Estava devendo deste a semana passada o especial esporte a esporte sobre Canoagem Slalom. Hoje consegui terminar o texto depois de entrar em contato com os atletas durante a semana.
Não percam a entrevista COMPLETA com Gustavo Selbach durante essa semana
O Mundial de canoagem slalom foi disputado no Brasil, em 2007, em Itaiupu. A competição mais importante da modalidade,depois dos Jogos Olímpicos, entretanto, pouco ajudou a evolução do Brasil na modalidade. A equipe masculina, que colocou atletas nas olimpíadas de 1992, 1996 e 2000 já vive um jejum de levar atletas para o evento, enquanto a feminina está com duas atletas jovens e com bom futuro pela frente: Poliana de Paula e Ana Vieira.
Gustavo Selbach tem um currículo invejável. É simplesmente 20 vezes campeão brasileiro da modalidade K-1, participou dos Jogos Olímpicos de 1992 1 996 e é o único medalhista brasileiro em campeonatos mundiais de categorias olímpicas na canoagem, com o bronze no juvenil de 1992. Ele comentou ao blog sua supremacia: "Infelizmente, eu não tenho sucessores. O investimento em clubves está fraco e não tem aparecido muitos novos atletas. Claro que também pela minha ocmpetência e meus treinamentos".
A canoagem slalom tem, na olimpíada, a competição de k-1 masculino, em que atleta desce as correderas sozinho em um caique, o c-1, em que desce sozinho na canoa, oC-2, em duplas na canoa, e o k-1 feminino. Se Gustavo tem a supremacia no K-1, no C-1 Cassio está na mesma toada.
O atleta, que disputou os Jogos Olímpicos de 2000 e terminou na 14 posição, venceu o último campeonato brasileiro no C-1 e vem montando algumas belas duplas de C-2. O C-2 é a prova de menos tradição do slalom no Brasil, principalmente por que o resultado é mais complicado de ser conquistado, visto que tem números reduzidos de participantes em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais.
No último mundial, disputado no Brasil, o Brasil conseguiu que quatro atletas se classificassem às semifinais, o que foi o melhor resultado qualitativo em campeonatos deste porte na história. No Mundial de 2002 e 2006, o Brasil não classificou nenhum atleta às semifinais, já em 2003, Gustavo Selbach (k1) e Cássio Petry (C1) e em 2005, Cassio Petry (C1) e Felipe Santin (C1), conquistaram vaga na semi.
Em 2007, Cassio ficou em 26º no C-1 enquanto seu companheiro Felipe Santin foi 30º.Cássio fez, ao lado de Bruno Machado, a 30ª posição no C-2 enquanto Milene Wolf foi 30ª no K-1.
Apesar dos resultados, Cassio já falou em entrevista a outros sites sua decepção com o esporte. Não consegui entrar em contato direto com ele, mas vale a pena citar o que ele já disse: "Não dá para dizer que o esporte andou para trás, mas também não avançou em nada nos últimos anos. Sinceramente, acho que quando eu e o Gustavo nos aposentarmos o esporte praticamente acaba".
O feminino parece estar melhor que o masculino. Além de Milene Wolf, que foi terceira no brasileiro deste ano, o Brasil tem bons nomes. Poliana de Paula conseguiu uma vaga para a olimpíada de 2008 e lá foi muito bem, terminando em 14º entre as 21 atletas. SUa classificação tinha vindo com o título no pré olímpico continental, mas minutos depois seu resultado foi tirado pois a canadense que havia se classificado em segundo pediu para descer de novo. Na nova descida, a canadense venceu. Porém, com a desistência de uma atleta africana, abriu-se outra vaga para a América e Ana Paula foi. E conseguiu um resultado melhor que sua rival canadense. "Se tivesse tido a notícia da classificação antes, teria mais tempo para me preparar psicologicamente e fisicamente e talvez conseguisse um resultado melhor. Mas fiquei feliz com meu resultado".
Outro nome que está crescendo é Ana Vieira. A atleta de apenas 13 anos foi campeã brasileira no ano passado. Naquela ocasião, ela venceu por 4s nossa atleta olímpica. Também na disputa está Maira Cotrim, vicecampeã brasileira e que irá disputar o Pan-americano de 2009. "Ela tem bastante coisa para aprender, mas rema bem, tem uma ótica técnica e tem tudo para ser um grande nome no futuro" comentou Poliana sobre a atleta.
Com, no mínimo, quatro atletas brigando pelo título do k-1 no Brasil, as mulheres mostram que estão à frente dos homens, que há anos assistem ao domínio dos mesmos atletas. " Com tantas atletas boas, eu consigo ver se estou evoluindo ou não" garante Poliana.
O Pan-americano é um caso a parte nesta modalidade. O slalom é o único esporte olímpico que não faz parte dos Jogos Pan-americanos. Gustavo Selbach tenta explicar por que: "Na última edição do evento, a imprensa cutucou o presidente do Comitê Olímpico sobre isso e a justificativa dele foi que se não teve em 2003 não terá em 2007. Claro que o custo é elevado, a pista artificial é muito cara, mas seria uma possibilidade de divulgarmos mais o esporte, que pouco aparece na mídia".
No Pan-americano de 2008, o Brasil mostrou que é uma das forças do continente, atrás de Canadá e EUA. N k-1, Selbach ficou atrás de americanos, canadenses e de um chileno. No C-2, o Brasi lficou na segunda posição e no c-1 Cassio foi o melhor, terminando em oitavo. O Brasil tem a chance de levar medalhas no campeonato continental que será realizado no próximo mês de agosto.
Gustavo Selbach seria um nome certo. Seria. Ele já deixou claro que não viaja se a CBCA não pagar o transporte de seus equipamentos: "As Companhias Aéreas não deixam. Há alguns anos eles faziam esse transporte, por que o caique, apesar de não ser uma coisa pequena, é só um pouco maior que uma prancha de surfe. Mas agora, o caique é considerado transporte de carga, o que fica muito mais caro que um transprote simples. Isso me deixa muito desanimado, estamos sofrendo bastante com isso. Isso praticamente acaba com nossas chances" garante o atleta.
Para Poliana, essa história do barco também é de suma importancia: " É bem complicado esse negócio de alugar o barco. Você está acostumada a treinar com o seu e tem que pegar outro". Em Pequim, ela competiu com outro barco, mas teve tempo bastante para se acostumar: " Lá, eu tive bastante tempo para treinar, me acostumar e fiquei feliz com o resultado".
A canoagem slalom brasileira precisa de renovação urgente no masculino, visto que Cassio e Gustavo já estão perto da aposentadoria. Entretanto, a feminina está no caminho certo.
Não percam a entrevista exclusiva COMPLETA com Gustavo Selbach, essa semana no blog
Leia Mais
Promessas 2012- Ana Vieira
Esporte a esporte- Canoagem velocidade
Especial- Sul-americano de vanoagem velocidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário