segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resumo da semana

Atletismo: Com cerca de uma centena de atletas, entre corredores de elite e não federados, foi disputado na noite desta sexta-feira (24) o Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista. A versão 2009 da competição foi realizada no Estádio Célio de Barros, no Rio de Janeiro, e contou com vários dos principais fundistas do País.Numa das provas mais esperadas do programa, os 10.000 m feminino, uma das favoritas levou o título: Luzia de Souza Pinto, que fez a prova em 33:45.81 e conseguiu mais de 30 segundos de vantagem da vice-campeã, Cruz Nonata. O pódio foi completado pela veterana Nadir Sabino. Nomes importantes não obtiveram medalhas, caso de Lucélia Peres, bronze no PAN 2007, que foi a 6ª colocada, com 35:30.57. Maria Zeferina Baldaia foi a 4ª, com 34:30.12.Na mesma distância, no masculino, Damião Ancelmo de Souza foi o 1º colocado (seu irmão gêmeo Cosme ficou em 7º lugar, com 29:40.29). Completaram o pódio Daniel Chaves da Silva e Ubiratan José dos Santos, respectivamente 2º e 3º colocados.Nos 3.000 m com obstáculos feminino, boa marca obteve a campeã Zenaide Vieira, que fez 9:49.69. Sabine Heitling e Michelle Barreto foram as 2ª e 3ª colocadas.Na versão masculina da prova, três atletas brigaram pelo título: Gladson Barbosa, Fernando Alex Fernandes e Celso Ficagna. Fernando este à frente boa parte da prova, mas nos 150 metros finais Gladson partiu para A frente e para a conquista do título, com 8:44.34.
Em dia de maratonas pelo continente europeu, o Brasil acabou bem representado na Maratona de Hamburgo. Neste domingo, José Telles cruzou a linha de chegada na terceira posição após 2h14min46, mais de um minuto atrás do segundo colocado da disputa, o queniano Charles Ngolepus, com 2h13min25, e de Solomon Tside, o vencedor com o tempo de 2h11min47.

Ciclismo: Devido aos problemas enfrentados no México nos últimos dias, em função do aumento de casos da "Gripe Suína" o pan-americano de ciclismo pista está temporariamente cancelado e a Confederação Brasileira de Ciclismo aguarda novas informações dos organizadores para providências futuras.
Alex Diniz da equipe Sejelp/Fapi/Sundown/JKS de Pindamonhangaba venceu o Tour de Santa Catarina. A 5ª e última etapa desta edição foi vencida por Cleberson Weber da equipe Dataro Cordeiropolis com o tempo de 01h19"21"", para 39 km percorridos entre Orleans e Bom Jardim da Serra. Eles subiram a Serra do Rio do Rastro, a chegada foi no mirante.

Natação O medalhista de bronze dos 100 peito em Beijing, Hugues Dubosq iria completar 10 títulos consecutivos nacionais da França se levasse os 100 peito. Não deu para ele. Henrique Barbosa foi nosso campeão francês levando o título na sua terceira tentativa de quebrar a barreira do minuto. Fez 1:00:24. Na semifinal havia feito 1:00:05 e nas eliminatórias 1:00:38.
Foram três recordes sul-americanos, dois nos 100 peito e um nos 200, em que nadou na casa de 2min11s baixo e não disputou a final porque não quis.
Leia mais

Judô O peso médio Tiago Camilo desfalcará a equipe que participa, no próximo domingo (3/5) do Desafio Internacional em homenagem ao ano da França no Brasil. Camilo, que faria sua estréia em eventos internacionais na nova categoria até 90kg, será substituído por Eduardo Santos no encontro no Ginásio do Paulistano.

Lutas Olímpicas O Brasil terminou o pan-americano de lutas, com três medalhas de bronze entre as mulheres, uma de bronze na lutas greco romana e mais uma vez sem medalhas na luta livre. Apesar de termos lutadores lutando de igual para igual com os adversários, ainda não conseguimos convincentes vitórias. Um especial sobre o evento será postado durante a semana

Hipismo: Depois de conquistar o quinto lugar na Copa do Mundo de hipismo, na semana passada, o brasileiro Rodrigo Pessoa retomou o caminho das vitórias e, neste domingo, venceu a prova dos 1,45m do CSI4 da Antuérpia. O cavaleiro poupou Rufus e utilizou o alasão Cazino, que não cometeu nenhuma falta nas duas passagens, com o tempo de 31s41. Outro brasileiro na prova, o Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, zerou o percurso e foi ao desempate. Entretanto, no desempate, Doda cometeu duas faltas e terminou a prova apenas na 16ª colocação.
LEIA MAIS

Vôlei de praia: Chegou ao fim a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Neste fim de semana, o Brasil simplesmente garantiu as três medalhas em disputa. No primeiro confronto do dia, Márcio/Fábio Luiz superaram seus algozes em Pequim, Rogers/Dalhausser, e conquistaram a medalha de bronze da fase brasiliense. Em seguida, Ricardo/Emanuel bateram os compatriotas Alison/Harley e se consagraram campeões.
Em seu retorno ao Circuito Mundial depois de oito meses de paralisação da parceria, a dupla Juliana e Larissa garantiu, neste domingo, o título do Aberto de Brasília, a etapa brasileira da competição. As brasileiras conquistaram o ouro ao vencer as norte-americanas Boss e Ross por 2 sets a 0, com parcial dupla de 21/18.

Futebol feminino: O Brasil finalmente fez amistosos contra equipes do primeiro mundo do futebol feminino, enfrentando nesta semana Aleamanha e Suécia, em partidas na Europa. Maior rival da seleção feminina brasileira de futebol, a Alemanha empatou com o Brasil em 1 a 1 em amistoso realizado na cidade germânica de Frankfurt. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Mittag marcou o tento da Alemanha no estádio Commerzbank-Arena.
Entretanto, 12 minutos depois, as brasileiras conseguiram a igualdade com Maurine, colocando números finais no amistoso. Este foi o primeiro jogo do técnico Kleiton à frente do Brasil.

Atuando em Gotemburgo, o Brasil saiu à frente no marcador, mas tomou a virada nos últimos 15 minutos e perdeu por 3 a 1. O gol brasileiro foi assinalado pela atacante Cristiane, aos 14 do primeiro tempo.
O Brasil começou melhor a partida e rapidamente inaugurou o placar com Cristiane. Mesmo à frente no marcador, a seleção de Kleiton Lima seguiu com um ritmo forte e, através de grandes jogadas de Marta, se aproximou de aumentar a vantagem perante as suecas.
Entretanto, com o apoio de mais de 12 mil pessoas, a Suécia voltou melhor do intervalo e pressionou as brasileiras de uma forma constante. Tamanha melhora resultou em gol aos 30 da segunda etapa, quando Sara Thunebro cobrou falta com perfeição e decretou a igualdade.
O empate animou as suecas e apagou o jogo brasileiro em apenas um minuto. Sem permitir ao time sul-americano respirar, as donas da casa viraram o confronto aos 31, com uma cabeçada certeira da atacante Victoria Svensson. Contudo, ainda havia espaço para o tento de Lotta Schelin, aos 39, que concretizou o placar final de 3 a 1 em favor das europeias.

Tenis: Mais uma semana não muito boa para o Brasil. A dupla André Sá e Marcelo Melo segue em má fase e perdeu na primeira rodada de Barcelona, assim como Thomaz Belucci em simples. Nas duplas,Bruno Soares foi até as quartas-de-final e já é o 15º do mundo.

Triatlo: Mariana Ohata (EC Pinheiros, Cali Triathlon), com apoio da UNICEP, São Carlos Clube e Oakley, venceu nesta manhã de domingo (26) a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que foi disputada na cidade universitária em São Paulo.
A triatleta, que liderou a prova de ponta a ponta, diz ter superado uma gripe para conquistar a vitória. “Não foi uma vitória fácil porque venho de uma gripe. Fiquei dois dias de cama. Mas vim na missão de cumprir e manter o ritmo de treino porque meu foco principal é o Ironman, daqui a um mês”, conta Mariana.
A vitória foi do atual bicampeão do evento, o paulista Fábio Carvalho, por uma diferença de apenas 29 segundos. “Após a contusão, esse resultado me animou bastante, pois não senti dor e consegui fazer uma prova forte, do início ao fim”, disse o triatleta de Curitiba. “Sei que fiz o meu melhor e meu adversário fez uma prova mais brilhante ainda. Fico satisfeito e feliz com o segundo lugar”, argumentou.
LEIA MAIS

Vela: Mesmo com excelente resultado na última regata, um segundo lugar, Ricardo Winick, o Bimba terminou em quarto, na classificação geral da Semana Olímpica de Hyeres, na França, na classe RS:X. Bimba ficou a 3 pontos do bronze. Nas primeiras regatas, Bimba não foi bem e a partir da metade da competição iniciou a recuperação. Na laser, Bruno Fontes foi 12º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário