sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010- Hóquei na grama

O hóquei na grama segue, aos poucos, se desenvolvendo no Brasil. Com uma equipe jovem e criada para o Pan de 2007, o Brasil ficou na quarta posição no Sul-Americano desse ano tanto no masculino como no feminino. O sul-americano foi no Rio de Janeiro, o que pode ajudar ainda mais no crescimento da modalidade. O time masculino disputa com Cuba, emfevereiro, uma vaga no Pan de Guadalajara, o que pode mudar definitivamente os rumos do nosso país no esporte.
Campeonato Sul-Americano
Foi disputado, em abril, o Campeonato Sul-Americano de hóquei na grama, no Campo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Primeira grande competição, depois do Pan, que o Brasil sedia.
No fim, infelizmente, ficamos fora do pódio. Quarto lugar no masculino e quarto no feminino.
A briga pelo bronze no feminino não foi tão equilibrada, a seleção perdeu por 5x0 para o Uruguai. No masculino, também diante do Uruguai, a derrota foi sofrida e só perdeu na prorrogação.
Vaga no Pan veio e foi embora
O Brasil,com a sétima posição na Copa América do ano passado, havia garantido a vaga no Pan de Guadalajara no masculino pela destribuição pelos sub-continentes- América do Norte, Central e do Sul. Entretanto, como Cuba não participou dessa Copa América e a Federação Internacional impôs que fosse disputado um play-off entre brasileiros e cubanos, no início de 2010, para decidir qual será a oitava seleção em Guadalajara. Serão três partidas, todas no Rio de Janeiro, e quem ganhar mais pontos leva.
Campeonato Brasileiro
Os clubes catarinenses levaram o título do Campeonato Brasileiro de hóquei na grama,disputado no Rio. Florianópolis Hóquei Clube no masculino, e Desterro no feminino. Na disputa feminina, o Desterro jogou contra o Florianópolis, que apesar da boa posse de bola, não conseguiu marcar. O único gol da partida foi de Thalita Cabral já no segundo tempo, que garantiu o ouro do Desterro.
No masculino, a medalha dourada foi disputada por Carioca Hóquei Clube e Florianópolis. O time carioca atuou com boas jogadas e entrosamento, marcou um gol, mas levou dois do adversário.
PELO MUNDO
Com 12 mil pessoas no estádio de Rosário, a Argentina se sagrou bi campeã mundial de hóquei na grama feminino. A histórica vitória veio contra Holanda na final por 3x1. Dois gols de Carla Rebecchi e um de Barrinuevo. Para Holanda, quem fez foi Paumen. O bronze ficou com a Inglaterra, que venceu por 2x0 a Alemanha.
Luciana Aymar foi eleita pela sétima vez a melhor jogadora do mundo e, pelo Comitê Olímpico Argentino, ganhou o prêmio de melhor atleta do país.
No masculino, O título terminou com a Austrália, que na final venceu a Alemanha por 2 a 1. O bronze ficou com a Holanda que, numa virada espetacular, venceu a Inglaterra por 4x3 depois de estar perdendo por 3 a 1.
Fato curioso
A seleção do Paquistão, que já foi medalhista olímpica e mundial, ficou na décima segunda e última posição, com apenasu ma vitória. Pior, perdeu para arquirival Índia na primeira fase por 4 a 1. India também já viveu melhores tempos, já que venceu oito vezes a Olimpíada e, neste mundial, ficou apenas na oitava posição.
Por causa do resultado, os 12 atletas anunciaram aposentadoria devido ao vergonhoso resultado num esporte tão tradicional no país.

LEIA MAIS NO BLOG
Especial Copa do Mundo masculina
Especial Sul-Americano
Olho eletrônico no hóquei
Copa do Mundo de hóquei feminino

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário