quinta-feira, 30 de abril de 2009

Especial Campeonato Pan-americano de Lutas

Foi disputado no último final de semana o campeonato pan-americano de luta livre e greco romana. Foram sete categorias femininas na luta livre(em olimpíadas e jogos pan-americanos são 4), além das tradicionais sete disputas na luta livre e na greco romana masculina. O Brasil, apesar de várias lutas boas, acabou decepcionando, terminando sem medalhas na luta livre, um bronze na greco romana e três bronzes no torneio feminino.

As meninas tiveram um desempenho muito bom, acima da média e perto das potências do continente. Na categoria até 59kg, Joice Silva estreou muito bem, vencendo a canadense Amanda Gerhart por 2 rounds a 1, vencendo a primeira por 2 a 0, perdendo o segundo round, mas decidindo bem o terceiro. Nas semifinais, enfrentou Kelsley Campbell, dos EUA, e lutou muito bem, principalmente no segundo round, quando venceu por 3x0. Porém, as derrotas no primeiro e terceiro round por 1x0 acabaram com as chances de ouro. Na disputa do bronze, venceu a venezuelana Mirna Henriques por 2 rounds a zero. Um bronze muito bom, mas que poderia ser melhor visto que ficou no quase nas semifinais. Joice é uma promessa.

Outra promessa é Aline Ferreira, vice campeã mundia junior em 2002. Ela ficou com o bronze mesmo perdendo a única luta que disputou,mas esteve bem. Enfrentou Gloria Lugo, da Venezuela, e perdeu depois de empatar no terceiro e último round, caindo nos pontos técnicos. Uma pena.

O outro bronze ficou com Rosângela Conceição. Nossa medalhista de bronze no Pan do Rio e sétima colocada nas olimpíadas de Pequim, estreou com vitória diante da mexicana Gloria Sotelo, por 2x0, com facilidade. Nas semifinais, enfrentou a atleta que seria campeã, a canadense Pamela Wilson, e caiu perdendo por 1x0 os dois rounds. Foi por pouco. Na luta pelo bronze, venceu a venezuelana Osleyde Arteaga sem grandes dificuldades. Essa menina, para mim, é uma grande promessa para o mundial deste ano.

Nossas outras representantes não foram páreo para as adversárias mais experientes. Na categoria até 48kg, Fernanda Perez caiu na primeira luta, o mesmo acontecendo com Tania Regina na categoria até 51kg, depois de vencer o primeiro round diante da argentina Romina Gonzalez. Camila Tristão também caiu na primeira luta, perdendo para Idmiris Garcia e na categoria até 63kg, Delaine Reis perdeu para a dominicana Vanessa Torres, depois de vencer o primeiro round.

Na luta livre masculina, sem medalhas, assim como havia acontecido no Pan do Rio. Na categoria até 60kg, Jefferson Araujo perdeu em dois rounds para o argentino Fernando Iglesias. Na categoria até 66kg, Raoni Barcelos perdeu Edison Hurtado, também por 2x0. Daniel Malvino foi outro que caiu na primeira luta, diante de Wilson Medina. Na categoria até 84kg, Adrian Jaode venceu uma luta, mas caiu nas quartas-de-final, diante do colombiano Jarlis Montana, de virada. Era um possível semifinalista, e poderia brigar pelo bronze. Até 96kg, Diego Rodrigues perdeu para Luis Vivenes, da Venezuelana. Na categoria até 120kg, Antoine Jaode perdeu no klinch para o canadense Michael Nelfeld e na disputa do bronze para venezuelano Yonsi Sanches.

Estamos cada vez mais perto do podio Nossos atletas demonstraram que já "chegaram junto". Perdemos várias lutas no detalhe e a maioria por 1 ponto de diferença"- ressaltou Roberto Leitão, Superintendente da CBLA.

Na luta greco romana, novas derrotas. Rodrigo Vandre caiu na primeira luta, para Alvis Alvino, do Panamá, numa luta que dava para ter ganho, já que conseguiu algumas pontuações importantes no início. Felipe Macedo caiu diante do futuro vicecampeão Alexander Bazon. Depois de vencer o Equatoriano Marcelo Mina, Felipe Macedo seguia vencendo o Colombiano na disputa da medalha de bronze em sua categoria quando sofreu um rolê fora da área. Mesmo após muita reclamação, o ponto foi confirmado. Uma pena.

Na categoria até 120kg, Rodrigo Artilheiro ficou na quarta posição entre os quatro participantes, mas ficou com a medalha de bronze. Ele foi derrotado por Rafael Barreno por 2 a 0, para o campeão olímpico Mijaim Lopez por dois rounds em 7 a 0 e para o americano Brandam Rup por 2x0 também.

Que o Brasil perca lutas para países mais desenvolvidos no esporte, como Cuba, EUA, Canadá e Venezuela, isso é mais que normal. Mas nesse pan, nossos atletas acabaaram perdendo para argentinos, dominicanos, panamenhos, isso não poderia ter acontecido. Mas, o esportesegue em subindo, principalmente entre as mulheres. Nos homens, é necessária renovação, mas vimos que os Jaodes podem conseguir bons resultados, assim como Felipe Macedo. Também temos atletas em formação, que precisam de mais experiência, pois talentos não faltam.

Porém, ficou um gostinho de quero mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário