segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pan-americano de Luta

Aconteceu no último fim-de-semana, na Colômbia, o Campeonato Pan-Americano de Lutas, que classificou os atletas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Após três dias de competições, o Brasil conquistou sete vagas, três na greco-romana, duas na Luta livre masculina e outras duas na categoria feminina.

Segundo o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho, a meta de medalhas, três, foi alcançada, mas a meta de vagas para o Pan ficou um pouco abaixo do esperado, já que queria, ao menos, oito lugares para os Jogos Pan-Americanos.

O feminino, mais uma vez, foi destaque. Em quatro categorias olímpicas, o Brasil conquistou duas medalhas e consequentemente duas vagas para o Pan. Aline Ferreira, vice campeã mundial junior em 2006, conseguiu um resultado excelente ao ficar com a prata. Joice Silva foi medalha de bronze.

Dailane perdeu para Sandra Roa, aquela que sempre está no caminho das brasileiras, e Susana também caiu, ficando sem a vaga.

A equipe feminina está numa fase muito boa e temos atletas excelentes em todas as categorias. Aline venceu três lutas e, na final, perdeu nos últimos 10s para atleta do Canadá. Joice caiu na primeira luta diante de uma americana, de virada, e venceu outros três combates para garantir o bronze.

A Luta greco-romana conseguiu três vagas, com Rafael Pascoa, Diego Romanelli e Marcelo Gomes, o Zulu. Diego estava na semifinal, lutou bem contra um cubano, mas se machucou, complicando sua vida na disputa do bronze com o mexicano. Com seis atletas, três vagas, a greco-romana atingiu o objetivo apesar sempre do gostinho de quero mais.

Na Luta livre, duas vagas. Antoine Jaoude foi bronze na categoria 120kg e mostrou mais uma vez ser o melhor atleta da modalidade no Brasil. Seu irmão, Adrian, ficou em sétimo e também garantiu a vaga.

Quase 470 atletas de 30 países participaram do Pan-americano de lutas, todos os países com o time A e o Brasil com três medalhas e sete atletas entre os oito primeiros nas categorias olímpicas. Um resultado que prova que o Brasil está cada vez melhor nesse esporte.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. af eu quero saber os representantes da luta do brasil mas ta dificil!

    ResponderExcluir