terça-feira, 28 de abril de 2009

Esporte à esporte- vela feminina

A vela feminina poderia ter mudado sua história depois da medalha conquistada na classe 470 por Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Porém, depois de seis meses da conquista, não foi isso que se viu no mundo das meninas no iatismo, que seguem sem patrocínio e, inclusive, mudaram de planos.

A dupla brasileira se desfez após os Jogos, com Fernanda, que já foi a três olimpíadas, permanecendo na classe, agora ao lado de Ana Barbachan , fazendo parte da equipe olímpica do ano de 2009, já que venceu a regata de Porto Alegre, no começo do ano. Também fazem parte da atual equipe brasileira olímpica Adriana Kostiw, na classe laser, Patricia Borger, na classe RS:x e Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Martine Grael na classe match racing.

A classe match race, aliás, já teve duas competições importantes esse ano. Nossa Equipe Brasileira de Match Race Feminino conquistou a 9ª colocação da Harken Women's International Match Racing Championship 2009 realizado no Cruising Yacht Club of Australia. Atripulação está enfrenteando o desafio de estrear em competições com o barco olímpico que será utilizado em Londres 2012, buscando se preparar para conseguir a vaga. Na competição disputada em Porto Alegre, com a presença de algumas estrelas internacionais, a equipe nacional foi sexta colocada.

Na classe laser radial, Adriana Kostiw, participante olímpica em 2004 e medalhista de bronze no Pan de 2007, segue como a titular da equipe: "As disputas na raia estão mais duras, com um numero maior de velejadoras oas e mais jovens. e mesmo assim com 35 anos me mantenho no topo" comentou Adriana ao ser perguntada pelo blog se está sem adversárias no cenário nacional.
Apesar da hegemonia, ela sente que não terá um ano de 2009 fácil pela frente: "Os planos para 2009 e infelizmente ficar treinando no Brasil por não poder nem ir para o Mundial" comentou ela, lembrando também que nada mudou na vela depois da medalha em Pequim " Esta tudo igual, sempre na luta de patrocinio, e agradeço ainda por ter o apoio da Alatur viagem e turismo onde ganho passagens aérias."

Na classe RS:x temos a maior disputa atual da vela feminina. Temos além da vencedora da regata de Porto Alegre, que definiu a equipe olímpica do ano de 2009, Patricia Freitas, que disputou os Jogos Olímpicos terminando em 18º lugar, sua irmã Carol Freita,sua xará Patrícia Castro e a representante brasileira no Pan Carol Borges.
O principal objetivo é melhorar, esse ano no mundial, a posição obtida no torneio em 2007, quando Carol terminou na 45ª posição.

São quatro as classes femininas que serão disputadas nos Jogos e o Brasil tem um objetivo inicial de tentar lutar pelas vagas olímpicas em todas elas. A briga começa em 2011, com o mundial, e depois passa pelo mundial de2012, quando novas vagas serão destribuídas. Entretanto, o ano de 2009 é de suma importância, visto que em 2005, primeiro ano pós olimpíada, foi o ano em que Fernanda e Isabel começara a brilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário