Quando lhe perguntei sobre olimpíada, ela foi com calma, mostrando maturidade " Um passo de cada vez. Mas, certamente que lá na frente, o objetivo final são os Jogos Olímpicos. Porém, ainda não tenho um título pan-americano e quero muito isso".
Porém, ela descreve o que são os Jogos Olímpicos com muito carinho " Olímpiada para mim é o objetivo maior. É no que se baseia minha carreira de atleta. É o principal motivo para eu treinar a cada dia e todos os dias. Já tive o gostinho de estar em Pequim. Foi ótimo! Vi e vivi o sonho olímpíco. Estava lá concentrada junto com a Zanza. Treinava e pasava o dia inteiro como se fosse eu mesma a competir. Mas ali ainda não era a minha vez... Estava toda lá pela minha amiga. Era a vez dela. Isso só triplicou a minha vontade de competir e me classificar e realmente participar de uma olimpíada"
Beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, a atleta esteve presente no mundial feminino, que ocorreu há cerca de um mês. Lutou bem, mas caiu na primeira luta diante da atleta do Azerbaijão, que posteriormente ficou com o bronze na competição. " O campeonato mundial é segunda competição mais importante da modalidade. Fica atrás somente dos Jogos Olímpicos. Estar presente nesta competição é importante pois, lá se encontram as melhores luatdoras do mundo. E a única maneira de ser campeã mundial é, no mínimo, estar presente no campeonato. Este último foi ainda mais especial pois, logo após o campeonato, rolou uma semana de treinamento entre as atletas. Sempre podemos crescer e tirar bons proveitos de nossas derrotas e eu acredito que aprendi mais um pouco com isso." conta a atleta.
Em sete anos de luta olímpica, Joice já acumula sete títulos brasileiros. Além disso, conquistou duas medalhas de bronzes em duas edições seguidas de Pan-Americanos da modalidade, em 2005 e 2006. Esse ano, venceu a categoria até 59kg diante de Dailane Gomez. Nos Jogos Pan-americanos do Rio, ano passado, Joice caiu na primeira rodada diante da canadense Tonya Verbeek . Ela disputou também os pré olímpicos mundiais, um pan-americano e dois mundiais, mas não conseguiu a vaga olímpica para Pequim.
Com relação ao peso, Joice está em transição e no atual momento está disputando uma categoria que não existe em Jogos Olímpicos. Isso porque os mundiais são disputados em oito categorias, mas nas olimpíadas a luta feminina só tem direito a quatro categorias, o que faz com que duas se juntem. Joice lutou na categoria até 55kg tanto no último Pan do Rio como nos pré olímpicos mundiais e pan-americanos, mas atualmente está na categoria até 59kg. "Logo, quando estiver mais perto de Londres terei que optar por voltar a 55kg ou subir para 63. Mas por enquanto vou me manter com 59 kg. Estou me sentindo muito bem e tenho tido bons resultados" diz Joice sobre o assunto.
Para o futuro da luta feminina, ela é otimista "Eu vejo a Luta Feminina com alto potencial de se desenvolver e grandes chances de brigarmos por medalhas em competições internacionais, porém, vejo falta de divulgação para a grande massa, o público em geral".
Para 2009, ela intensificará os treinos para um título pan-americano e outros torneios internacionais "Em 2009 vou buscar este título continental e massificar em participações em campeonatos "pequenos" internacionais"" diz a brasileira, que esse ano disputou cinco torneios internacionais, que lhe deram experiência para ela entrar mais tranquila nos próximos eventos.
Em Londres, ela estará com 29 anos, idade na qual os atletas costumam estar no auge. Vamos torcer e acompanhá-la em mais um ciclo olímpico.
Como é bom saber que existe esse blog, pois só assim podemos acompanhar o desenvolvimento desses atletas. Que esta jovem promessa se concretize em uma grande realidade.
ResponderExcluirJoy,
ResponderExcluirParabéns por tudo o que você já conquistou, estamos no meio do caminho....até Londres a gente chega.
Doca