quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pré-Pan de boxe

100% de aproveitamento do boxe masculino. Depois de um primeiro pré-pan-americano, há um mês, um pouco abaixo do esperado, com apenas duas vagas conquistadas, o Brasil deu um show e conquistou as cinco vagas possíveis para Guadalajara.

A seleção brasileira masculina conta, atualmente, com atletas em sete categorias. Na categoria mais leve, até 49kg, e nas duas mais pesadas, até 91kg e acima de 91kg, estamos sem atletas na seleção. Por isso, o máximo que podemos levar são sete homens. E o Brasil chegou ao objetivo em apenas dois dos três torneios classificatórios.

Os cinco brasileiros no Equador venceram suas lutas e estão na final da competição. Cada uma das categorias classificam três atletas para o Pan de Guadalajara, portanto, o Brasil classificou os cinco atletas.

Grande destaque para David Lourenço.Com apenas 18 anos de idade, o campeão mundial juvenil e dos Jogos Olímpicos da Juventude, venceu seus dois combates e se classificou para a final. Ele, que nunca tinha disputado uma competição adulta internacional deste porte, venceu o dominicano Rafael Fernandes por 12 a 7 e o atleta de Trinidad Tobago Fermin Andrew por 9 a 4. Já classificado para o Pan, disputa a final com Broddy Blair do Canadá.

Outro destaque deste pré-pan foi Myke Carvalho.O campeão pan-americano de 2010 e o mais experiente boxeador da equipe do Brasil, tem duas Olimpíadas no currículo, venceu o cubano Carlos Benteur na semifinal por 9 a 8 e garantiu vaga no Pan. No primeiro pré-pan, ele decepcionou e perdeu para um argentino. Se redimiu em grande estilo e lutará a final com o dominicano Raul Sanches na categoria até 69kg.

Juliao Neto foi outro brasileiro que foi campeão pan-americano em 2010. No primeiro pré-pan deu um azar danado e pegou logo na primeira rodada o pugilista cubano. No segundo pré-pan, garantiu a vaga em Guadalajara vencendo na semifinal Marvin Solano, da Nicarágua, por tranquilos 19 a 7. Nas quartas, havia vencido o atleta de Barbados por nocaute.
Julião está muito bem e disputa a final com equatoriano Jose Meza.

Robson Conceição e Robenilson Jesus também estão na final do pré-pan e consequentemente com a vaga em Guadalajara garantida, respectivamente na categoria até 60kg e até 64kg.

O boxe brasileiro está muito bem. Além dos cinco atletas citados, temos Everton Lopes, até 69kg, e Yamaguchi Falcão, até 81kg, classificados. E olha que ano passado, quase todos os atletas mudaram de peso e subiram de categoria.

Segundo o presidente da Confederação, o time vai com sete atletas para o Pan mas levará os reservas para o Campeonato Mundial, já que os eventos acontecem em datas muito próximas. Não concordo inteiramente com a atitude pois acho que não se pode desperdiçar um Mundial que é pré olímpico, mas talvez o Brasil colha os frutos com recorde de ouros no Pan e com medalha em Londres 2012.

Aliás, digo isso aqui no blog desde 2009. Dois esportes que não estiveram no pódio olímpico nas últimas edições tem tudo para medalhar em Londres. A canoagem e o boxe.


Estamos com uma equipe muito boa, provavelmente a mais forte da história




Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário