sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mundial de Shangai

Cesar Cielo vai poder nadar o mundial. Já escrevi aqui algumas vezes minha opinião sobre o assunto, que aliás não é minha especialidade. A natação começa no fim-de-semana e vamos falar das expectativas brasileiras para o Mundial, tentando esquecer esse caso de doping.
Minha opinião sobre o doping está AQUI
Uma post sobre "Brasil,uma potência na natação" está AQUI
Relembre o mundial de 2009 AQUI

FAVORITOS AO PÓDIO
Cesar Cielo 50m livre
Nosso campeão olímpico chega a prova com o melhor tempo do ano, 21s66, feito no Open de Paris. Ele é o atual campeão mundial em piscina curta, em 2010, e piscina longa, em 2009. Ou seja, na teoria, é favoritismo, já que detém todos os recordes e todos os títulos da prova. Nesse ano, só outros dois atletas baixaram dos 22s, Frederick Bousquet,21s76, e Alain Bernard,21s98.
A única derrota em grandes competições nessa prova foi para Nathan Adrian, no Pan-Pacífico em 2010.Nathan,esse ano, fez 22s23.
Cesar Cielo 50m borboleta
A prova não é olímpica, mas é disputada no mundial. Prova curta, de força e velocidade, por isso Cielo, que não treina essa prova, é favorito. Ano passado, fechou o ano com o melhor tempo e esse ano também tem o melhor tempo, com 22s98.
Cesar Cielo 100m livre
Não é tão favorito para essa prova como nas duas citadas acima, mas é um dos maiores candidatos ao título. É campeão mundial tanto em piscina longa como na curta, mas sempre teve um pouco mais de dificuldades nessa prova que na dos 50m livre. Alguns duvidam dele nessa prova, pois esse ano até perdeu para Bruno Fratus, mas na ocasião nadou pesado(e depois perdeu o resultado por conta do doping). Esse ano tem 48s26, marca pior só que a do alemão Marco di Carli. Mas a prova deve ser muito, muito equilibrada, com muitos nomes que podem medalhas.
Felipe França 50m peito
Campeão mundial em piscina curta e vice em piscina longa, Felipe França tem plena consciência que hoje é o melhor do mundo nessa prova. Cameron van de Burgh,sempre ele,é seu maior adversário e tem o melhor tempo do ano com 27s24. Felipe tem 27s32. Mas Felipe é melhor.

CANDIDATOS AO PÓDIO
Thiago Pereira 200m medley
Fiquei na dúvida se colocava Thiago nos favoritos ou nos candidatos. Coloquei nos candidatos, mas estou sentindo que dessa vez vai. Depois de quartos lugares nos Mundiais em Olimpíadas, elel está nos EUA treinando e aperfeiçoou seu final, está nadando muito bem a chegada do crawl, que foi sua pedra no sapato nos últimos anos. Tem o segundo tempo do ano, 1m57s35,atrás somente de Phelps, e venceu Ryan Lotche em competição nos EUA. Mas, numa prova que tem Phelps, Lotche e Cshe, é muito difícil entrar como FAVORITO. Mas as chances são grandes.
Kaio Marcio 200m borboleta
Kaio é outro que vem sempre no quase. 7º em Pequim e 4º em Roma 2009, quer a medalha dessa vez. Mudou seu treinamento, ao lado de Luis Rafael,seu técnico, e agora ele quer passar a primeira metade mais forte, já que nas principais competições passou fraco e depois chegou forte, sempre deixando o gostinho de quero mais. Tem o 4º tempo do mundo, com 1m55s22, atrás de dois japoneses e um húngaro e a frente do favorito Michael Phelps. Precisa nadar para 1m53s e ele sabe disso.
Thiago Pereira 400m medley
Thiago nunca negou que ""não gosta"" dessa prova. Aliás, gostar de uma prova tão cansativa como essa é difícil, tanto que ele já anunciou que, depois de Londres, para com os 400m medley. A programaçao da prova também complica, já que é no último dia(geralmente é no primeiro) junto com o revezamento medley que Thiago quer nadar nos costas. Acho difícil a medalha, mas não se pode duvidar de quem tem o quinto tempo do ano, com 4m12s52.
Revezamento 4x100m medley masculino
O time é forte, muito forte. Nadando com Guido ou com Thiago Pereira, o nado costas é o mais fraco do time, mas não chega a comprometer. Se os dois nadarem para seus melhores, coloca o Brasil no bolo. Felipe França, cada vez melhor nos 100m peito, tem o quinto melhor tempo do mundo e quer nadar, no revezamento, para uma parcial de 58s. No borboleta, tem Kaio Marcio, que fez 52s11 nesse ano, top-8 do mundo. Por fim, a cereja do bolo Cesar Cielo, para colocar o Brasil no pódio. Se em 2009, quando o Brasil ficou em quarto, Cielo era a ""única"" referência, hoje ele é apenas a cereja do bolo de uma equipe mais que candidata ao pódio.
Revezamento 4x100m livre masculino
O 4x100m livre é menos candidato ao pódio que o medley, mas tem chances de melhorar um pouco com relação a 2009, quando o time ficou em quarto lugar.Cielo, claro, é a grande arma e Bruno Fratus fará o papel de Nicolas Oliveira em 2009. Nicolas foi finalista na prova individual e era o segundo nome da equipe. Por conta da exclusão de Nicholas Santos da equipe, o time é completado por Nicolas Oliveira e Marcelo Chierighini, o último que mora em Alburn e ajudou o Brasil a ser bronze no mundial de curta em 2010. Chance de medalha, mas é difícil, bem difícil.

RUMO A FINAL
Bruno Fratus- 50m livre
Bruno é um nome esperado no top-8 da prova. Desde o ano passado, quando ficou entre os oito melhores tempos do ano, ele prova seu valor. Com 22s08, tem o oitavo tempo do ano e quer baixar de 22s, algo que fez o ano passado quando fez 21s93.
Bruno Fratus- 100m livre
Nessa prova, Bruno tem menos chances de chegar a final do que nos 50m, mas ele conseguiu um ótima 48s72 nos 100m durante o Maria Lenk, na prova que venceu Cielo. É a 14ª marca do ano e,para chegar a final, deve ter de nadar para baixo dos 48s50.
Felipe França- 100m peito
Quando conversei com Felipe,ele previu:"Nado 1min00 nas eliminatórias, 59s na semi e 58s na final e subirei ao pódio". Acho que medalha fica muito difícil, mas nadar na casa dos 59s e ficar entre os oito primeiros é bem possível. Seu 1m00s20 é o quinto melhor tempo do ano na prova.
Felipe Lima- 100m peito
Lima é o menos famoso dos Felipes, mas tem tantas chances de final nos 100m quanto o xará mais conhecido. Ele tem 1m00s46 esse ano,décima marca de 2011. Se baixar alguns décimos, briga pelo top-8.
Káio Márcio- 100m borboleta
Não é sua especialidade atualmente, já que ele quer o pódio mesmo nos 200m borboleta, mas se nadar próximo dos 52s11, tempo que fez esse ano, e é o 8º do mundo.
Henrique Rodrigues- 200m medley
Depois da semifinal no mundial de 2009, Henrique quer agora a final. Esse ano, tem 1m59s02, oitava melhor marca da temporada. Ele foi quarto no mundial em piscina curta ano passado. Está forte.
Thiago Pereira 200m peito
Thiago sempre gostou dessa prova e não abre mão dela por nada, mesmo sem chances de medalhas. Com 2m10s79, se nadar sério, preparado e querer disputar todas as fase, faz final. Tem o 10º tempo do ano.
Guilherme Guido 50m costas
Guido não fez uma final no último mundial nessa prova pois bateu 4 vezes na raia na semifinal, depois de ter passado pelas eliminatórias com o melhor tempo de todos. Agora, ele não está tão bem como em 2009, mas tem tudo para, pelo menos,ficar entre os 16 melhores. Seu tempo esse ano é de 25s60, 32º do mundo, mas muito perto do top-10, menos de 0s4. Ano passado, fez o 10º tempo.
Revezamento 4x200m livre masculino
O real objetivo do Brasil na prova é ficar entre os 12 primeiros e,consequentemente, se garantir na Olimpíada. Mas, dá para confiar em uma final, principalmente se todos nadarem para seu melhor. Thiago Pereira, melhor tempo, abriu mão da competição, por isso o Brasil vai com o experiente Rodrigo Castro, que disputou até ontem os Jogos Militares, Nicolas Oliveira, André Schultz e João de Lucca. Se todos nadarem para baixo de 1m49s, a seleção faz próximo de 7m15s,que deve dar um lugar na final.
Daynara de Paula 50m borboleta
Finalista no último mundial, Daynara está bem esse ano e já recuperada do doping do ano passado. Marcou 26s55, tem o 17º melhor tempo do mundo em 2010, mas quatro dessas atletas não vão ao Mundial. Se baixar um pouco seu tempo e nadar um pouco mais próxima das marcas da épocas dos trajes, chega a final.

POR UM LUGAR ENTRE OS 16
Revezamento 4x100m medley feminino
Se Fabiola Molina nadasse, não irá participar pois foi pega no doping, as chances de repetir a final de 2009 seria real. Porém, com Etiene Medeiros no lugar, a equipe deve perder quase 3s e terá de lutar muito para ficar entre os 12 primeiros, que é o real objetivo do time. Dessa maneira, se classificaria para Londres. As outras nadadoras são Carol Mussi, Daynara de Paula e a guerreira Tatiana Lemos, que sempre fecha tão bem nossos revezamentos
Revezamento 4x100m livre
O real objetivo da equipe é ficar entre os 12 primeiros, que classifica para Londres 2012. Chegar a uma final seria um sonho, mas as atletas precisariam melhorar um poucos suas marcas. Tatiana Lemos vai fechar o revezamento e, se fizer uma parcial para 54s baixo, ou mesmo 53s pode colocar o Brasil em boa situação. Daynara,especialista no borboleta, Flavia Delaroli,especialista nos 50m livre, e Michele Lenhardt, que vai do Rio para China hoje, completam o time
Flavia Delaroli 50m livre
A finalista olímpica em 2004 quer voltar a brilhar em provas individuais. Para isso, precisa nadar para baixo dos 25s, ou pelo menos para perto disso. Ano passado, fez 25s27 e esse ano 25s36. Chegar entre as 16 já seria uma vitória.
Tatiana Lemos 100m livre
Tatiana já nadou abaixo dos 55s esse ano, mas para ir a semifinal precisa nadar para 54s baixo. Ela tem condições, mas será difícil. Sua melhor marca esse ano foi de 54s95, 37ª marca do ano, mas pior apenas que 19 das atletas que vão ao mundial.
















Guilherme Guido 100m costas




Guido tem o 34º tempo do mundo esse ano, mas com apenas 18 que vão ao mundial. Se nadar na casa dos 54s baixo, se classifica. Perto dos 53s, consegue até uma vaga na final. Esse ano tem 54s85 e há pouco tempo foi campeão do campeonato escocês.




Leonardo de Deus 200m borboleta




Esse ano, Leo ainda não nadou na casa de 1m56s,como fez em 2010, se repetir o tempo com certeza fica entre os 16. Esse ano, nadou para 1m57s74 e precisa melhorar um pouco para chegar a semifinal. Final deve ser já na casa de 1m55.





RESUMO DA ÓPERA




No último mundial, a seleção chegou a 18 finais, 14 delas no masculino e 4 no feminino, em 12 provas olímpicas. Para esse mundial, as meninas não devem atingir as 4 finais, mas acho que os homens podem superar o número de 2009.




Na ocasião, o Brasil foi o 4º país com mais finais, segundo entre os homens.

18 comentários:

  1. Thiago Pereira e Kaio Márcio nas medalhas?
    Não vamos nos enganar de novo! Thiago Pereira em 4º e Kaio caindo na semi... infelizmente

    ResponderExcluir
  2. Tem algum site/canal na internet para assistirmos as competições?

    Ficar sem ver as provas por falta da Record News é tristeza..

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, vou tentar dar meus pitacos aqui e, humildemente, corrigir alguns pontos:

    .As vezes eu fico espantado como sempre, do nada, surgem nadadores com tempos excelentes. Posso estar enganado, mas o caso desse Di Carli nos 100m livre é bem intrigante. O cara já tem 26 anos, nunca ganhou nada, nunca chegou em final de competição importante (até onde eu sei),e faz um tempo desse sabe lá Deus aonde e em que condição...bem estranho.

    .Não sei se Felipe França é o "melhor do mundo" nos 50m peito. Mesmo sendo forte nessa prova, NUNCA o vi vencer Van den Burgh em piscina longa. Mas espero que tenha sorte e se supere em Xangai. Antes de tudo ele precisa acreditar que pode vencer.

    .Kaio nadar para 1.53 sem os trajes especiais é bem complicado. Sinceramente, acho um tanto remota essa possibilidade.

    .Ao contrário da sua opinião, acho que o nado costas sim pode comprometer o revezamento do Brasil. De acordo com os melhores tempos concorrentes Guilherme Guido perderia cerca de 2 segundos, e isso é muito para 100 metros. O outros do time brigam forte. Só nos resta torcer para Felipe França não começar a nadar já tão distante dos primeiros.

    .Infelizmente com a ausência de Nicholas Santos a chance de medalha nos 4X100m livre caiu muito. Macedo, Chiereguini ou Nicolas Oliveira perdem importantes centésimos em relação aos tempos do primeiro. Um revezamento formado por Cielo, Bruno, Nicholas e mais 1 seria bem mais competitivo. Mas paciência...

    .Nas provas individuais Bruno pra mim é uma incógnita. Ele foi bem no Maria Lenk, mas não nadou tanto no Paris Open já em junho. Se ele mantiver a forma do TML e melhorar alguns pontos deficientes, como a largada e as viradas, pode até surpreender. Vamos esperar.

    .Cara, 47,50 nos 100m livre não da final, dá o título. Tenho absoluta certeza que o CAMPEÃO não chegará a essa marca.

    .Felipe França é um baita nadador, mas fazer 58s nos 100m peito é meio difícil. De qualquer forma, torço que ele se supere.

    .Thiago Pereira pode até ter apenas o 10º tempo do ano nos 200m peito, mas na frente dele estão uns 4 japoneses e outros nomes de países com mais de 2 nadadores. Cortando essas sobras ele fica +- entre os 6. Deve pegar final.

    .Só lembrando que Guilherme Guido não conseguiu os índices para essas provas individuais. Ficou perto, mas não conseguiu.

    .Pode me chamar de pessimista completo, mas imaginar que os atletas desse revezamento 4x200m nadem pra baixo de 1.49 é bem irreal. Principalmente com a ausência de Thiago Pereira, o melhor deles.

    .Confesso que não sei o que esperar de Daynara. Fico entre semifinal e final...não sei mesmo.

    .Outra situação BEM complicada: Tatiana Barbosa nadar para 54 baixo ou 53 no revezamento 4x100 livre. Ela conseguiu um 54,95 esse ano que ainda não se repetiu, esperar cerca de 1 segundo melhor do que isso me parece muita coisa.

    .Acho que você se empolgou um pouco nessas últimas análises. Nem Flavia Delaroli, nem Tatiana Barbosa, nem Guilherme Guido conseguiram índice para provas individuais. A única mulher brasileira a nadar nelas será Daynara de Paula nos 100m borboleta. E só.



    É bom lembrar que a CBDA nesse ano optou por "dificultar" um pouco a obtenção dos índices. Eles foram mais fortes do que o índice A da FINA. Só sobrou a nata.

    De qualquer forma, muita competência e sorte para a delegação brasileira!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Daniel, também acho que as coisas serão bem difíceis.

    Acho que só superaremos Roma-2009 se o Cielo mantiver os títulos dos 50m e 100m (o que não parece ser o mais provável, até pela celeuma dos últimos dias).

    Não acho que o Brasil conseguirá mais do que três ou quatro medalhas.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, disse que Thiago e Kaio é CANDIDATO AO PÓDIo e Não provável medalhista!!!!!!!!!!!!
    Uma coisa é voce sercandidato, outra coisa é você ser favorito e eu dividi isso muitobem no texto!!!!!!
    E A Record News vai mostrar quase tudo das eliminatórias ao vivo e as finais, com certeza!!

    ResponderExcluir
  6. E BrUNO, VAMOS a suas colocações...
    Falei com o Kaio e o técnico dele e eles tão empolgados e já quase fizeram 1m53s nos treinos....sem estar com polimento...
    Quando ao nado costas,acho que o Guido não tem o mesmo nivel dos outros costistas, mas a maior parte dos países tem um nado não tão bom...No caso do Brasil é o costas...
    Minha opiniao sobre o 4x100m livre é que eu acho que sem o Nicholas, praticamente torcamos 6 por meia duzia, já que o Chiergighini é muito bom também!!

    E ULTIMA COISA, QUANDO VOCE NADA UM REVEZAMENTO, VOCE SAI "LANÇADO", OU SEJA, VOCE GANHA CERCA DE 0s7 só de sair no revezamento.....Por isso Tatiana pode nadar para 53s, Bruno 47s etc...vc sai lançado...ganha 0s7!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Daniel e Bruno, obrigado sempre pelas visitas!!!!!!!
    Abraços amigos!!

    ResponderExcluir
  8. Tomara que o Kaio Márcio e o Thiago Pereira realmente cheguem ao pódio dessa vez. São grandes atletas, com certeza, mas nessa questão de medalha já me decepcionei algumas vezes.

    Palpite puro, sem base e "otimista": duas medalhas de Cielo, uma do Felipe França e uma do revezamento.

    ResponderExcluir
  9. Não sei se você já está preparando o "E se a Olimpíada fosse hoje" dos Saltos Ornamentais e do Nado Sincronizado. Mas, que coisas mais sem graça!

    Rússia com todos os ouros no Nado Sinconizado e China com todos dos Saltos Ornamentais.

    Até os pódios são praticamente iguais: Rússia, China e Espanha no primeiro caso; e China, China e Canadá/México/Grã-Bretanha no outro.

    ResponderExcluir
  10. Fala Bruno, concordo plenamente....O nado sincronizado é mais prevísivel..os saltos são um pouco menos previsiveis, apesar de quase sempre dê China.
    A Questão é que,em Olimpíadas, o nado só dá duas medalhass. No mundial acho que foram 7..mas enfim

    Quanto ao Kaio e ao Thiago.Se você me desse 100 reais para apostar nos tres medalhistas das provas deles eu nao apostaria em nenhumdos dois....Mas se vocÊ me perguntasse os 5 possíveis meedalhistas, eles estariam no meio...

    Abraçoss!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Guilherme

    Agora as tréplicas...rsrs


    O problema com o nado costas é que perdemos DEMAIS em relação aos principais adversários. Mesmo que eles tenham alguma deficiência em um dos estilos, não chega a ser tão considerável quanto o nado costas brasileiro. Repito: Chega a ser mais de 2 segundos de desvantagem...isso sempre prejudicou o nosso revezamento, basta ver como aconteceu em Pequim 2008 e Roma 2009. Infelizmente é algo ainda a ser revolvido.

    Nicholas fará falta de qualquer jeito, até porque o 4º melhor tempo do revezamento atual tem tempos piores do que o que ele pode fazer. Sem dúvida perdemos centésimos preciosos. De qualquer forma, teremos a resposta ainda hoje com a realização desta prova.

    Mesmo com o advento dos tempos menores para quem nada "no miolo" do revezamento, não acredito que Tatiana consiga chegar aos 53 segundos. E SE chegar, não fará muita diferença, já que outras atletas que já tem tempos nessa faixa baixarão pra 52s e assim sucessivamente.


    Enfim, é melhor esperarmos como as coisas se darão realmente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. É, algumas coisas já aconteceram
    O Brasil poupou o Cielo e ficou de fora da final.Se Cielo nadasse,ficaria em quinto, sexto....Mas, cada um com suas preferências...

    Agora só para repetir. O revezamento medley do Brasil é CANDIDATO AO PÓDIO, e não FAVORITO. Se você me der um dinheiro para apostar quem sao os medalhistas, não aposto no Brasil. Só acho que existem chances....
    Quanto ao feminino, infelizmente o Brasil ficou fora de Londres que era o objetivo!
    Abraçossss e se vocÊ quiser, vamos a quadréplicas, quintéplicas e por ai vai hahahaa

    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Dito e feito: Brasil fora da final do revezamento 4x100 livre...

    É fato, sem Cielo (poupado) e Nicholas Santos, não havia a menor possibilidade. Agora dá uma olhada na parcial de Marcos Macedo mesmo nadando "no miolo" do revezamento, 50.32...sinceramente, isso não é tempo digno de seleção brasileira. O único que mostrou força foi Nicolas Santos e seus 48.20! Até Bruno Fratus foi mal abrindo com 49.06.

    Ainda estou de cabeça quente com o que houve. O jeito é tentar algo melhor no medley...imagina se eu ainda acreditasse em medalha?? rs

    ResponderExcluir
  14. Pois é, o Marcos nadou muito mal mesmo....Se o Cielo não fosse poupado ficaríamos quinto, sexto....Po, acho que seriam uns 3s melhor...
    mas enfim,optaram por poupar nosso melhor nadador....Acho que acharam que nao tinhamos chances mesmo.....
    Infelimente foi melhor do que eu achava, naofoi 6 por meia duzia..o Nicholas faria uns 2 segundos melhor e o Brasil nadaria a final....

    ResponderExcluir
  15. Nossa q vexame esse 4x100 livre hein?

    ResponderExcluir
  16. Outra situação inexplicavel: Felipe França...o que houve com ele na semifinal dos 100m peito??

    Pra quem disse que passaria na casa dos 59s, fazer 1:00,73 e ficar com o 14º tempo, é demais.

    ResponderExcluir
  17. Na Record News comentaram que o Felipe França dissera que foi para buscar o ouro nos 100m peito também. Desse jeito, fica bem difícil esperar qualquer coisa...

    Na minha humilde análise, ele se perdeu na largada. Percbi ele se atrapalhando no início, meio desajeitado na queda e nas golfinhadas.

    ResponderExcluir
  18. Como eu já havia dito no primeiro comentário deste post, Kaio Márcio nem pra final foi. Caiu já na semi!

    E o seguinte... como pode? Leonardo de Deus arrasa nas eliminatórias, vai pra semi com o 2º melhor tempo e, daí, abaixa dois segundos! Como assim, por que!?

    Já tinha acontecido algo parecido com o Felipe França nos 100m peito. Depois acham ruim quando surge aquele nosso jargão olímpico do "amarelão"

    ResponderExcluir