sábado, 1 de agosto de 2009

Especial Sul-americano de Lutas

As lutas olímpicas no Brasil seguem crescendo, a passos não tão grandes, mas importantes. No último fim-de-semana, foi muito bem no sul-americano da modalidade, disputado no Peru, terminando com um total de 17 medalhas, levando a melhor no masculino tanto na livre como na greco-romana, ficando a frente dos donos da casa, que tem uma tradição no esporte melhor que a do Brasil. No feminino, foram dois ouros. Vale lembrar que o Brasil competiu em muitas categorias com atletas improvisados.

Os atletas do estilo livre faturaram 4 medalhas de ouro e 2 de bronze. O primeiro ouro veio com o atleta da categoria 66 kg, Raoni Barcellos. Após vencer o atleta da Argentina na primeira luta de virada, Raoni garantiu o título derrotando o atleta do Peru na final. Adrian Jaoude também passou por um argentino na 1° luta e depois conquistou o ouro superando o Equador na final, foi sua segunda medalha dourada em Lima. Diego Rodrigues, o Bolonha, passou por Argentina e Equador para garantir mais um ouro para o país. Último a entrar no tapete em Lima, Antoine Jaoude, também fez bonito, e garantiu o título da categoria 120 kg após passar por Equador e derrotar a Argentina na final. Como seu irmão Adrian, Antoine também conquistou 2 ouros, vencendo nos estilos livre e Greco-romano. Os bronzes vieram com os atletas Marcos Cavalcante e Daniel Pirata, das categorias 60 kg e 74 kg respectivamente.

Na luta livre feminina, os títulos ficaram com Joice Silva e Aline. Lembrando que RosÂngela Conceição, nossa principal atleta, não viajou ao Peru para competição. O blog já fez uma matéria especial com Joice e ela é uma das apostas do "Londres 2012 já começou" para 2012. Lais e Daylane ficaram com o bronze.

Na luta greco romana foram 4 ouros e 1 bronze. Davi Albino perdeu uma de suas lutas, mas mesmo assim ficou com o ouro, já que a competição é feita no todos contra todos. Os irmãos Antoine e Adrian Jaoude também levaram ouro, mesmo não competindo na luta livre, que é a especialidade. Felipe talvez tenha sido o grande nome do Brasil ,levando ouro na categoria até 74kg.

Vale lembrar que o Brasil tem muito pouco investimento num esporte que dá 18 medalhas de ouro numa olimpíada. Na América do Sul, mostramos que estamos melhorando bastante.Porém, importante citar que Venezuela e Colombia, duas das potÊncias sul-americanas na modalidade, não participaram da competição.
Leia no blog
Um especial sobre o sul-americano juvenil de atletismo, juntamente com um especial sobre o pan-americano juvenil que está sendo disputado esse final de semana será postado semana que vem

Nenhum comentário:

Postar um comentário