domingo, 8 de maio de 2011

Resumo da semana

Atletismo: Maurrem volta em grande estilo
Confesso que eu duvidava da volta de Maurrem Maggi após quase dois anos sem competir internacionalmente. Fiquei muito feliz. Ela fez 6m87 e ficou com a prata na etapa de Doha da Diamont League, apenas 1cm atrás da medalhista de ouro. Isso faz com que Maurrem tenha a segunda marca da temporada.
Na Europa, Luiz Alberto de Araujo conseguiu um grande resultado para o decatlo brasileiro. Ele foi medalha de ouro na etapa de abertura do Circuito Mundial de Provas Combinadas com a marca de 7858 pontos.Com isso, ele tem a 3ª melhor marca do ano na prova.
Badminton: Daniel cai na Ásia
Na primeira competição que vale pontos para o ranking de classificação olímpica, que contempla os pontos conquistados de primeiro de maio de 2011 a primeiro de maio de 2012, Daniel Paiola foi derrotado na primeira rodada. Perdeu por dois sets a zero do número 7 do mundo, o chinês Jin Chen. No ranking divulgado na última quinta-feira, Daniel aparece em 81º, caindo cinco posições com relação a semana passada.
A notícia boa da semana foi a classificação dele para o Mundial de Londres, em agosto. Ele jogará simples e duplas, ao lado de Hugo Arthuso.
Basquete: Definidos os grupos
Foram definidos os grupos do pré olímpico feminino de basquete, que acontece em setembro na Colômbia. O Brasil caiu no grupo de Paraguai, Jamaica, México e Canadá. O regulamento prevê uma primeira fase em que os times jogam dentro de seus grupos, os dois primeiros passam para a semifinal. Apenas o campeão se classifica para Londres.
Um especial sobre o basquete feminino foi postado semana passada.Clique aqui para ver
Boxe: Cinco vagas no masculino
Uma campanha quase perfeita do boxe masculino no segundo pré-pan-americano da modalidade, disputado no Equador. Com cinco boxeadores na disputa, cinco vagas para Guadalajara e quatro medalhas de ouro. Myke Carvalho foi o grande destaque, vencendo um cubano. Juliao Neto, Robson Conceição, Robenilson Jesus também foram ouro. O jovem David Lourenço foi prata. No feminino, Erica Matos foi bronze mas ficou sem a vaga no Pan.Um terceiro Pan será disputado em junho e o Brasil vai apenas com uma atleta no feminino, já que as 7 categorias da seleção(3 estão descartadas pela CBBOXE desde o começo) já conseguiram a vaga.
Um especial sobre o Pré-Pan foi postado semana passada. Clique aqui para ver.
Canoagem: 1ª etapa da Copa do Mundo
Resultados regulares do Brasil na primeira etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada na Polônia. Nivalter Santos não fez uma boa eliminatória e ficou fora da final A. Depois, venceu a final B do c1 200m. A dupla Erlon e Ronilson, que vem se destacando na canoa, conseguiu a quarta posição no c-2 200m, muito perto da medalha. Lembrando que a única prova olímpica do c-2 é a de 1000m, em que o time nãõ chegou a final A. Wladimir Moreno fez uma eliminatória muito boa, com o quarto melhor tempo no c1 1000m, mas na semifinal não conseguiu ir a final A.
A seleção segue na Europa e espera na próxima semana encontrar o resto do time, da modalidade caiaque, para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo.
Ciclismo estrada: Vaga olímpica
Um resultado espetacular para o ciclismo brasileiro. Na Colômbia, um país apaixonado pela modalidade, havia apenas uma vaga em disputa no pan-americano. E ela ficou com Gregory Panizo, do Brasil, que venceu a prova de resistência no sprint, ficou com a medalha de ouro e a vaga olímpica para o Brasil. De quebra, o Brasil ainda conquistou o título da categoria sub-23 com Gideoni Monteiro. Renato Seabra foi sexto.
Gregory cheegou nos últimos 500m numa fuga junto com um chileno e um colombiano. O chileno tinha uma tradição de sprint e era o favorito, mas Gregory atacou nos últimos metros e conseguiu o título histórico.
No feminino, a melhor brasileira foi Flavia Oliveira em sétimo.
A relação de classificados para Guadalajara ainda não foi divulgada oficialmente pela COPACI, mas o Brasil garantiu, pelo menos, três vagas no masculino e duas no feminino para prova de resistÊncia, além da vaga no contrarelogio, uma em cada sexo.
Ciclismo pista: Um pan apagado
Se na estrada, o Brasil teve um imenso sucesso, nas pistas foi mal, bem mal. No Pan-Americano, também disputado na Colômbia, nenhuma medalha e, em provas olímpicas e pan-americanas, nenhum resultado expressivo. A relação de atletas classificados para Guadalajajra não foi divulgada oficialmente, mas o Brasil conquistou apenas uma vaga oficial para o Pan, com Sumaia na velocidade. Porém, deve haver uma grande redistribuição de vagas porque temos atletas que vão disputar várias provas e há um limite por país. Vamos esperar a definição final.
Um especial sobre o Pan de pista foi divulgado durante a semana. Clique aqui para ver
Esgrima: Brasil sedia evento, mas festa é das estrangeiras
O Rio de Janeiro sediou no último fim-de-semana, a Copa do Mundo de esgrima espada feminina, envolvendo os principais nomes do mundo na modalidade. Foi a primeira competição que valeu pontos para o ranking de classificação olímpica. No individual, as brasileiras não chegaram ao "mata-mata', com Cleia Guilhon sendo a melhor brasileira, em 111º. Por equipes, o Brasil terminou em 20º entre as 22 equipes.
Futebol feminino: Marta brilha nos EUA
Em sua quarta partida pelo New York Flash, Marta fez sua melhor atuação. Comandou a vitória por 3x1 contra o Sky Blue, com um gol e outras duas assistências. O time assumiu a ponta da Liga Americana com 10 pontos, três vitórias e um empate. Maurine, outra brasileira do time, passou o jogo inteiro no banco.
Ginástica Ritmica: Ótima notícia
Uma semana especial para ginástica ritmica brasileira. Ano passado, o conjunto havia ficado em 26º no mundial que classificava os 24 primeiros para o pré olímpico deste ano. Porém, nesta semana, foi anunciada uma punição para Coreia do Norte, o que fez com que o Brasil saltasse para 25º. A Georgia, que seria beneficiada com a vaga, preferiu não se inscrever no pré olímpico, o que fez com que o Brasil garantisse lugar na competição. Será uma tarefa muito difícil para as meninas, mas as chances voltaram a existir.
Handebol: Brasil fica com o vice no Pan junior
Apesar da luta, a seleção brasileira junior de handebol ficou com a medalha de prata no pan-americano da categoria disputado nesta semana. A final, claro, foi contra a Argentina e a derrota dolorosa, 25x24. Agora, nuestros hermanos unificaram os títulos continentais. Foram campeões juvenis mês passado vencendo o Brasil também por 25x24 e, no ano passado, venceram o Pan adulto na prorrogação sobre o Brasil.
Hipismo: Doda segue na liderança do Tour
Aconteceu nesta semana, a segunda etapa do Global Champions Tour, o principal circuito de hipismo saltos do mundo. Na prova principal, Doda ficou na 11ª posição e, com o título conquistado na primeira etapa, segue na liderança do circuito. Rodrigo Pessoa, que foi vice campeão na prova de 1m45 no sábado, não foi tão bem na prova principal do sábado a tarde e ficou em 13º montando o Let´s Fly.
Judô: bronze para Guilheiro
Na volta do Circuito Mundial, parado há mais de dois meses, poucos brasileiros se aventuraram em Baku, no Azerbaijão, atrás de 200 pontos no ranking de classificação olímpica. A maioria, optou por ficar por aqui e disputar o Trofeu Brasil, competição entre clubes. O destaque do outro lado do mundo foi Leandro Guilheiro, prata na categoria até 81kg. O restante da delegação não chegou as semifinais. Sarah Menezes caiu na segunda luta, o mesmo acontecendo com Leonardo Leite. Maria Portela, atleta que corre mais risco de não se classificar para Londres 2012, saiu de bye mas caiu nas oitavas da categoria até 70kg.
Luta: sete vagas para o Brasil
Num campeonato pan-americano forte, em que todos os países estavam com força máxima, o Brasil garantiu três medalhas e sete vagas para Guadalajara. Os destaques, mais uma vez, ficaram por conta das meninas. Aline Ferreira conseguiu uma medalha de prata espetacular, alcançando a final após vencer três lutas. Joice foi bronze. Na greco-romana, três atletas ficaram com a vaga no Pan, Rafael Pascoa, Diego Romanelli e Marcelo Gomes e, na livre, Antoine Jaoude foi bronze e seu irmão, Adrian, ficou em sétimo e com a vaga. Uma pena é que nas categorias em que o México não conquistou a vaga, apenas os sete primeiros se classificaram, o que tirou trÊs lugares do Brasil.
Um especial sobre o Pan de lutas será postado nesta terça-feira.
Natação: Minas campeão
Depois de sete anos de hegemonia do Pinheiros, a equipe do Minas saiu como campeão do Trofeu Maria Lenk, principal competição entre clubes do Brasil. O Pinheiros, que perdeu uma série de atletas ficou em segundo, seguido por Flamengo e Corinthians.
Um grande especial, com todos os detalhes da competição, foi postado ontem. Para ver, clique aqui.
Pólo Aquático: primeiro corte da seleção


Segundo o blog especializado, touca14, o ex-capitão da seleção brasileira, o Charuto, foi cortado da seleção que treina em Bauru para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece na China em julho. Maiores informações durante o dia, no twitter @brasilemlondres
Remo: resultados na Alemanha
O four-skiff brasileiro de juniores A, formado por Martin Degen, Marciel de Souza, Lucas Kreitlow e Victos Távora Bastos sagrou-se vice-campeão na Regata Internacional de Juniores de Munique, com o tempo de 6:41,89.
São importantes resultados como este, principalmente em barcos formados por mais de duas pessoas,em que o Brasil não consegue um bom resultado há alguns anos.
Saltos: Nenhum índice nos EUA
Na última tentativa dos atletas brasileiros obterem índice para o mundial de Shangai, no Gran Prix dos EUA, nenhum novo atleta conseguiu a marca. Os que fizeram são os que já tinham. Destaque, mais uma vez, para Cesar Castro, que terminou na quinta posição no trampolim. Hugo Parisi foi oitavo na plataforma, ficou fora da final, mas fez mais uma vez o índice. Infelizmente, as jovens Natalia e Nicoli não conseguiram o índice, nem Tammy Galera, que saltou ao lado de Juliana no trampolim sincronizado.


Triatlo: resultados regulares no México
O melhor brasileiro na Copa do Mundo do México foi Juraci Moreira Jr, que ficou em 33º e garantiu 41 pontos no ranking de classificação olímpica. Fabio Carvalho ficou em 46º e Reinaldo Collucci em 51º. No feminino, Carla Moreno ficou em 25º e levou 76 pontos no ranking classificatório para Londres. Flavinha ficou em 45º.
Taekwondo: Brasil sem medalhas:
Terminou o mundial de taekwondo durante a semana. O Brasil terminou sem medalhas, com dois quintos lugares e três nonos lugares.
Um especial foi postado durante a semana, para ver clique aqui
Tênis: Grande resultado de Bellucci
Thomaz Belucci conseguiu a melhor semana da sua carreira, ao chegar na semifinal do Masters 1000 de Madrid. Ele venceu o número 7 do mundo, Berdych, e o número 4 do mundo, Andy Murray, e só caiu na semifinal diante do invicto Djokovic. Nesta semana, joga em Roma.
Tênis de mesa: Qualy do mundial
Começou ontem o campeonato mundial de tênis de mesa. Thiago Monteiro,depois de quase dois anos parado, voltou as competições, ganhou um jogo e perdeu o outro, ficando de fora da segunda fase. Hugo Hoyama ganhou seus dois jogos e está na segunda fase. Cazuo Matsumoto venceu seu jogo e decide a vaga hoje. No feminino, Jessica Yamada e Ligia Silva venceram o primeiro jogo por 4x0 e decidem liderança do grupo e vaga na segunda fase nesta segunda-feira.
Pentatlo: Yane em 5º
Competindo ao lado de 35 pentatletas de todo o mundo, a brasileira Yane Marques terminou em 5˚ na final da terceira etapa da Copa do Mundo na Hungria. Foi o melhor resultado de Yane na temporada. Novamente, não foi tão bem na corrida, em que foi 16ª no combinado tiro/corrida, mas se manteve entre as cinco melhores. As outras brasileiras, Priscilla Oliveira e Larissa Lellys ficaram perto, mas não chegaram às finais, assim como o time masculino, composto por Luis Magno, Wagner Romão e Danilo.
Vela: péssima notícia
A
confederação Internacional de vela confirmou a exclusão da classe star para Rio 2016. Ainda há duas chances de a star fazer parte do programa e a Confederação Brasileira lutará por isso ao lado do COB. A primeira chance é na reunião ainda neste ano e a segunda é pedir a inclusão de uma 11ª classe para os Jogos do Rio.
Vôlei de praia: sem medalhas para o BrasilO Brasil ficou sem medalhas na etapa de Shangai do Circuito Mundial de vôlei de praia. No feminino, as duplas Juliana e Larissa e Talita e Maria Elisa ficaram na quinta posição, enquanto no masculino os brasileiros ficaram ainda mais atrás.Sem Marcio/Ricardo, que não disputaram a etapa, os melhores foram Emanuel/Alisson e Pedro Solberg/Pedro Cunha, que ficaram em 9º lugar.

2 comentários:

  1. 111º melhor brasileira na esgrima
    Ridiculo
    Pq foram tão mal e no brasil ainda ?

    ResponderExcluir
  2. Sobre a Ginástica Ritmica não acho muito difícil as meninas conseguirem a vaga olímpica, mesmo com um conjunto recém-formado elas ficaram na frente dos EUA e Canadá nas duas últimas Copas do Mundo (Portimão e Kiev) e seguem treinando forte, cerca de 10 horas por dia. Lembrando que nas Olimpiadas cada continente deve ser representado, e se o Brasil for o melhor das Américas, no Mundial na França, ele vai pra Londres 2012, exatamente como no pré-olimpico passado.

    ResponderExcluir