sábado, 12 de setembro de 2009

Tetracampeãs

Larissa e Juliana se tornaram nessa semana tetracampeã do circuito mundial. Líderes do ranking, precisavam apenas de um quinto lugar na etapa de Barcelona, disputada nesta semana, para garantir a quarta taça do campeonato, e foi isso que aconteceu. Nesta sexta-feira, a parceria venceu as suecas Ljungquist e Lundqvist por 2 sets a 1 (21-12, 14-21 e 15-8) nas oitavas de final da etapa catalã, conseguiu ao menos o quinto lugar e conquistou o título do Circuito com duas rodadas de antecipação.

Depois do drama de Pequim, quando a dupla não pôde participar do evento, ela voltaram com tudo em 2009 para o título. Na Olimpíada, elas eram a dupla mais cotada para tentar acabar com a hegemonia de Walsh e May. Dificilmente elas conquistariam o ouro em cima das americanas, mas iriam engrossar a partida, iam jogar de igual para igual. No confronto direto, ela já venceram algumas vezes as americanas, apesar de o placar ser amplamente favorável as bi campeãs olímpicas.

Muitos se perguntam por onde andam as americanas campeãs e hegemônicas. Em 2009, elas não jogaram juntos pois a bloqueadora da dupla se contundiu na "Dança dos Famosos"de um programa americano de TV enquanto sua parceira está grávida. Porém, elas já comentaram que para 2010 vão com tudo.

Porém, o Circuito Mundial não é prioridade das norte-americanas, que levaram esse título apenas em 2002. Desde então, a dupla dá mais atenção ao Circuito Norte-americano de vôlei de praia.

O circuito, disputado desde 1992, já foi vencido por brasileiras 15 vezes, quatro com Larissa e Juliana, um com Shelda e Ana Paula, um com Ana Paula e Sandra, cinco com Adriana Behar e Shelda e dois com Sandra e Jaqueline.

Apesar do sucesso no circuito desse ano, com títulos em sete etapas do circuito, na mais importante, o campeonato mundial disputado de dois em dois anos, a dupla perdeu para as americanas April Ross / Jennifer Kessy. A dupla yankee participou de apenas nove das 13 etapas até o momento e está em terceiro no ranking mundial. Nessas 9 etapas,venceu duas, ambas de grand slam, além do mundial. Em Apenas uma das etapas não chegou as quartas-de-final.

Escrevi tudo isso para falar que o título do Circuito Mundial é importante, muito importante. Mas não é tudo, pois as norte-americanas não dão total atenção ao campeonato. Mas isso não tira todo o mérito da superação da dupla brasileira.
Leia mais no blog

Tem twitter? Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário