No fim do ano passado, tivemos a primeira Liga Nacional de Polo Aquático, com a participação de oito times jogando semanalmente durante quase 90 dias nos estados de São Paulo e do Rio. Foi uma iniciativa inédita, já que o esporte nunca teve uma Liga, disputada durante meses. O que sempre aconteceu foi um torneio de no máximo uma semana, com três ou quatro jogos para definir o campeão.
Porém, essa criação acabou sendo apenas no naipe masculino. Com menos clubes, menos divulgação, menos atletas e menos dinheiro envolvido, as meninas continuaram, ano passado, a disputar apenas o "Trofeu João Havelange", de uma semana de duração que indica o campeão nacional de cada ano. E, em 2009, não será diferente.
Não estão confirmadas as datas da competição nem os participantes, que provavelmente serão: Botafogo, Flamengo, Paineiras, Paulistano, Pinheiros e Tijuca TC.
As meninas do Brasil estão vivendo um momento de transição. Na seleção, muita gente já perto dos 30 anos e os resultados melhorando aos poucos. Apesar da quarta posição no último Pan e de ter ficado longe de uma classificação olímpica para 2008, as meninas fizeram um mundial bom em 2009, empatando com a Alemanha em 12 a 12 e terminando na 13ª posição. A grande esperança para classificação em 2012 para Olimpíada é caso o ComitÊ Olímpico Internacional aceite o pedido da FINA de aumentar de oito para 12 as participantes do torneio feminino de pólo.
Já a edição masculina será disputada de 17 de Outubro a 13 de Dezembro, com partidas no Rio e em São Paulo.A fórmula de disputa será a mesma de 2008. Na 1a Fase, os times se enfrentam em turno único, num total de 7 rodadas. Os jogos inter-estaduais serão disputados em São Paulo. Todos se classificarão para os Playoffs, que serão disputados no Rio de Janeiro. As 2a e 3a Fases serão disputadas numa melhor de três partidas e a final terá dois jogos.
Os Participantes:RJ: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Guanabara e Tijuca TC.SP: Paineiras, Paulistano e Pinheiros.
A criação da Liga masculina é um passo. Mas ainda distante. A Liga Nacional poderia muito bem ser chamada de torneio Rio- São Paulo. Mas é um avanço. Falta as meninas conseguirem apoio suficiente- e que elas merecem- para tal.
Leia mais no blog
Entrevista com Flipper
Mundial de pólo aquático
Liga Mundial de polo aquático
Especial sobre a Copa Brasil de polo
Tem twitter?Siga o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário