sábado, 12 de setembro de 2009

Argentina crescendo

A Argentina por muitos anos foi o principal rival do Brasil nos esportes. Sempre na nossa frente, estiveram pela primeira numa Olimpíada em 1900, enquanto o Brasil teve sua primeira participação em 1920. Nossa primeira olímpica veio antes, em 1920, mas até conquistarmos novamente um lugar no pódio, em 1948, nosso hermanos já tinham 23 medalhas.
Na primeira edição dos Jogos Pan-americanos, em 1951, na Argentina, os donos da casa ficaram em primeiro lugar, algo que o Brasil nunca conseguiu.

No decorrer dos ano, o Brasil foi virando o quadro. Os argentinos enfrentaram um jejum de 52 anos sem ouro até 2004,quando os times de basquetee futebol levaram a medalha de ouro. O Brasil só foi passar a Argentina no quadro histórico de medalhas olímpicas em 2004, quando chegamos a 17 ouros, contra 14 de nossos hermanos. No quadro histórico do Pan, ainda não passamos eles em números de ouro, apenas em número absoluto de medalhas.

A rivalidade não vem sendo muito grande ultimamente. Vencemos eles com facilidade em sul-americanos de quase todas as modalidades, nos Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. Não são mais páreo para nós. Mas isso tem tudo para voltar a mudar...

Os vizinhos estão com categorias de base muito boas, principalmente nos três esportes coletivos olímpicos mais famosos, sem contar o futebol, claro: Basquete, vôlei e handebol.

No basquete, tivemos os mundiais sub-19 masculino e feminino esse ano. No masculino, o Brasil sequer conseguiu a classificação e os argentinos ficaram na quinta posição. No feminino, em que nossas meninas sempre deram um banho nas vizinhas, agora quem leva o banho somos nós. Ela ficaram com a medalha de bronze no mundial sub-19.

No handebol masculino, esse ano já aconteceu o mundial juvenil. O Brasil fez uma campanha boa, ficou em nono, mas os argentinos nos venceram e ficaram na sexta posição. Essa geração argentina é muito forte e vem vencendo o Brasil desde as categorias cadetes, passando pela júnior e chegando na juvenil.

No vôlei masculino, por incrível que pareça somos fregueses deles na base. Depois de perdermos os dois títulos sul-americanos, infantil e junior, para eles esse ano, aconteceu os campeonatos mundiais. No infantil, levamos o título e eles ficaram com o bronze mas no juvenil, fomos apenas nono colocado, enquanto os rivais ficaram em terceiro.
Claro que os números mostram que o Brasil está bem melhor que a Argentina nos esportes olímpicos, mas temos que tomar cuidado. Em esportes como Levantamento de peso e ciclismo eles estão ganhando medalhas em campeonatos mundiais juvenis enquanto o Brasil fica longe do pódio nesses esportes.
Vamos abrir os olhos
Tem twitter?Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário