quinta-feira, 28 de maio de 2009

Recorde brasileiro no dardo

Não vi noticiado em nenhum lugar, a não ser no site da equipe Bm &F. O brasileiro Julio Cesar Miranda quebrou o brasileiro do lançamento de dardo, se tornando o primeiro atleta do país a ultrapassar a marca dos 80m.

No último fim de semana, confirmou as expectativas de grandes resultados ao vencer os Jogos Abertos Brasileiros, em Maringá (PR), melhorando o recorde brasileiro no lançamento do dardo com a marca de 80,27 m. O atleta do Clube de Atletismo da BM&FBOVESPA foi o primeiro brasileiro na história da prova a ultrapassar os 80 metros na prova. O recorde pertencia a Luiz Fernando da Silva, com 79,50 m, desde 22 de junho de 2003.
“Estava treinando para isto”, diz Julio César, de 23 anos, 1,84 m e 97 kg. “Foi uma questão de evolução. Fiquei mais forte e nas duas últimas semanas estava muito bem na preparação.” O técnico João Paulo Alves da Cunha concorda. “Sempre que se faz uma marca dessas é uma surpresa, mas estava dentro das nossas previsões.”

Campeão do Troféu Brasil em 2008, ele quer repetir o desempenho nesta temporada e assim garantir sua vaga no Campeonato Sul-Americano. Somente os dois primeiros colocados na competição classificam-se para o torneio continental.
“Meu objetivo no Troféu Brasil é melhorar ainda mais a minha marca. Se conseguir aumentar em 1 centímetro já fico feliz”, completa o lançador. O técnico João Paulo está ainda mais confiante e acredita que Júlio César pode terminar 2009 lançando até 82 metros.

Para o treinador, o desafio agora é que o País siga a evolução de seu atleta. “O lançamento de dardo mudou no Brasil, principalmente em função dos intercâmbios que temos feito. Isto permitiu um aprimoramento técnico e de força, que dá resultado a longo prazo. Espero que mais atletas possam manter a modalidade neste nível para criarmos uma escola realmente brasileira”, finaliza João Paulo.

A marca, ainda não oficializada pela cbat nem pela iaaf, é a 18ª melhor do ano na prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário