sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010- Hipismo

O grande feito do hipismo em 2010 veio no ano de 2010, quando a equipe brasileira de saltos ficou na quarta posição, garantindo assim diretamente uma vaga para os Jogos de Londres 2012. Rodrigo Pessoa liderou boa parte do individual mas terminou na quarta posição, outro bom resultado. Já o hipismo CCE e o Hipismo adestramento tiveram suas classificações para Londres encaminhadas, já que os americanos ficaram em boas posições no mundial e "abriram" uma vaga a mais no continente para ser entregue no Pan de Guadalajara. Lá, serão duas equipes que se classificam para Olimpíada no adestramento e três no CCE.
Grande mundial do hipismo saltos
A última grande competição que o Brasil havia ido bem por equipes foi nas Olimpíadas de Sydney, em que ganhou o bronze. Depois, sempre passou por problemas, seja com cavalos seja com cavaleiros. No mundial de Kentucky, a seleção se classificou para a final com a segunda posição, cometeu alguns erros no último dia e terminou em quarto. Pertinho do pódio, mas com a vaga olímpica garantida. A equipe foi formada por Rodrigo Pessoa, Alvaro Miranda "Doda, Bernardo Rezende e Pedro Venis. Poucos meses antes, na Copa das Nações, o mesmo time tinha ido muito mal na competição, terminando em 13º entre os 13 países participantes.
Rodrigo quase belisca no individual
Campeão olímpico em 2004 e mundial em 1998, Rodrigo Pessoa ficou novamente entre os melhores do mundo. Ele se classificou na primeira posição para a grande final, em que disputou com outros quatro conjuntos. No último dia, porém, foi irregular, cometeu quatro faltas e ficou fora do pódio.
Lembrando que na final da Copa do Mundo, no início do ano, o brasileiro não passou de uma 16ª posição.
Brasileiros no ranking mundial
Apesar dos bons resultados no mundial e de morarem na Europa, os brasileiros não estão tão bem no ranking mundial. Quem terminou o ano melhor foi Rodrigo Pessoa, em 16º. Os principais resultados dele foram os títulos nas provas cinco estrelas de Calgary e de Monte Carlo. Bernardo Alves fechou o ano em 30º. Venceu as provas cinco estrelas de Verona e Monte Carlo. Doda ficou em 41º e Pedro Venis em 59º.
Hipismo pelo Brasil
Quem ainda não mora na Europa, fez seu ano por aqui, nas diversas competições realizadas pelo Brasil. Fabio Leivas liderou o ranking nacional em 2010, seguido por Lourenço Vieira. Na terceira posição, Francisco Musa e, em quarto, o medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo.
Luiz ficou entre os primeiros colocados na etapa brasileira do Athina Onassis Horse Show, assim como Cacá, que montando Ronaldo, ficou em quarto.
PELO MUNDO
No Campeonato Mundial, os Europeus mantiveram a longa tradição. Por equipes, Alemanha ficou com o ouro, seguido de França e Bélgica. No individual, Phillippe Le Jeune, da Bélgica, foi o campeão. Surpresa para a prata da Arábia Saudita, com Abdullah Al- Sharbatly.
HIPISMO ADESTRAMENTO
Mais um ano de Luiza

Luiza Almeida tem apenas 18 anos mas pelo segundo ano consecutivo foi a principal atleta brasileira do hipismo adestramento. Ela foi a melhor brasileira colocada no mundial, ficou em 55º,esteve presente na Copa do Mundo, em março, e conseguiu dois índices de 68% durante o ano, garantindo vaga também para a Copa do Mundo de 2011. Foi a primeira brasileira a participar na história e repetirá a dose no ano que vem.
Equipe completa no mundial
Um dos grandes trunfos do ano do hipismo adestramento foi que o Brasil conseguiu ter quatro atletas com índices para o Campeonato Mundial. Por exemplo, para a Olimpíada tivemos apenas três, um deles foi desclassificado antes do início da competição,o que excluiu o Brasil da competição por times. No mundial desse ano, a seleção perdeu Renata Rabello antes do torneio, mas tinha três titulares e assim conseguiu participar. Luiza, Rogério e Marcelo Alexandre participaram, terminando respectivamente em 55º, 58º e 56º. A equipe ficou em 13º e último lugar. Renata havia conquistado cinco vezes o índice para o mundial e estava em ótima fase.
Seletivas para o Pan
Já aconteceram duas das dez seletivas previstas para a composição da equipe que irá disputar os Jogos Pan-Americanos. Por enquanto, o principal conjunto é o de Rogério Clementino, que alcançou já duas vezes a marca superior a 64% e venceu as duas competições até o momento. Se o Pan fosse hoje, a seleção seria formada por Rogério, Rodolpho Riskhala, que monta Nilo, outro cavalo de Rogério, Pia Aragão e Manuel Almeida. Lembrando que o Pan ocorre na categoria São Jorge, uma abaixo da Gran Prix, realizadas nas principais competições do mundo. São graus de dificuldades diferentes.
PELO MUNDO
A Holanda confirmou o status de potência no esporte e conquistou os ouros por equipes e no individual do Campeonato Mundial. O melhor conjunto da competição foi comandado pro Edward Gal. A medalha de prata por equipes terminou com a Grã Bretanha e o bronze com a Alemanha. O Brasil deu um belo passo para classificação olímpica pois os EUA, em quarto, garantiram vaga em Londres e o Pan de 2011 dará dois lugares para a Olimpíada. Os prováveis classificados serão Canadá e Brasil. México será o grande rival do Brasil.

HIPISMO CCE
Vaga olímpica próxima
A equipe, que ja ficou em sexto na Olimpíada de 2000, ficou em décimo segundo entre as 14 equipes. Dos cinco conjuntos brasileiros, tres abandonaram. É um número alto, mas numa modalidade tao complicada, em que por três dias os cavaleiros fazem provas dá para entender.
A vaga olímpica ficou mais fácil pois Canadá e EUA ficaram entre os cinco primeiros do mundial e agora em Guadalajara no Pan não lutarão por vagas olímpicas.
O adestramento brasileiro no CCE precisa melhorar muito, muito mesmo pois é o grande motivo em que nao conseguimos brigar lá em cima.
Ruy Fonseca foi o melhor brasileiro no mundial, terminando em 36º, zerando a prova de saltos.
Jasper ficou em 54º. Guto de Faria, Serguei Foffanov abandonaram. Por equipes, o Brasil ficou em 12º.
Campeonato Brasileiro
No Campeonato brasileiro, disputado em dezembro, o grande campeão, mais uma vez, foi Serguei Foffanov, o Guega. Ele terminou a competição com 57,70 pontos, menos de um ponto a frente do vice campeão, Jefferson Sgnaolin.
Tragédia marca ano
Marcio Cevalho Jorge, montando o cavalo Orchidea ficou em quinto lugar num torneio importante da Ingleterra. Venceu atletas importantes como Zara Philips, Mary kING E mATT rYAN. pORÉM, uma semana depois o cavelo utilizado por Marcio veio a falecer, o que abateu toda seleção nacional e o técnico também para o Mundial que aconteceria meses depois.
PELO MUNDO
A medalha de ouro por equipes da Grã Bretanha em Jogos Equestres Mundiais, a primeira desde 1994, veio pelo mérito de William Fox Pitt / Cool Mountain, Mary King / Imperial Cavalier, Nicola Wilson / Opposition Buzz, todos sem faltas no Salto, e Tina Cook / Miners Frolic que contabilizou dois derrubes.
A reviravolta no quadro final das equipes foi a queda dos EUA para o 4º posto e a sensacional ascensão do Canadá que levou a medalha de prata. Já o bronze coube ao time da Nova Zelândia, fazendo jus à tradição do país na modalidade.
LEIA MAIS NO BLOG
ESPECIAL MUNDIAL DE HIPISMO
Previas do mundial


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário