terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mundial de canoagem

A próxima Olimpíada, em Londres, terá 12 medalhas destribuidas na canoagem velocidade. Mas, muitas mudanças aconteceram. As mulheres ganharam uma prova, o k-1 1000m, que substituirá a prova do c-2 1000m masculina. As provas de 500m da última olimpíada, passaram a ser de 200m para Londres 2012. Os atletas ainda não "migraram" para as provas de 200m, como pode ser visto nso resultados dessas provas deste mundial, que contou com poucos atletas medalhistas olímpicos.
Vamos a um resumo de cada uma das provas que serão olímpicas em 2012, com seus resultados no mundial deste ano.

c-1 200m masculino c-1 200m masculino Do Azerbeijão, Valentin DEMYANENKO ficou com a medalha de ouro, seguido pelo russo Lipkin e pelo lituano Jevgenij SUKLIN. Nenhum dos três atletas foi para a Olimpíada na prova de 500m, que atualmente virou as provas de 200m no programa da Olimpíada. O brasileiro Niválter Santos ficou na quinta posição, provando que pode ser um grande competitor nessa prova.
c-1 1000m masculino O quarto colocado na Olimpíada e grande vencedor das etapas da Copa do Mundo, o atleta do Uzbequistão Vadim Menkov ficou com a medalha de ouro, a frente do sétimo colocado em Pequim, o francês Mathieu Goubel. O alemão Sebastian Brendel, substituto de Andreas Dittmer na seleção de seu país, ficou com o bronze. O campeão olímpico Attila Vajda ficou com a oitava posição na prova, uma posição a frente do medalha de prata na Olimpíada, David Cal. O representante brasileiro na prova foi Wladimir Moreno, que foi as semifinais mas ficou de fora das finais, não ficando entre os 27 primeiros.
c-2 200m masculino: Em mais uma nova prova que será implantada na próxima Olimpíada, o ouro ficou com a Bielorússia, a prata com a Hungria e bronze para Alemanha. Os atletas medalhistas olímpicos nos 500m em Pequim não disputaram a prova no Canadá.
k-1 200m masculino Os medalhistas olímpicos do k-1 500m não estiveram presentes nas provas de 200m, que agora serão disputadas nas Olimpíadas. O campeão foi o alemão Ronald RAUHE, o mesmo das prova dos 1000m, a frente do ucraniano Oleg KHARYTONOV, que foi prata. A terceira posição ficou com o russo Artem KONONUK. O brasileiro Edson Isaias ficou na quarta posição, depois de fazer o melhor tempo nas semi finais. Um resultado importante.
k-1 1000m masculino O alemão Max Hoff ficou com a medalha de ouro com o tempo de 3min29s425, com um sprint final muito bom, saindo da terceira posição para o título. A prata ficou com o sueco Anders Gustaffson e o bronze com o canadense Adam Van Koeverden. Max havia sido quinto em Pequim enquanto Adam o oitavo e Gustaffson não esteve na olimpíada, preterido em seu país por Markus Oscarsso, que foi o sexto. Os dois primeiros colocados na olimpíada- Tim Brabants e Eirik Verås Larsen- não foram ao mundial. Gilvan Ribeiro foi quinto nas qiartas-de-final, foi até as semifinais e caiu, ficando em sétimo na final C, ou seja, 25º no geral.
k-2 200m masculino Os campeoes olímpicos do k-2 500m, os espanhóis Saul Craviotto e Carlos Perez ficaram com a prata nessa prova, atrás dos bielorussos Vadzin MAKHNEU e Raman PIATRUSHENKA, medalhistas de bronze na última olimpíada. Os finalistas olímpicos, Richard Dober Junior, Andrew Willows, do Canadá, ficaram com o bronze nesse mundial. Foi a única prova de 200m que reuniu os principais atletas do mundo nesse mundial. É um começo dos atletas a se acostumarem com as provas mais rápidas, que entarão no programa já em 2012. Os brasileiros Edson Isaias e Gilvan Ribeiro foram bem, venceram a final B e ficaram em 10º no geral.
k-2 1000m masculino Os espanhóis Emilio Merchan e Diego Cosgaya surpreenderam e ficaram com a medalha de ouro dois segundos a frente dos australianos David Smith e Luke Morrison. O bronze ficou com os cubanos Reinier Torrer e Carlos Montalvo. Nenhuma das duplas estiveram juntos na Olimpíada. Sebastian, Lidner e Norman Zahm, compatriotas dos campeões olímpicos Martin Hollstein e Andreas Ihle não foram sequer para a final.
k-4 1000m masculino Os campeões olímpicos da Bielorussia, Raman Piatrushenka, Aliaksei Abalmasau, Artur Litvinchuk e Vadzim Makhneu, garantiram o ouro no mundial, com meio segundo de vantagem para os franceses, que não levaram equipe nesta prova em Pequim. O bronze ficou com o quarteto da Eslováquia, formado pelos quatro medalhistas de prata na última olimpíada: Richard Riszdorfer, Michal Riszdorfer, Erik Vlček, Juraj Tarr. Os alemães, Lutz Altepost, Norman Brockl, Torsten Eckbrett, Bjorn Goldschmidt, medalhistas em Pequim, ficaram na oitava posição.
k-1 200m feminino A hungara Natasa JANICS ficou com a medalha de ouro na prova, seguida pela polonesa Marta WALCZYKIEWICZ e da francesa Viard. Nenhuma das medalhistas olímpicas na prova de k-1 500m estiveram na prova.
k-1 1000m feminino A húngara Katalin KOVACS, ficou com a medalha de ouro nos 1000m, prova que é olímpica atualmente. Na última Olimpíada, ela ficou na quarta posição no k-1 500m. A alemã Franziska WEBER foi medalhista de prata e a sul-africana Bridgette HARTLEY ficou com o bronze. A brasileira Ana Paula ficou nas semifinais, depois da sexta posição em sua séria na primeira rodada.
k-2 200m feminino Natasa, JANICS e Katalin, KOVACS levaram ouro na prova, a mesma dupla campeã olímpica no k-2 em Pequim 2008. Fanny Fischer e Nicole Reinhardt, quarta colocadas em Pequim, ficaram com a medalha de prata. O pódio foi fechado por pelas semifinalistas na última Olimpíada, com Ivana Kmetova, Martina Koholova.

k-4 200m feminino Alemanha e Hungria travam há anos uma batalha pelas vitórias nas provas de k-4 da canoagem feminina. Em Pequim, assim como no mundial desse ano, o ouro ficou com as alemãs Fanny Fischer, Nicole Reinhardt, Katrin Wagner-Augustin e Conny Wassmuth, seguidas bem de perto pelas húngaras. A medalha de bronze ficou com a surpreendente equipe de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário