Estive em Medellin o ano passado pela Record na cobertura dos Jogos Sul-Americanos. E o que pudemos ver na ocasião é a paixão dos colombianos pelo ciclismo. O povo ouvia a prova de contrarelogio pelo rádio. Era realmente incrível.
Na última semana, aconteceu o Pan-Americano de ciclismo pista no mesmo velódromo de Medellin e a Colômbia seu show de novo. E o Brasil saiu sem medalhas, o que nos dá uma péssima perspectiva para a tentativa de quebrar o tabu de medalhas, que não vem desde 1995.
Pelos critérios estabelecidos pela ODEPA para classificação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos, o Brasil teria apenas uma vaga para Guadalajara, conquistada pela sétima posição de Sumaia na prova de velocidade. No restante das provas, não conseguimos colocações que dessem vaga direta ao Brasil.
Porém, acredito que haja bastante movimentação nessas vagas pois muitos atletas competem mais que uma prova, temos atletas nas competições por equipes e um limite de atletas por país o que, por consequência, pode e deve abrir outros lugares ao Brasil.
O omnium masculino, o Brasil tem tudo para conseguir uma vaga. Eram seis atletas que se classificavam, e Robson Dias conseguiu uma honesta sétima posição. Se algum dos seis a sua frente já tiverem vaga em outra prova, Robson herda. Deve acontecer em breve, vamos esperar.
Uma decepção foram as provas por equipes, em que nenhuma categoria o Brasil conseguiu vaga para o Pan. E, por ser uma prova por equipes, acredito que não haja nenhum tipo de mudança e o Brasil realmente fique de fora. Na perseguição feminina, o Brasil ficou em 6º, mesma posição da velocidade, que tinha surpreendido e ficado com a prata no sul-americano de 2010. No masculino, a velocidade ficou em oitavo e a perseguição em sexto.
O ciclismo estrada do Brasil vive uma fase complicada. Mudou de técnico três vezes nos últimos meses, não consegue resultados expressivos e não conseguiu se classificar sequer para um mundial, quanto mais para uma Olimpíada.
É hora de usar mais o velódromo do Rio de Janeiro e agradecer a reabertura do de Caieiras em São Paulo
O Pan de ciclismo seguiu ontem com o contrarelógio, em que Gregory conseguiu uma nona posição no masculino e Fernanda Souza em 15º no feminino. Amanhã temos as provas de resistência, que vale vaga olímpica.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Gregory Panizo é Ouro e ganha vaga olímpica
ResponderExcluirFinalmente uma boa noticia de ciclismo
Eu vi!! vou postar no resumo da semana.
ResponderExcluirÉ que o pan nde pista acabou sexta..e o pan de estrada no domingo!
Muito feliz com a vaga
abraços1!