A Liga Nacional e a Copa do Brasil tem uma grande diferença. A Liga Nacional é um torneio extenso, que dura três meses e faz o campeão o time com melhor elenco, já que são várias partidas para se conquistar o título. A Copa do Brasil é diferente, dura apenas quatro dias, poucos jogos e um final de semana decide tudo. O ano de 2008 foi o primeiro com a Liga Nacional. E os times invesitiram pesado na Copa do Brasil e quem se deu melhor foi o Fluminense, que se saiu campeão sobre o Botafogo.
O Fluminense conseguiu repetir o título do ano passado. O Tricolor carioca se reforçou com o sérvio Vladimir Vujasinovic, defensor de 35 anos, considerado por muitos como o melhor jogador do mundo. Jogador do Pro Recco, de Gênova/Itália, uma das melhores equipes de pólo aquático do planeta, pelo qual conquistou a Euroliga de 2007 e 2008 e a SuperCopa européia de 2004 e 2007, entre outros títulos, Vladimir, de 1,88m de altura, tem no currículo, três medalhas olímpicas: a de bronze nos Jogos de Sydney/2000 (pela extinta Iugoslávia); a de prata em Atenas/2004 (por Sérvia & Montenegro); e a de bronze em Pequim 2008 (já como Sérvia). Outras atrações do Fluminense foram as presenças do italiano Leonardo Sottani, jogador canhoto, também de 35 anos, e de Kiko Perrone, brasileiro que hoje defende a Seleção da Espanha. Sottani, que já defendeu o Fluminense, também é medalhista olímpico, com um bronze nos Jogos de Atlanta/1996. Entre os brasileiros, o Fluminense também trouxe grandes reforços. Beto Seabra, Rodrigo Prujanski e André “Quito” Raposo, entre outros.
O outro finalista do torneio foi o Botafogo, que em vez de um sérvio, trouxe logo dois. Os sérvios são Aleksandar Ciric, 31 anos, e Petar Trbojevic, 35. Ambos foram companheiros de Vladimir Vujasinovic nas medalhas olímpicas de 2000 e 2004, e no bronze da Copa FINA 2002. Aleksandar também subiu no pódio olímpico em Pequim/2008 e foi campeão da Copa FINA 2006 em Budapeste e da Liga Mundial 2007, em Berlim. Já Petar foi companheiro de Vladimir no título do Mundial de Montreal, em 2005.
Outro candidato ao título, o Esporte Clube Pinheiros, ficou na terceira posição, jogando em casa, com um time base que foi campeão da Liga Nacional do ano passado.Em seu plantel, destacam-se nomes como Pará, Luiz Maurício, Eric Seegerer, Lucas Vita e Daniel Mameri, medalhistas de prata no Pan Rio 2007, e gratas revelações como o mineiro Emílio Vieira e o artilheiro do Sul-Americano Absoluto de 2008, Marcelo Franco.
Com esse show de craques, a final não poderia ser diferente. Fluminense e Botafogo jogaram em São Paulo pelo título e quem se deu melhor foi o Tricolor, vencendo por 14 a 8, conseguindo abrir somente no último quarto. A importância dos estrangeiros é demonstrada nos gols. O artilheiro da competição foi o sérvio Vladimir Vujasinovic, com 17 gols, seguido pelo italiano Leonardo Sottani (15), ambos do Fluminense. Pelo Botafogo, Petar Trbojevic foi o principal nome nas semifinais quando o time bateu o Pinheiros.
Foi muito interessante esse torneio, principalmente pelo fato de a Sportv ter transmitido as semifinais e finais. Não sei se é tão interessante assim ter tantos jogadores espetaculares, o que acaba apagando a performance dos brasileiros. Mas o que se viu nas piscinas do Pinheiros foram jogos de altíssimo nível. Entre os brasileiros, os melhores foram Felipe “Mega” Franco e goleiro do Flu Gustavo Crivella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário