o campeonato sul-americano da modalidade. João Vitor Martins Machado foi ouro no adulto masculino enquanto Poliana, nossa participante olímpica, venceu o feminino. No c-2, Cassiano Vieira Alfredo e Wellington H. S. Munhoz levaram o ouro também. Apesar do domínio brasileiro, é bom ficar de olho pois os argentinos estão cada vez mais fortes.
No Pan-americano, apenas Brasil, EUA E Canadá estiveram presentes pelas Américas, além de convidados europeus. Os brasileiros não conseguiram bons resultados, pois foram superados por muitos atletas canadenses e americanos, que levaram mais de 30 participantes ao evento.
Gustavo Selbach conquistou o título da categoria K-1 do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado na cidade de Cerquilho, no interior de São Paulo. Com a vitória, o chegou ao número de 20 conquistas nacionais na modalidade.Já entre as mulheres, o título ficou com Poliana de Paula, 14ª colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, que terminou com o tempo de 1m46s699 e venceu a prova do K-1.
O ano de 2010 para a canoagem slalom é ano de mundial e esperamos que a Confederação mande ao evento uma equipe completa, com meninas e meninos tanto no caiaque quanto na canoa. Além disso, espero que a equipe brasileira consiga se aproximar dos melhores do continente para que em 2011 possa brigar pelo pódio em Guadalajara.
Leia mais no blog
Tem twitter?Siga o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário