domingo, 26 de julho de 2009

Entrevista com Gustavo Selbach

Gustavo Selbach é um dos atletas mais vitoriosos de todo esporte nacional. Já foi campeão brasileiro por 20 oportunidades na modalidade de canoagem slalom e deu uma entrevista exclusiva ao blog há algumas semanas.
O principal assunto da conversa foi o fato de a Confederação não pagar o transporte dos barcos para os brasileiros em provas internacionais. Ou seja, nem mesmo nos Jogos Olímpicos, nosso atletas competem com seus barcos.

Em resposta a essa atitude, Gustavo se recusou a disputar o pan-americano deste ano, no próximo fim de semana. Neste, ele está na disputa do campeonato sul-americano.

Veja a entrevista na íntegra

Você está cominando a modalidade há muito tempo, tem 20 títulos nacionais. A que se deve toda essa hegemonia?

Infelizmente, eu não tenho sucessores. O investimento em clubves está fraco e não tem aparecido muitos novos atletas. Claro que também pela minha ocmpetência e meus treinamentos. Para mim, eu nunca entro na competição como favorito. Porém, esse último brasileiro foi o mais complicado da minha carreira.

E por que você acha que não está chegando sucessores?
Por muitos motivos, cada um tem o seu, Os atletas mais novos não tem a mesma dedicação que eu tinha quando iniciei na canoagem. Eu vivia o esporte 24 horas por dia. Atualmente eu estou num novo empreendimento, estou cursando faculdade e treinando. Quando eu treino, eu só penso no treino. Quando eu estudo, só penso no estudo e quando eu trabalh só penso em trabalho. Procuro sempre fazer uma coisa separada da outra.

E você, no início de carreira, ganhou medalha de bronze no mundial juvenil da modalidade...
É a única medalha do Brasil em categorias junior em provas olímpicas da canoagem. Tenho bastante orgulho dessa conquista.

2012 está ainda um pouco distante. Você terá 37 anos lá e já participou de duas olimpíadas, 1992 e 1996. Você ainda pensa em disputar os Jogos de Londres?
Vai depender muito da minha motivação. Infelizmente, o slalom não está num momento bom aqui no Brasil. O principal problema é que não conseguimos enviar nossas embarcações para a competição.

Por que acontece isso?
As Companhias Aéreas não deixam. Há alguns anos eles faziam esse transporte, por que o caique, apesar de não ser uma coisa pequena, é só um pouco maior que uma prancha de surfe. Mas agora, o caique é considerado transporte de carga, o que fica muito mais caro que um transprote simples. Isso me deixa muito desanimado, estamos sofrendo bastante com isso. Isso praticamente acaba com nossas chances.

Qual que é a importância de um atleta usar o próprio caiaque?
A embarcação é uma extensão do corpo. Chegar e trocar de barco é impossível. Isso porque os outros levam a propria embarcação. Nenhuma companhia dá ouvidos. Não adianta falar que vamso representar o Brasil, que somos atletas olímpicos. É uma situação muito chata.

Esse é o único motivo pro atual momento não tão forte da nossa canoagem slalom?
Outra questão é a falta de treinamento. A Lei Agnelo Piva centraliza os investimentos em um local só de treinamentos, ao inves de espalhar pelo Brasil. Fica difícil de os atletas que não tem estrutura financeira, para se locomoverem muito para treinar. Também acredito que esses centros não deveriam ser tão dependentes do dinheiro público, da Lie Piva, poderiam ser mais dependentes, autorentáveis.

O mundial de 2007 foi disputado nesse único centro, o de Itaipu. Essa competição trouxe cosiasboas para a canoagem brasileira?
Acho que não ajudou muito não. Quem poderia ter obtido um resultado bom, acabou não conseguido porque não teve muita motivação. A divulgação do torneio até que foi bem feita, mas infeluizmente não trouxe muitos benefícios para o Brasil.

E quais são as expectativas para o Pan-americano de 2008, tanto quanto ao barco como a resultados?
Se não levar meu barco eu não vou participar. Isso eu já avisei a Confederação e fui categórico nisso. Não tem como competir sem minha embarcação isso é totalmente desfavorável. Antes de mandar atletas para competições internacionais, eles poderiam pensar mais nisso.

E por que eles não tentam a liberação dos caiaques?
Passagens são compradas pelo COB e parece que eles são fazem tanta questão de mudar isso. Talvez eles pensem que é bem fácil para o atleta chegar lá fora, usar outro barco, e pronto. Eu prefiro ficar no Brasil, estudando e trabalhando, do que viajar dessa maneira.

Mudando de assunto, por que a canoagem slalom não faz parte dos Jogos Pan-americanos?
Faz um tempo que eles falam que vão colocar a modalidade no programa. É a única modalidade entre todas olímpicas que não faz parte do Pan. Na última edição do evento, a imprensa cutucou o presidente do Comitê Olímpico sobre isso e a justificativa dele foi que se não teve em 2003 não terá em 2007. Claro que o custo é elevado, a pista artificial é muito cara, mas seria uma possibilidade de divulgarmos mais o esporte, que pouco aparece na mídia.

Leia mais no blog

Tem twitter? Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário