terça-feira, 10 de maio de 2011

Ginástica Ritmica

2010 foi ruim para o conjunto brasileiro da ginástica ritmica. Perdeu as três medalhas de ouro por equipes dos Jogos Sul-Americanos para a Venezuela e ficou em 26º no mundial por equipes que classificava 24 seleções para o mundial pré olímpico que acontece esse ano.
Uma 26ª posição triste na soma das duas apresentações. Triste porque 29 equipes participaram e o Brasil ficou bem atrás do Canadá,14º, e dos EUA, 22º.

2011 começou com ânimo novo. A seleção trocou de técnica, agora é a ex-atleta Camila Ferezin e passou a contar com seis ginastas novas treinando na seleção permanente, em Aracaju, em Sergipe. Seis meninas que vão mesclar com quatro já mais experientes para formar a equipe que em 2011 tentará vaga em Londres.

A vaga no pré olímpico, que será disputado em setembro, veio a calhar. Na última semana, a Federação Internacional anunciou uma punição que desconsiderou o resultado obtido pela Coreia do Norte do último mundial. A Georgia, 25ª colocada, recusou o convite de disputar a competição por equipes, o que abriu a vaga para o Brasil, em 26º, participar.

Neste ano, a seleção já participou de duas Copas do Mundo. O conjunto, formado por
Luísa Matsuo,Maria Carolina Ricardo, Jéssica Maier, Débora Falda, Bianca Mendonça e Pâmela Oliveira, ficou em 11º lugar na soma das duas apresentações entre 14 equipes na Copa de Portimão. Ficou a frente de EUA,Áustria e França, seleções que tinham ficado bem a frente do Brasil no último mundial.

Na Copa do Mundo de Kiev, semana passada, o time ficou em sexto entre nove equipes. Porém, ficou muito próximo ao Canadá, tendo as vencido nas eliminatórias, mas tendo ficado atrás na final.

A chance de classificação olímpica para o Brasil é ser a melhor do continente no mundial deste ano. Se duas seleções se classificarem para o evento teste do ano que vem, a vaga só não ficará com a melhor colocada no mundial caso a que não foi a melhor fique entre as primeiras colocadas e se classifique pela cota mundial.

Brasil brigará forte com EUA e Canadá e ainda tem a Venezuela correndo por fora. Será uma grande disputa. O Brasil vem perdendo nas últimas competições para as canadenses(Elas foram melhores no mundial e no pré-pan do ano passado, quando levaram ouro e o Brasil bronze), mas vale lembrar que nossas meninas são tricampeãs pan-americanas e estiveram nas últimas três Olimpíadas.



Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário