Tanto a holandesa Anky van Grunsvem como a alemã Isabell Werth abriram caminho para o norte-americano Steffen Peters, no emocionante Kür Grand Prix (reprise estilo livre musicada) que definiu o campeão da Final da Copa do Mundo.
A primeira dos três conjuntos top a entrar na arena do Thomas and Mack Centre em Las Vegas foi o atual conjunto vice-campeão olímpico Isabell montando Satchmo, que apresentaram maravilhosos movimentos no trote alongado e nos apoios. Mas Satchmo teve momento irregulares e apresentou um erro nas mudanças de pé a dois tempos.
A seguir Steffen Peters entrou em pista e seu sela holandês Ravel de 11 anos, executou sua apresentação praticamente sem esforço. Enquanto sua torcida foi ao delírio durante sua reprise, Ravel parece não se importar com os aplausos e mostrou muita qualidade tanto nos movimentos reunidos como alongamentos. Sua coreografia foi marcada por simetria e transições muito difíceis. Nem mesmo alguns pequenos erros atrapalharam a brilhante impressão geral.
Já o garanhão sela holandês IPS Painted Black, a nova aposta da campeoníssima Anky, mostrou muita montabilidade, boa atitude e assolou o público com sua leveza e excelentes apoios. Mas com alguns erros nas mudanças de pé ao tempo, o conjunto acabou não sendo uma séria ameaça para Steffen Peters que conquistou o primeiro título norte-americano da Copa do Mundo em solo americano. (A outra única vitória norte-americana foi em 2003 com Debbie McDonald's e sua égua Brentina.)
HIPISMO SALTOS
Foram 29 os conjuntos que largaram na 1ª passagem da 3ª parcial em que 11 fizeram pista limpa, entre eles, o brasileiro Rodrigo Pessoa montando Rufus que chegou à Final na 7ª colocação parcial. A seguir, 23 voltaram ao segundo e decisivo percurso da grande Final em que 7 fizeram pista e 5 garantiram duplo zero falta sagrando-se vencedores da prova: Meredith e Shutterfly, Albert Zoer e Oki Doki (Holanda), Christina Lieherr com No Mercy (Suíça), McLain Ward com Sapphire (EUA)e Ludger Beerbaum com Coupe de Coeur (Alemanha).
Com esse resultado, Meredith e Shutterfly levaram a torcida em Las Vegas ao delírio conquistando o título com três vitórias consecutivas. Feito que somente se iguala ao de Ian Millar, Jos Lansink e Rodrigo Pessoa que também já se sagraram campeões da Copa do Mundo com três primeiros lugares.
A classificação parcial das três primeiras posições se manteve na grande decisão. O norte-americano McLain Ward com Sapphire, conjunto vice-campeão olímpico 2008, sagrou-se vice-campeão e o holandês Albert Zoer com Okidoki arrematou o 3º posto nesta 31ª edição do evento. Todos os três primeiros colocados não cometeram uma única falta ao longo da competição.
O brasileiro Rodrigo Pessoa, maior vencedor da história da competição com um tricampeonato (1998, 1999, 2000), dois vices (2001 ; 2003) e uma 3ª colocação (2002) sempre montando o lendário Baloubet du Rouet, também superou seu objetivo de chegar entre os 10 primeiros colocados. Montando o sela holandês Rufus de 10 anos que estava disputando seu primeiro campeonato indoor, Rodrigo cometeu uma falta no penúltimo obstáculo (oxer) da 2ª passagem da Final. Com esse resultado, o conjunto fechou a Copa do Mundo 2009 na 5ª colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário