segunda-feira, 13 de abril de 2009

Resumo da semana

Trampolim Acrobático: Foram definidos os convocados para a seleção olímpica permanente de ginástica de trampolim. A equipe é formada por 6 ginastas e irá representar o Brasil, no ciclo olímpico 2009/2012. Os atletas ficarão em seus clubes e se apresentarão para treinamentos com a seleção, em determinados períodos.Confira os nomes que tentarão quebrar esse tabu:Masculino: Carlos Ramirez, Rafael Andrade e Thiago CardosoFeminino: Daienne Lima, Joana Peres e Taíssa Garcia

Badminton Começa na próxima quinta feira em Lima, a edição de número 14 do Peru Internacional de Badminton. O evento este ano contará com a participação de atletas de Barbados, Canadá, Cuba, Chile, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Jamaica, Japão, México, Nova Zelândia, República Dominicana e os donos da casa, os peruanos.
A competição este ano irá distribuir cinco mil dólares de prêmio e alguns brasileiros vão atrás do prêmio. Alex Tjong, Daniel Paiola e Filipe Toledo não nossos representantes no masculino e entre as mulheres nossa representantes são Roberta Angi e Yasmin Cury.
Todos os brasileiros já estão em Lima aguardando pelo início da competição. Uma ausência sentida será a do brasileiro Guilherme Pardo. Ele estava inscrito no torneio, mas como ainda está em um processo de recuperação de uma lesão, desistiu de participar do evento.

Esgrima TEXTO EXTRAÍDO DO SITE ESGRIMABRASIL
O Brasil participa entre outros 46 países inscritos, do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil de Esgrima, que este ano está se realizando na cidade de Belfast. Na pontuação geral, o Brasil ficou na 31ª posição.
Espada feminina juvenil A brasileira terminou na 12a solocação geral de prova, posição que merece destaque e respeito por qualquer adversária. Sofreu apenas uma derrota na 1a fase, por apertados 4/5. Pela chave de 64, eliminou Hiu Kwan Yeung de Hong Kong por 15/11, a portuguesa Ines Santos por 15/11 na chave de 32, sendo eliminada na chave de 16 pela coreana Soon Hwa Lee por 13/15 fechado por um toque simultâneo. O desempenho de Cléia merece destaque, visto que a atleta não vinha participando de outras etapas internacionais e de alto nível, como é o caso da maioria das outras atletas que se fazem presentes neste bloco. Mostrou que acima estar pronta para competir e saber jogar, é de chegada e esta pronta para esta nova etapa, de se firmar interancionalmente. Esta é uma outra e nova etapa para a guerreira Cléia.
Florete Masculino juvenil: Os brasileiros Toldo e Max Souza não conseguiram estar presentes no quadro de 64. Ambos foram eliminados na 1a fase. Max Souza terminou na 85a posição, Toldo na 91a e Pierre na 94a.
Espada masculina juvenil
O brasileiro Richard Grunhauser terminou a competição na 88a posição, ao ser eliminado na chave de 128 pelo sérvio Luka Nikolic por 11/15 faltando 0:37 segundos para o término do tempo. O brasileiro chegou a terminar o 1o tempo com vantagem de 5/3, revertida para 6/7 ao término do 2o tempo em combate equilibrado. Na primeira rodada de poules classificatórias, Richard obteve 50% de aproveitamento, com 3 vitórias e 3 derrotas,
André Rothfeld foi eliminado na primeira rodada de poules classificatórias, com 2 vitórias e 4 derrotas, terminando na 109a posição geral.
Nicolas Ferreira também enfrentou problemas na 1a rodada de poules classificatórias, sendo eliminado com 1 vitória e 4 derrotas e terminando na 114a posição geral.
Sabre Feminino Juvenil brasileira Stephanie Groishe participou também desta prova, terminando na 59a posição. Foi eliminada na primeira rodada de poules classificatórias, pelo resultado de 4 derrotas e 1 vitória. O resultado não foi suficiente para classificá-la para o quadro de 64 incompleto.
Florete feminino juvenil A brasileira Augusta Olivera foi eliminada na chave de 64 pela húngara Sofia Varga por 3/15, terminando na 63a posição. Pela primeira rodada de poules classificatórias, Augusta obteve 4 derrotas e 2 vitórias.
Sabre masculino juvenil O brasileiro Marcel Flenkel terminou na 58a posição, ao ser eliminado na chave de 64 pelo coreano Bon-Gil Gu por 3/15. Anteriormente pela chave de 128, havia eliminado Redik Brodik do Cazaquistão por 15/8. Na primeira rodada de poules classificatórias, obteve 2 vitórias e 4 derrotas.
Tywilliam Guzenski terminou na 73a posição, ao ser eliminado na chave de 128 pelo britânico Alexander Crutchett por 4/15. Pela primeira rodada de poules clssificatórias, obteve 1 vitória e 5 derrotas.
Florete cadete masculino O brasileiro Guilherme Toldo terminou na 25a posição, ao ser eliminado na chave de 32 pelo britânico Alex Tolafides por 7/15. Toldo classificou-se na primeira fase em 17o no geral, enfrentando Alex que havia se classificado em 16o no geral. O primeiro tempo do combate foi equilibrado, com vantagem de 4/5 para o britânico. A vantagem no placar foi aberta no 2o tempo, sendo fechado o placar restando 1:37 para o término do 3o tempo.
Toldo classificou-se em 17o no geral, ao obter 5 vitória e 1 derrota na 1a rodada de poules classificatórias, reflexo do exelente desempenho que vinha tendo na competição. Pela chave de 64, eliminou o ucraniano Roman Berdichevskiy por incontestáveis 15/5, tendo aberto 10/3 apenas no primeiro tempo e fechado o placar no segundo. O caminho natural de Toldo seria estar presente entre os 16 melhores.
Espada feminino cadete A brasileira Amanda Simeão terminou na 55a posição, ao ser eliminada pela finlandesa Annina Laine por 11/15 faltando 0:33 segundos para o término do 3o tempo. O combate foi decidido nos segundos finais, onde a brasileira conseguiu manter o equilíbrio até a metade do terceiro tempo.
Pela rodada de poules classificatórias, o nervosismo aliado a ansiedade da brasileira não lhe foram desfavoráveis pelo melhor desempenho. Obteve 2 vitórias e 4 derrotas.
Sabre feminino cadete: A brasileira Stephanie Groishe terminou na 28a posição, ao ser eliminada na chave de 32 pela espanhola Marta Baeza. O primeiro tempo terminou em 2/8 para a espanhola, que administrou a vantagem para fechar o placar por 3/15 em 2:24 minutos.
Pelo primeiro turno classificatório, Groishe obteve 3 vitórias e 3 derrotas, classificando-se para a chave eliminatória em 26o. no geral.
Espada masculino cadete: O brasileiro Nicolas Ferreira terminou na 20a posição, ao ser eliminado na chave de 32 pelo finlandes Teemu Seeve logo no primeiro tempo, em 2:51 minutos jogados. Teemu imprimiu um ritmo forte sobre Nicolas, que vinha adotando a tática de estudar mais o jogo e administrar o tempo desde a primeira rodada eliminatória, mas não deu para administrar o finlandês.
Pelo primeiro turno, Nicolas obteve 5 vitórias e apenas uma derrota por 0/1, classificando-se para a chave de 64 em 9o. Eliminou o armenio Spartak Harutyunyan por 13/11, tendo uma boa participação com o 20o. lugar entre 103 participantes.
O outro brasileiro na competição foi André Rothfeld. Terminou a competição na 68a posição, ao ser eliminado na chave de 128 pelo coreano Hyeon Seok Bae por 5/15 no primeiro tempo.
Pelo primeiro turno, André obteve 3 vitórias e 3 derrotas, classificando-se para as eliminatórias na 59a posição geral. A vitória sobre o ucraniano Evgem Tymo fez falta para o brasileiro para uma melhor classiificação e colocação. Foi derrotado por 4/5, tirando André da chave de 64 em que passaria direto e ter uma melhor oportunidade.

Hipismo Após as três passagens do GP deste domingo, 12 de abril, o brasileiro Rodrigo Pessoa conuistou mais uma importante vitória em sua carreira, principalmente pelo prêmio. O campeão olímpico levou para casa nada menos do que 450 mil dólares pela vitória no Grande Prêmio de Charlotte, nos Estados Unidos. Montando o hanoverano de 10 anos Let's Fly, Rodrigo teve de superar 22 adversários para garantir o primeiro posto. Na primeira passagem, os 23 conjuntos brigavam para estar entre os 10 que voltariam para a fase final. Na verdade foram 15, incluindo os que estavam empatados. Estes competiram na passagem final, armada pelo course designer olímpico Steve Stephens, da Flórida. Foi preciso ainda um desempate entre três conjuntos para que o campeão fosse conhecido, os três com duplo zero até aquele momento. Além de Rodrigo e Let's Fly, o norte-americano McLain Ward com Rothchild e o canadense Karen Cudmore montando Southern Pride também vinham sem faltas. No percurso decisivo, Rodrigo foi o primeiro a entrar em pista e cometeu uma falta em uma vertical alta, fechando com 4 pontos no bom tempo de 41s93. "Por eu ter sido o primeiro no desempate, sabia que precisava de um zero para colocar pressão em meus adversários. Achei que meu cavalo pulou muito bem. Apesar da falta, o tempo foi bom. Estou muito satisfeito com o desempenho dele", comentou o campeão após a prova. Após ver o desempenho de Rodrigo, Karen Cudmore, segunda na ordem de entrada do desempate, adotou claramente uma postura conservadora, buscando apenas o zero, arriscando ainda algum excesso. A estratégia não deu certo já que a falta veio e o quase previsto excesso também. Seu resultado acabou sendo 9 pontos, sendo 4 pela falta, mais 5 por exceder o tempo concedido, que era de apenas 43 segundos, bastantes apertado. "Fui muito lenta no desempate. Meu plano era o zero, mas acabei sendo muito conservadora. Não deu certo", explicou a canadense. Na sequência e fechando a prova, era a vez de McLain Ward tentar tirar a vitória do brasileiro. Sabedor do curto tempo concedido, o cavaleiro da casa buscou o zero, mas tentou cuidar do tempo. Por pouco não superou Rodrigo, já que cometeu uma falta e fechou no tempo de 42s75, ficando a menos de um segundo do primeiro lugar. Após a conquista, Rodrigo não deixou de elogiar o evento. "Espero que no próximo ano, mesmo com problemas de datas e antecedendo a final da Copa do Mundo, que as pessoas venham e prestigiem esse evento porque ele realmente merece. É um concurso maravilhoso", concluiu o brasileiro.

cavaleiro olímpico brasileiro Pedro Veniss confirmou a boa fase e foi o campeão da prova de 1,50m do CSI3* de Lummen, na Bélgica. Conduzindo Amarillys, ele venceu com dois percursos limpos, tanto na primeira passagem quanto no desempate, com o tempo de 42s44.
No dorso de Aluna, o belga Niels Bruynseels ficou em segundo lugar com a marca de 43s36, seguido por Jamal Rahimov, do Azerbaijão, montando Aramis, que fez 44s32. Na semana passada, Pedro Veniss também subiu no lugar mais alto do pódio no GP do CSI2* Bonheiden.

Natação César Cielo nadou com o novo protótipo da Arena desenvolvido especialmente para ele e os resultados foram bem razoáveis: 22:02 nos 50 livre e 49:02 nos 100 livre.

Saltos Ornamentais A equipe do Fluminense conquistou o título do Troféu Brasil Adulto de Saltos Ornamentais, disputado no Parque Aquático Juio Delamare, no complexo do Maracanã. Mesmo sem contar com Juliana Veloso, que não participou da competição por causa da sua gravidez, e competindo com uma equipe formada por atletas juvenis e apenas uma adulta (Camila Farias), os saltadores tricolores fizeram bonito e terminaram as provas com 189 pontos, quebrando uma hegemonia de 17 anos do Pinheiros, que terminou em segundo com 166. O Mackenzie (138) foi o terceiro.
O grande destaque do torneio foi o paraense Rui Marinho . Depois de dois ciclos olímpicos completos vendo na seleção adulta os mesmos cinco atletas(Cassius Duran, Hugo Parisi, Bira Barbosa, Cesar Castro e Jualiana Veloso), um novo atleta se credenciou para disputar o Gran Prix, torneio classificatório para o campeonato mundial. Rui, de 22 anos, treina no Mackenzie, de Brasília, desde o fim de 2007, mesmo clube de Hugo e de César Castro. É o seu primeiro índice individual para os Grand Prixs. No ano passado, ele conseguiu vaga na plataforma sincronizada, mas acabou não viajando por ainda ter deficiência nos saltos.
A vitória na plataforma foi de Hugo Parisi, acima dos 395 pontos que é o índice. Hugo totalizou 443,30 (nas eliminatórias já havia feito 470,60, sua melhor pontuação). Rui terminou em segundo com 424,35, e Cassius Duran, em terceiro, com 400. Apenas dois brasileiros podem ir para o Gran Prix, portanto Cassius está fora.
O saltador César Castro confirmou o índice de 395 pontos para o Trampolim de 3 metros com 425 pontos nas eliminatórias e 418,55 na final. O pódio do trampolim de 3 metros masculino foi completado pelo paraense Rui Marinho, também do Mackenzie, com 349,05 e por Ubirajara Barbosa, o Bira, do Pinheiros, com 340,60
Nos saltos sincronizados de plataforma, a dupla do Mackenzie – Rui e Hugo - venceu 393,30 pontos, melhor do que o índice estipulado de 380. Em segundo chegaram William Sgurscow e Philipe Delphino, do Pinheiros, com 288,63; e em terceiro, os saltadores do Fluminense, Renato Leite e Luiz Outerello, com 285,90.No trampolim de 3 metros feminino, vitória de Tammy Galera, do Fluminense, com 253,25 pontos, seguida por Milena Sae, do Semanal (232,40) e Nicole Cruz, da Apoe (232,35). O índice desta prova para o Grand Prix era de 280 pontos.
Já na plataforma feminina, cujo índice era de 285 pontos, Milena Canto Sae, do Clube Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP, conquistou o ouro com 256,85 pontos. A prata ficou com Thaís Cavinato, do Pinheiros (242,10) e o bronze foi para Camilas Farias, do Fluminense (230,65).
Na plataforma sincronizada feminina, um final equilibrado, com a dupla da Associação Brasiliense de Saltos Ornamentais – Abrasso – ficando com a vitória por menos de um ponto sobre as saltadoras do Fluminense. Larissa Fogaça e Ully Villaça totalizaram 228,33 contra 227, 49 de Tammy Galera e Camila Farias. O índice desta prova para os Grand Prixs era de 275.

Tênis Mais uma semana de resultados não muito bons para os brasileiros pelo mundo. Franco Ferreiro foi o único entre os sete primeiros brasileiros no ranking a subir, graças as quartas-de-final atingidas no chalenger da Itália. Marcos Daniel caiu na primeira rodada em Houston e Thomaz Belucci não conseguiu a classificação para o Master de Monte Carlo, além de ter caído na primeira rodada do ATP de Casablanca.

Tawekondo Natália Falavigna, bronze no taekwondo nas Olimpíadas de Pequim, recebeu alta na manhã desta quarta-feira (11/03) após passar por uma artroscopia no tornozelo direito, realizada na terça, em Londrina. Segundo o ortopedista César Eduardo Martins, a cirurgia saiu dentro do previsto pela equipe médica, e a atleta se recupera bem. A próxima competição de Natália será um torneio no México, em maio. Em outubro, ela disputará o Mundial de taekwondo. A preparadora física da atleta, Lilian Parazetti, informou que o prognóstico de recuperação é excelente e ela acredita que Natália pode voltar antes do previsto aos treinamentos. - A cirurgia foi bem tranquila e a Natália inicia imediatamente a fisioterapia. Na próxima semana passamos para o estágio de fortalecimento e acredito que em três semanas ela voltará à rotina normal - comenta. De acordo com Lilian, a cirurgia foi necessária, pois estava limitando o trabalho da atleta.- Sempre tentamos evitar um procedimento invasivo, mas neste caso foi a melhor solução e evita que ela pare ou sinta dor em competições importantes - explica. Lesão tinha afastado atleta dos treinamentos A cirurgia foi decidida pelos membros da equipe de Natália e visou eliminar um incômodo que vinha prejudicando os treinamentos e a performance dela. De acordo com Martins, as lesões eram pequenas e a atleta deve voltar aos treinamentos entre três e seis semanas. A atleta começou a sentir a lesão no início do ano, contudo, nas últimas semanas as dores se intensificaram e nos últimos dias a impediram de treinar. Natália também acredita que a intervenção médica ajudará a melhorar o seu rendimento.- Acredito que a cirurgia será positiva, pois vou parar de sentir este incômodo que vem me prejudicando. E sem esta dor poderei me dedicar a novos métodos de luta e novas experimentações rumo as Olimpíadas de Londres em 2012 - comenta. Segundo Martins, a lesão que Natália apresentava é conhecida como impacto anterior e sinovite, comum em atletas de taekwondo. - Fizemos uma limpeza nas articulações da atleta - diz.


Vôlei O revés na segunda partida da semifinal não foi suficiente para desestruturar a forte equipe da Cimed/Brasil Telecom, que tem cinco de seus titulares na pré-lista da seleção brasileira para a disputa da Liga Mundial. Atuais campeões da Superliga masculina de vôlei, os catarinenses chegam à quarta decisão, após encerrar a série melhor-de-três em 2 a 1. A vaga na final foi confirmada na noite deste domingo com a vitória por 3 sets a 0 sobre o Santander/São Bernardo, com parciais de 25-20, 25-23 e 25-22.
O São Caetano/Blausigel venceu o Finasa/Osasco neste domingo por 3 sets a 2, parciais de 16/25, 25/22, 25/18, 18/25 e 15/10. Com o resultado, o time das campeãs olímpicas Fofão, Mari e Sheilla empatou a série melhor-de-três das semifinais.
O Rexona-Ades garantiu vaga em sua quinta decisão consecutiva de Superliga feminina de vôlei. Maior campeão do torneio, o time carioca buscará seu sexto título nacional no próximo fim de semana. Na noite deste sábado, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho derrotou o Brasil Telecom por 3 sets a 0 (25-22, 25-11 e 25-16) e fechou a série melhor-de-três da semifinal em 2 a 1.Sem jogar bem neste sábado, o Brasil Telecom pagou o preço por não ter aproveitado a chance que teve de eliminar o Rexona. Depois de abrir 1 a 0 na série melhor-de-três com a vitória em Brusque, a equipe catarinense vencia a segunda partida por 2 sets a 0, mas permitiu a virada das cariocas, o que provocou a realização do terceiro e último confronto.

Vela: Ricardo Winick, o Bimba, saiu do Torneio da Espanha, o Princesa Sofia, uma das etapas da Copa do Mundo de vela, com o vice campeonato. Veja o depoimento dele pós competição.


"Consegui manter uma incrível média de 9 regatas sempre entre os dez primeiros (7, 3, 3, 1, 10, 5 , 6, 2 e 2). As condições foram bem variadas, com ventos de 6 a 15 nós, uns dias de terra, bem rondados e outros dias do mar bem constantes.
Hoje entrei na água para a Medal Race em terceiro lugar, 3 pontos atrás do italiano Fabian Heidegger e um ponto na frente do quarto lugar, o Israelense, bronze em Pequim, Shahar Zubari. Tive uma boa largada e com bastante tranqüilidade, passei a primeira bóia em quarto lugar. Logo no inicio da perna de popa, passei meu amigo Buziano, o Espanhol Ivan Pastor. No final da prova consegui passar o holandês e terminei a regata em segundo lugar, o que me garantiu o vice campeonato.
Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a estar aqui representando o Brasil, ao técnico improvisado (já que tenho trabalhado sozinho) o espanhol Javier, a GOL que vem me apoiando em 2009, a CBVM que junto com o COB financiaram minha viagem, sem eles eu nem estaria aqui, a Team Brazil e a minha família, principalmente minha mulher Paula Newlands e minha Filha Nina, que devido a crise mundial, infelizmente não puderam estar aqui para me ver no pódio."
velejador Bruno Fontes encerrou sua participação no Troféu Princesa Sofia, na Espanha, na 15ª colocação geral. Bruno, que esteve entre os líderes até o último dia, ficou de fora da regata da medalha ao terminas as três regatas do dia na 42ª, 16ª e 39ª colocações respectivamente. No final, bruno terminou na 15ª posição, de 140 velejadores participantes

LEIA MAIS

Como muitas das notícias, matérias e textos do blog estão linkadas com outras reportagens feitas pelo próprio blog, hoje dou início a parte da postagem "LEIA MAIS". Todos os dias, após o tradicional post diário, colocarei os links para que os leitores possam intender melhor o explicado no texto, com postagens que complementam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário