quinta-feira, 21 de julho de 2011

O país do vôlei

Nos próximos 30 dias, o Brasil vai provar que vai continuar sendo o país do vôlei. Se as seleções adultas seguem sua preparação para a Copa do Mundo do fim do ano, as equipes das categorias de base terão quatro campeonatos mundiais nesse curto período de tempos. Nos próximos dias, acontecem os mundiais infanto-juvenil e junior masculino e feminino. E o Brasil busca manter a hegemonia.

O primeiro desafio já começa amanhã, no Peru. É o Mundial feminino junior, em que o Brasil chega como um dos favoritos, em busca do sétimo título na competição. O Brasil falhou em 2009 ao tentar chegar ao penta seguido, já que havia sido campeão em 2001, 2003,2005 e 2007 e no México caiu na semifinal diante das dominicanas e ficou com o bronze. Os outros títulos brasileiros vieram em 87 e 89.
Nossa seleção está no grupo B, que é o chamado "da morte", por unir Cuba, Servia e Itália.
Além do Brasil, os favoritos ao título são EUA, República Dominicana, vice campeã na última edição, Itália, campeã europeia, China e Rússia.

O time junior masculino terá um desafio importante. Ser campeão em casa, algo que o time adulto não tem conseguido,já que perdeu as últimas duas Ligas Mundiais disputadas no Brasil, em 2002 e 2008. A competição acontece no Rio de Janeiro a partir do dia primeiro de agosto.
A seleção busca o tricampeonato seguido, foi campeão 2007 e 2009, e o quinto título no geral, já que venceu também em 2001 e 1993.
O Brasil está no grupo A, ao lado de EUA, de Bulgária e Japão. Os principais adversários são Cuba, Argentina, Irã e Rússia.

O maior jejum das seleções brasileira de base em campeonatos mundiais é o infanto-juvenil masculino. A seleção até 18 anos não vence um mundial desde 2003, quando foi campeão da categoria pela sexta vez. Em 2009, na Itália, o Brasil ficou na nona posição ao perder para Rússia e para emergente Índia na primeira fase. Em 2011, objetivo é ganhar o título na Argentina, competição que começa dia 19 de agosto.
A seleção infanto-juvenil feminina, tenta o quarto título, o segundo seguido, na competição. O campeonato começa dia 12 de agosto na Turquia.

É interessante ver que nas categorias de base, algumas seleções que não tem nenhuma representividade do adulto conseguem bons resultados. São os casos de Índia e Irã, no masculino, e República Dominicana, Turquia e outros países no feminino

Esses campeonatos tem uma importância muito grande. Todos nossos grandes jogadores foram campeões nas categorias de base. Giba, em 1993, ajudou a equipe a ser campeã infanto-juvenil na Turquia. Gustavo foi vicecampeão em 1995.



Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Por gentileza, estou arranjando minha viagem para os Jogos Olimpicos de Londres e gostaria de saber, se o senhor pudesse me informar, quais dias os Brasil joga nas seguintes modalidades: Volei, Futebol, Handebol, Hipismo, Basquete, Nataçao e Tenis! No Volei e no Futebol gostaria de saber tanto do feminino quanto do masculino, se nao fosse muito trabalho! Ou, ainda, se o senhor tivesse um site para eu me informar de tais datas, que me o passasse, por favor. Aguardo a resposta, grato!

    ResponderExcluir