segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resumo da semana

Atletismo Em uma chegada emocionante, o queniano Nicholas Koech foi o campeão da Volta da Pampulha, realizada na manhã deste domingo (7), na capital mineira. Koech marcou 53:05 e chegou dois segundos à frente de seu compatriota Kipromo Mutai, que marcou 53:07.O mineiro Franck Caldeira, campeão pan-americano e tetracampeão da prova, completou o percurso de 17,8 km, em torno da Lagoa da Pampulha, em 53:37, e garantiu a terceira colocação. No feminino, a queniana Nancy Kipron marcou 1:02:23 e conquistou o bicampeonato na prova. Em segundo ficou Sueli Pereira da Silva, com 1:02:51, seguida pela queniana Proslah Jeptoo, com 1:03:10.Na disputa pelo Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua 2008, vantagem para o baiano Giomar Pereira da Silva, que ficou com a quarta colocação na prova, com 53:54, e segue na liderança. "Estou na melhor forma de minha carreira e o objetivo agora é ir bem na São Silvestre", afirmou.Entre as mulheres, a mineira Maria Zeferina chegou à frente da líder do Ranking, Conceição de Oliveira (que ficou em sexto lugar) e diminuiu a diferença para 12 pontos. Os atletas ainda tem mais duas oportunidades para somarem pontos no Ranking 2008: na Corrida Pan-Americana, que acontece dia 23, no Rio de Janeiro, e a Corrida de São Silvestre, São Paulo, no ultimo dia da ano.

Badminton: A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) através de sua Diretoria Técnica está divulgando nesta sexta feira o ranking final anual de 2008.Especial, o campeão do ano foi Hugo Arthuso do Club Atlhético Paulistano de São Paulo. Com este resultado, Hugo termina pelo segundo ano consecutivo como o melhor atleta de Badminton do país. Na categoria feminina a campeã de 2008 foi Yasmin Cury da Fonte São Paulo.

Basquete No campeonato nacional feminino, o time de Ourinhos, tetracampeão, venceu os três jogos diante do Santo André nas semi finais e garantiu vaga na grande final. Do outro lado da chave, Americana e Catanduva estão empatados em 2x2 com duas vitórias dentro de casa para cada lado. A decisão fica para o quinto jogo,nesta terça, em Americana.

Boxe: Pela primeira vez na história do boxe nacional, o Brasil é convidado para participar da Copa do Mundo.
Neste torneio internacional participam somente atletas convidados entre os oito primeiros do ranking mundial de cada categoria. As despesas são pagas pela AIBA que ainda oferece uma premiação em dinheiro de U$ 10,000.00 para a medalha de ouro, U$ 5,000.00 para a medalha de prata e U$ 2,500.00 para cada medalha de bronze.
Paulo Carvalho, 48 kg e Washington Silva, 81 kg foram convidados. Infelizmente Washington não poderá viajar porque sofreu uma cirurgia no joelho no mês passado. Paulinho e o técnico da seleção brasileira, João Carlos Barros, com quem treina em Santo André, embarcam dia 7 para Moscou, Rússia. A competição será de 10 a 14 de dezembro.

Pólo Aquático: O Esporte Clube Pinheiros é o campeão da I Liga Nacional BNY Mellon de Pólo Aquático, ao derrotar o Fluminense por 10 a 9, neste domingo, 7/11, no parque aquático Júlio de Lamare, no Maracanã. O clube paulista já havia vencido a primeira partida final na véspera por 8 a 5, o que lhe dava a vantagem de perder por até três gols de diferença. As parciais da partida foram ECP 2 x 2 FFC / 3 x 1 / 2 x 2 / 3 x 4. O Pinheiros recebeu ainda o tradicional Troféu João Havelange e o Fluminense foi punido novamente pela inúmera quantidade de gols perdidos.Na eleição do melhor jogador do campeonato, eleito por técnicos e capitães das equipes envolvidas, deu empate entre dois jogadores do campeão Pinheiros: o veterano goleiro Pará e o artilheiro do time e segundo colocado na competição com 46 gols, Marcelo Franco. Além de dividirem prêmio de R$2.500,00, os atletas ganharam o Troféu Gilberto Gargiulo, nome de um ex-atleta da Seleção Brasileira, falecido recentemente e cuja carreira foi toda no Pinheiros. Uma segunda taça será feita para agraciar os dois jogadores. A premiação foi dirigida pelo irmão do homenageado, Gilson Gargiulo.
No paulista feminino, título do Pinheiros. Em um jogo muito equilibrado o Pinheiros se consagrou campeão do Campeonato Paulista, nesta terça-feira, aliás pentacampeão e completou 36 jogos invictos. Mas o título não veio tão fácil. As meninas do Paineiras deram muito trabalho e o placar apertado 8 a 7 mostra isso. Brilharam ofensivamente Gabi Leme (CPM) e a rainha Camila Pedrosa (ECP), ambas com três gols.
O Tijuca Tênis é o campeão do Troféu Brasil Infanto-Juvenil de Pólo Aquático Masculino 2008, competição para atletas nascidos a partir de 1995. Na final, o equipe da zona norte do Rio de Janeiro derrotou o Fluminense por 5 a 1, parciais de TTC 1 x 0 FFC / 2 x 0 / 1 x 0 / 1 x 1. Na disputa do bronze, vitória do Guanabara sobre o Flamengo por 5 a 4. As duas partidas fizeram a preliminar da I Liga Nacional BNY Mellon de Pólo Aquático.
O site da União Americana de Natação (UANA) já confirmou o cancelamento da Copa UANA. Consta em boletim datado de 6 de dezembro de 2008: "Está cancelada a Copa Uana datada de 2 a 9 de janeiro, em Calgary, no Canadá....Brasil e Canadá classificados para o Mundial de Roma-2009." Este será o oitavo seguido das meninas do Brasil.
Natação: O Minas Tênis Clube entra no Open (Campeonato nacional a ser disputado semana que vem) com o quinto título do Ranking Nacional de Clubes assegurado. Para a equipe mineira não ser campeã precisaria ficar por completo de fora da última competição do ano. Ao final do Brasileiro Juvenil, a equipe lidera o ranking com 240 pontos contra 220 do Corinthians, este último a surpresa agradável deste ano.No terceiro lugar, um empate entre Pinheiros e Unisanta ambos com 193 pontos. Na briga pelo quinto lugar, dois times cariocas: Fluminense com 144 contra 132 do Botafogo.
Uma semana antes do Open, Thamy Ventorin mandou bem na disputa do Campeonato Capixaba de Verão na piscina do Álvares. A competição foi em 25 metros e Thamy mandou 2:29:81 nos 200 peito, ficando a menos de um segundo do recorde sul-americano que ainda pertence a Marcelle Lopes com 2:28:86 desde 2002.

Futebol feminino: A seleção brasileira acabou eliminada pela Alemanha no mundial sub 20 ao ser derrotada pela seleção alemã por 3x2. As brasileiras lutaram, mas não conseguiram conter as alemãs e perderam de 3 a 2. Nos minutos finais quando já estava 3 a 1, Adriane descontou num chute fora da área, num "frango" da goleira Alisa. Na última subida brasileira, depois de uma bola rebatida, o ataque canarinho chutou de primeira, mas a goleira Alisa se redimiu do frango e deu a vitória para as alemãs.
O Santos se classificou nesta quarta-feira para as semifinais da segunda edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Após derrotar o Saad nesta quarta-feira por 2 a 1, em Águas de Lindóia, com gols de Pikena e Tiffany, a equipe da Baixada Santista garantiu a vaga para disputar com o Kindermann um lugar na grande final.
Na primeira partida, em Santos, no Estádio Ulrico Mursa, o time da casa venceu por 3 a 1.

Trampolim Acrobático: Foi disputado neste fim de semana o pan-americano de trampolim acrobático. Até o momento, os resultados não foram divulgados. Amanhã, um especial sobre a modalidade no Brasil.

Ginástica: A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou a lista dos ginastas qualificados para a Super Final da Copa do Mundo de Ginástica Artística, que será realizada entre 10 e 14 de dezembro, em Madri (Espanha). Além de Diego Hypolito, classificado em primeiro lugar no Solo, Daniele Hypolito e Mosiah Rodrigues também participarão da importante competição na cidade espanhola.
Com as desistências de algumas atletas, Daniele que estava como 4ª reserva no Solo, se classificou neste aparelho em 6º lugar na lista final. A ginasta também vai representar o Brasil no aparelho Trave. O gaúcho Mosiah Rodrigues será outro ginasta da delegação brasileira. Ele estava como 3º reserva e garantiu a oitava colocação para disputar a Barra. A última preparação de Diego, Daniele e Mosiah, antes de seguirem para a Final da Copa do Mundo, é a Etapa Final do Circuito CAIXA, que será realizada em Curitiba (PR), no próximo fim de semana (4 a 6/12). A “Final brasileira” é uma disputa diferente, onde as equipes são divididas em grupos de três atletas: 1 ginasta da artística feminina, 1 da masculina e 1 da rítmica. O Circuito CAIXA fecha o calendário de competições nacionais.
Na última etapa do Circuito Caixa de Ginástica, realizado em Curitiba, vitória de Diego Hipólito no masculino, com Arthur Zanetti em segundo. Já no feminino, com as ausências das principais atletas que estiveram em Pequim, o primeiro lugar ficou com Bruna Leal.

Handebol: Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou as datas, horários e locais das finais dos Nacionais masculino e feminino da modalidade. A novidade ficou por conta da realização de uma partida única para decidir o campeonato entre as mulheres.Devido às chuvas que assolaram o estado de Santa Catarina nas últimas semanas, a CBHb optou por não realizar um jogo na sede do Blumenau/Furb. Dessa maneira, em vez de dois confrontos, o time catarinense e a Metodista/São Bernardo/Besni se enfrentarão apenas uma vez, na cidade do ABC paulista. O duelo foi agendado para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 20h45, no ginásio Vitório Zanon (Baetão).Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, a Metodista jogará por um empate. Atual campeã brasileira, a equipe luta pelo tricampeonato. Já o time de Blumenau busca um título inédito.

Muito equilíbrio no primeiro jogo da final da Liga Nacional de Handebol Masculino entre Metodista / São Bernardo / Besni e Unopar / FEL / Sercomtel. No confronto realizado na tarde deste sábado (6), no Ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo, os donos da casa levaram a melhor e venceram o time paranaense por 25 a 24 (parcial 13 a 13). O artilheiro foi o armador Diogo Hubner, da Metodista, com sete gols, mas o grande destaque do jogo foi o goleiro Alê, também do time do ABC. “Foi um jogo maravilhoso e muito emocionante. Fico feliz em ajudar a minha equipe, conseguimos uma vitória importante, mas ainda precisamos corrigir as falhas que tivemos no sistema ofensivo para o próximo jogo”, comentou Alê.O técnico da Metodista, Daniel Suarez, afirma que apesar de reverter a vantagem e jogar pelo empate no segundo jogo, nada está garantido. “Ganhamos apenas um jogo e mesmo assim ainda não jogamos tudo o que podemos. Cometemos muitos erros, mas vamos trabalhar forte essa semana para corrigir alguns detalhes e jogar bem lá. Não temos vantagem nenhuma, temos que ir lá para vencer”, disse.A Unopar perdeu a invencibilidade na competição e saiu atrás na decisão, mas o técnico Giancarlos continua confiante no título. “Na partida de hoje, erramos muitas finalizações, o time esteve nervoso em alguns aspectos, e faltou concentração. Além disso, o Alê fez a diferença com uma excelente atuação. Sabemos das dificuldades, na segunda partida será ainda mais difícil vencer a Metodista, mas acredito que temos condições de reverter essa situação e conseguir a vitória em casa com o apoio da nossa torcida”, finalizou.O segundo e decisivo confronto, acontecerá no próximo sábado (13), às 17h30, no Ginásio Darcy Cortez (Moringão), em Londrina, no Paraná.

Hipismo: A nova geração do hipismo brasileiro deu um show no Grande Prêmio Embratel, prova de encerramento do 29º Concurso de Saltos Internacional do Rio de Janeiro, disputado na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa. O jovem cavaleiro paulista Pedro Muylaert, de apenas 22 anos, desbancou os favoritos e foi o melhor do GP com obstáculos a 1,50m. No dorso de Vidou ele foi brilhante com o tempo de 55s41, sem faltas. Outra jovem revelação, o carioca Stephan Barcha, de 19 anos, foi o segundo colocado, montando a égua Krissnee du Defey com o tempo de 57s05, em pista limpa. O terceiro posto ficou para o conjunto Hércules Gadelha e Ocana, com o tempo de 54s21, e uma única falta.

Judô: Com o placar de 2 a 0, vitórias de Tiago Camilo (-90kg) e Thiago Takara (-66kg), o Esporte Clube Pinheiros bateu o USCS/São Caetano na final do Grand Prix Nacional de Judô, que aconteceu neste domingo (7/12), Porto Alegre. Principal torneio por equipes da modalidade no país, a quinta edição do Grand Prix Nacional reuniu os 13 principais clubes do Brasil. A Universidade Gama Filho venceu a Oi/Sogipa e garantiu o terceiro lugar.
Em sua quinta edição, o Grand Prix Nacional teve neste ano um formato de chave olímpica com repescagem, o que deu agilidade e emoção ao torneio, já que todos os confrontos foram decisivos. Na competição, os clubes lutaram num sistema de melhor de cinco combates nas categorias -66kg, -73kg, -81kg, -90kg e +90kg.

Luta Olímpica: após muitas lutas e observações do Coordenador Técnico da CBLA, o Cubano Pedro Garcia, durante a Copa Brasil foi definido o time que representará nosso país na semana que vem, durante o Campeonato Sul-Americano 2008:Luta Feminina:Susana Almeida (RJ) - 48kgTania Regina (DF) - 51kgLais Nunes (GO) - 55kgJoice Silva (RJ) - 59kgDaylane Gomes (DF) - 63kgCarol de Lazzer (RS) - 67kgAline Ferreira (SP) - 72kgGreco-Romano:Rafael Messias (MG do CT) - 55kgIuri Estevão (PA) - 60kgRodrigo Vandre (RJ) - 66kgFelipe Macedo (RJ) - 74kgFabio Flores (RS) - 84kgDavi Albino (SP) - 96kgMarcos Oliveira (DF) - 120kgEstilo Livre: Vinícius Pedrosa (RJ) - 55kgJefferson Nunes (RJ) - 60kgRaoni Barcelos (RJ) - 66kgDaniel Malvino (RJ) - 74kgAdrian Jaoude (RJ) - 84kgDiego Rodrigues (RJ) - 96kgAntoine Jaoude (RJ) - 120kg. Amanhã, os resultados da Copa Brasil.
Pentatlo Moderno: O congresso anual da UIPM - União Internacional de Pentatlo Moderno, decidiu modificar as regras do Pentatlo Moderno para torná-lo mais vibrante para os espectadores. A prova de tiro, que abre a modalidade, passou a ser a última e integrada com a corrida. Assim, os atletas iniciarão com a disputa da esgrima, passando para a natação, hipismo e corrida intercalada com o tiro, a cada mil metros. A alteração passa a valer já no dia 1 de janeiro de 2009. O Pentatlo está garantido no programa olímpico até 2016, mas precisa conquistar os telespectadores para continuar nos jogos. Nossa principal atleta, Yane Marques não gostou muito da mudança, já que a corrida é seu pior esporte e o tiro um dos melhores.

Tênis: brasileira Teliana Pereira conquistou no final da tarde deste sábado, o título do ITF de Buenos Aires, a Copa Municipalidad de Tigre, disputada nas quadras de saibro do Hindu Club e que dividiu um total de US$ 10 mil em premiação e distribuiu pontos para o ranking mundial.Teliana ganhou na final da argentina Emilia Yorio com facilidade, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/1.

Tênis de mesa: No mundial juvenil, a equipe formada por Karin Fukushima, Livia Gomes e Amanda Marques disputou a semi final B, ou seja, abaixo das 12 melhors equipes. O time perdeu para Coréia 3x0, venceu a Espanha por 3x1, perdeu para a Alemanha, indo para o torneio B, em que venceu as chilenas. Amanhã, o resultado final do campeonato.
A equipe masculina composta por Fernando Yamazato, Danilo Toma, José Barbosa e Paulo Rocha perdeu para Polônia e Japão, vencendo Espanha e Chile, também indo para as finais da chave B.

Tiro: Os resultados do campeonato brasileiro serão expostos depois de serem divulgados no site oficial da Confederação brasileira.
Triatlo Na ponta desde a etapa inicial, Fábio Carvalho e Carla Moreno garantiram neste domingo, em Santos, os títulos do 18º Troféu Brasil de Triatlon, o principal circuito do continente na modalidade. No masculino, Fabinho venceu a sétima e última prova do ranking em uma disputa particular contra o amigo Paulo Miyasiro. Ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h49min31s, apenas um minuto à frente de Shiro.
Ao comentar o bicampeonato, o atleta falou em superação. “Cada queda que temos no esporte, é preciso procurar um novo objetivo. Depois do Ironman, que não tive prova muito boa, minha meta era o Troféu Brasil. Coloquei isso na minha cabeça e acredito que fui a pessoa que mais quis vencer”, disse Fabinho, 29 anos, que começou no Troféu Brasil em 1993. Já entre as mulheres, Vanessa Gianinni fez a sua parte e venceu a etapa em 2h04min09s, mas Carla Moreno, mesmo sem repetir as grandes atuações das outras cinco vitórias, terminou em segundo lugar, posição suficiente para garantir o seu sétimo título. Satisfeita, a atleta fez o número sete com os dedos para comemorar.
“Estou feliz com o meu segundo lugar, porque a vida não é feita só de vitória. Eu tive um ano excelente. Na prova, fiz o meu máximo, não sou uma máquina”, acrescentou a triatleta, que ainda não dimensionou a importância do novo título. “Não criei expectativas, mas posso dizer que tenho 13 anos de triatlon e esse heptacampeonato representa mais da metade da minha carreira”, declarou. Com a nova conquista, Carla ultrapassou outro ícone do triatlon feminino, Fernanda Keller, que foi hexacampeã. De quebra, a brasileira iguala o argentino Oscar Galindez, até então o único heptacampeão. Coincidentemente, Fabinho e Carla nasceram no interior paulista e adotaram a praiana Santos como moradia.
Com a participação de um grande público, o evento fez parte do encerramento da Virada Esportiva do Interior. Entre amadores e profissionais, foram 1.012 atletas de 21 estados e cinco países na disputa em uma manhã de muito sol e calor. “Fechamos o ano com chave de ouro. Não poderia ser melhor. O Troféu Brasil é referência. Os principais atletas do País começaram no circuito e hoje são consagrados', disse Núbio de Almeida, organizador da prova.
Veja o ranking final de 2008:
Masculino
1 - Fábio Carvalho – Mogi-Mirim (Santos) – 743 pontos2 - Paulo Miyasiro – Santos – 712,5 pontos3 - Ezequiel Morales – Argentina – 615 pontos4 - Fred Monteiro – Santos – 611 pontos5 - Bruno Pereira Matheus – 609 pontosFeminino 1 - Carla Moreno – São Carlos (Santos) – 744 pontos2 - Vanessa Gianinni – Campinas – 719,5 pontos3 - Fernanda Garcia – Santos – 632,5 pontos4 - Maria Soledad Omar – Argentina – 612 pontos5 - Ariane Gomes Monticelli – São Paulo - 582

Volei de praia: Campeãs antecipadas do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, Vivian e Larissa celebraram o título assegurado no último sábado com a conquista da etapa de Fortaleza da competição. Neste domingo, a dupla improvisada por conta da lesão de Juliana na metade da temporada derrotou Renata/Talita sem muita dificuldade com parciais de 18/13 e 18/14.
O veterano bancário de 40 anos André conquistou ao lado de Magalhães seu primeiro título em uma etapa open do Circuito Brasileiro de vôlei de praia ao derrotar o time medalha de prata nos Jogos de Pequim Márcio e Fábio Luiz. A dupla aplicou 2 a 1 (18/14, 12/18 e 15/13) sobre os favoritos. Curiosamente, Magalhães é o irmão mais novo de Fábio Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário