As favoritas da competição, a alemã Lena Schoneborn, ouro nas Olimpíadas de Pequim e a inglesa Heather Fell, prata, chegaram em décimo sexto e quarto respectivamente e ficaram para trás de Yane.
A prova final da Copa do Mundo foi emocionante , com Yane Marques estando sempre entre as primeiras após a esgrima ( 16 vitórias e sete derrotas ), natação ( seu tempo para os 200 m foi de 2m 15s 62) e o hipismo, quando zerou o percurso. Largando em segundo no evento combinado ( tiro e corrida ) , quatro segundos atrás da francesa Amelle Caze, Yane logo após a primeira bateria de tiro assumiu a liderança da prova que manteve até faltarem aproximadamente 500 metros para o final, quando foi ultrapassada pela lituana Donata Rimsaite que terminou vencendo com uma diferença de 10 segundos.
Nossa atleta teve uma participação muito boa na esgrima, com 16 vitórias, marcou 2min15s nos 200m da natação e zerou o percurso do hipismo, chegando na segunda posição na prova combinada. Nessa prova, ficou na 13 posição, o que lhe rendeu o segundo lugar. Um resultado impressionante.
No masculino, O brasileiro mais bem colocado na prova, disputada por 33 competidores, foi o mineiro Rafael Marzullo, com 5.236 pontos. Wagner Romão, do Espírito Santo, foi vigésimo sétimo, com 5.180 pontos. O carioca Luís Barroso Magno, foi vigésimo nono com 5.028 pontos.
Levantamento de peso: Atleta do Rio de Janeiro, Bruno Brandão, cat. 105kg, treinador Dragos Doru Stanica, conquistou a medalha de bronze no arranque no Campeonato Panamericano disputado este ano em Chicago,USA.
Este fato se deve a um fato triste mais justo: o atleta argentino Damian Abiate foi pego no antidoping e esta sofrendo uma suspensão de quatro anos.E a única medalha conquistada do Brasil em esta edição!
Com a subida na classifica geral do atleta, o Brasil sobe na 13º posição, superando o Haiti, qualificando em este momento dois atletas pelos Jogos Panamericanos, Guadalajara 2011.
Este fato se deve a um fato triste mais justo: o atleta argentino Damian Abiate foi pego no antidoping e esta sofrendo uma suspensão de quatro anos.E a única medalha conquistada do Brasil em esta edição!
Com a subida na classifica geral do atleta, o Brasil sobe na 13º posição, superando o Haiti, qualificando em este momento dois atletas pelos Jogos Panamericanos, Guadalajara 2011.
Também a argentina Valeria Fontan foi pega pela segunda vez na sua vida no antidoping e foi suspendida em termos definitivos da vida esportiva.
Devido a este fato a atleta Jaqueline Ferreira esta subindo mais um lugar, ficando na 5º posição, fato que não afeta a classificação geral por equipes.
Devido a este fato a atleta Jaqueline Ferreira esta subindo mais um lugar, ficando na 5º posição, fato que não afeta a classificação geral por equipes.
Ano passado Bruno ganho o titulo panamericano e a Jaqueline medalha de prata devido a desclassificação por doping dos atletas cubanos e venezuelanos.
Este ano e a vez dos argentinos.
Em este tempo nossos atletas de ponta treinam e estão evoluindo totalmente limpos.
E um processo mais lento mais esta conforme totalmente a ética esportiva.
Quem quer ver a lista integral dos atletas suspensos podem entrar no site da IWF no link do anti-doping.
Este ano e a vez dos argentinos.
Em este tempo nossos atletas de ponta treinam e estão evoluindo totalmente limpos.
E um processo mais lento mais esta conforme totalmente a ética esportiva.
Quem quer ver a lista integral dos atletas suspensos podem entrar no site da IWF no link do anti-doping.
LEIA MAIS NO BLOG
Badminton: Muito provavelmente não levaremos atletas para o campeonato mundial adulto. Porém, Thomas Moretti, nosso campeão Pan-Americano Sub-19 também arruma suas malas para participar do Campeonato Mundial Júnior que será realizado na Malásia a partir do dia 28/10.
Canoagem slalom: Aconteceu nesse fim-de-semana o mundial da canoagem slalom, na Espanha. Pedro da Silva ficou na 74ª posição no k-1, com 10s de punição e um total de 108s54 na descida. Não entendi por que ele foi nosso único representante na competição. Estou atrás do Assessosor da confederação.
Um especial sobre o campeonato mundial e seus vencedores será postado ainda essa semana
Saltos Ornamentais: Nossos atletas de base realmente não vem conseguindo grandes resultados na modalidade. No Pan-americano junior, conseguimos duas medalha. Nossos principais resultados foram de Tammy Galera, que ficou em quinto e sexto lugares. Tammy, que é irmã do jogador de futebol Roger, ex-Corinthians e Fluminense, já foi uma promessa. Agora, já mais experiente, deveria estar conseguindo resultados, mas estes ainda não vieram.
No último dia do Pan-Americano Júnior de Saltos Ornamentais de Calgary, no Canadá (dom, 13/9), a equipe brasileira conquistou suas duas primeiras medalhas, ambas de bronze e no feminino. Uma foi na plataforma grupo D (atletas até 11 anos), com Dandara Vyanna, e a outra no trampolim de 3 metros sincronizado, com a dupla formada por Tammy Galera e Nicoli Cruz, pelo grupo A (16 a 18 anos).
Nado Sincronizado: As gêmeas Bia e Branca Feres conquistaram a medalha de ouro na categoria “dueto” no Campeonato Brasileiro de Nado Sincronizado, que acontece no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza. Quando entraram na água para última e definitiva bateria, as duas estavam em segundo lugar, mas conseguiram a recuperação e tomaram o primeiro lugar da dupla do Flamengo, Daniella e Gabriella Figueiredo.
Duas companheiras de seleção no Mundial de Roma, Giovana Stephan e Lara Teixeira viraram adversárias no Campeonato Brasileiro de Nado Sincronizado, que está sendo realizado esta semana, em Fortaleza. As brasileiras se enfrentaram na categoria individual da competição, e Lara levou a melhor.
Vale lembrar que Lara disputou o dueto no último mundial e neste brasileiro não participou da prova, enquanto Giovana foi nossa representante no solo, conseguindo inclusive a primeira final da história da modalidade.
Atletismo:A paulista de Campinas Fabiana Murer deu ao Brasil a medalha de prata no salto com vara, na Final Mundial do Atletismo - WAF 2009, que.A brasileira só ficou atrás da campeã olímpica e recordista mundial Yelena Isinbayeva, da Rússia, na competição que encerra a alta temporada do atletismo internacional.Fabiana, 5ª colocada no Mundial de Berlim, no mês passado, saltou 4,60 m, depois de passar, sempre no primeiro salto, pelas marcas de 4,40 m e 4,50 m.Já Isinbayeva venceu com 4,80 m.
O Brasil teve outros dois nomes no evento. No salto em distância, Keila Costa ficou em 7º lugar, com 6,53 m. A norte-americana Britney Reese, também ouro no Mundial de Berlim, ficou com o título na Grécia, com 7,08 m.No triplo masculino, Jadel Gregório foi o 8º colocado, com 15,38 m. Jadel parece realmente estar machucado, saltou apenas uma vez e abriu mão dos demais saltos.
Um especial sobre o evento e seus vencedores sairá no blog essa semana
Basquete: O Brasil conseguiu a primeira vitória sobre a Argentina nos Jogos Desafio Eletrobrás. Na partida realizada neste sábado (dia 12) no ginásio José Correa, em Barueri, a seleção brasileira adulta venceu por 65 a 50 (33 a 19 no primeiro tempo), com o apoio de 3.200 torcedores. A cestinha do jogo foi a pivô Kelly, com 14 pontos. A ala Micaela (nove pontos e seis rebotes) e a pivô Karina Jacob (nove pontos e cinco rebotes) foram outros destaques do Brasil. As armadoras Adrianinha e Natália também foram importantes para a vitória, com seis assistências cada. As principais pontuadoras da Argentina foram Cava, Pavon, Reggiardo e Sanchez, todas com sete pontos.
Judô: Não sou de ficar exautando programas e notícias mais "propagandistas' do que esportivas das Confederações dos esportes. Porém, importante a notícia que a CBJ lançou essa semana.
A Comissão de Arbitragem da Federação Internacional de Judô divulgou o ranking dos árbitros que participaram do último Campeonato Mundial Sênior, na Holanda. As atuações dos 32 juízes foi avaliada durante os cinco dias de competição. E obrasileiro Edson Minakawa aparece no topo da lista, como melhor árbitro do mundo. O desempenho de Minakawa é mais um sinal do estágio de desenvolvimento técnico do judô brasileiro, que já apresenta excelência esportiva e administrativa reconhecidas internacionalmente.
Esgrima: Uma dúvida que insiste em perturbar a todos: Quais serão as modalidades que estarão presentes no programa definitivo para os Jogos Olímpicos de Londres 2012? Na verdade, ninguém sabe e tudo são conjecturas ou conversa enquanto lustra copo. A FIE ainda não comunicou oficialmente nenhuma federação.
Como se sabe, em 2004 o COI informou para a FIE que a esgrima poderia ter 10 dos 12 eventos disputando medalhas nos Jogos Olímpicos. O resultado desta determinação foi a adoção do rodízio das modalidades que disputam os Jogos, sendo que dois eventos são deixados de fora.
Com base nisto e visando a preparação da equipe brasileira, o Vice Presidente da Confederação Brasileira de Esgrima Ricardo Machado, solicitou a informação definitiva junto à Executiva da FIE, visto que ninguém no mundo sabe quais eventos serão deixados de fora e todos estão com informações desencontradas e extra-oficiais.
Em resposta oficial encaminhada para a CBE pela Chefe Executiva e Membro de Honra da FIE Nathalie Rodriguez, ficou claro: "A decisão sobre o programa de 2012 será feita pelo Congresso FIE 2009, a ser realizado em 21 e 22 Novembro, em Palermo (ITA). Em seguida, a informação será publicada em uma carta oficial FIE." Resumindo: Através de informações oficiais e com a colaboração da Confederação Brasileira de Esgrima, somos o primeiro a publicar com segurança e abertamente que nada está definido. A definição oficial, somente no congresso FIE. Com isto, tudo o que foi dito sobre o rodízio das modalidades para a Espada Masculina por Equipes e o Sabre Masculino por Equipes serem os eventos que não estarão presentes em Londres 2012, não pode ser confirmado.
A informação agora compartilhada mundialmente e obtida pelo Vice Presidente da CBE Ricardo Machado, é a verdadeira.
Como se sabe, em 2004 o COI informou para a FIE que a esgrima poderia ter 10 dos 12 eventos disputando medalhas nos Jogos Olímpicos. O resultado desta determinação foi a adoção do rodízio das modalidades que disputam os Jogos, sendo que dois eventos são deixados de fora.
Com base nisto e visando a preparação da equipe brasileira, o Vice Presidente da Confederação Brasileira de Esgrima Ricardo Machado, solicitou a informação definitiva junto à Executiva da FIE, visto que ninguém no mundo sabe quais eventos serão deixados de fora e todos estão com informações desencontradas e extra-oficiais.
Em resposta oficial encaminhada para a CBE pela Chefe Executiva e Membro de Honra da FIE Nathalie Rodriguez, ficou claro: "A decisão sobre o programa de 2012 será feita pelo Congresso FIE 2009, a ser realizado em 21 e 22 Novembro, em Palermo (ITA). Em seguida, a informação será publicada em uma carta oficial FIE." Resumindo: Através de informações oficiais e com a colaboração da Confederação Brasileira de Esgrima, somos o primeiro a publicar com segurança e abertamente que nada está definido. A definição oficial, somente no congresso FIE. Com isto, tudo o que foi dito sobre o rodízio das modalidades para a Espada Masculina por Equipes e o Sabre Masculino por Equipes serem os eventos que não estarão presentes em Londres 2012, não pode ser confirmado.
A informação agora compartilhada mundialmente e obtida pelo Vice Presidente da CBE Ricardo Machado, é a verdadeira.
GR: Uma participação bem ruim da ginástica ritmica brasileira no mundial disputado essa semana no Japão. No individual, que não é tão tradicional no Brasil, um resultado já esperado, sem nenhuma atleta entre as 60 melhores, mas por equipes nosso time, que ficou na lanterna da Olimpíada de Pequim 2008, se manteve entre os últimos colocados.
Se somarmos os resultados de nossas atletas no individual, a equipe seria a 29ª melhor entre as 33 que levaram trÊs atletas. Ana Paula Schefer ficou em 68º entre as 142 ginastas, Eliane Sampaio em 95º e Rafaela Costa 114º.
Por equipes veio a maior decepção. Após ficar em 11º lugar na edição de 2007, em Patras (Grécia), o conjunto brasileiro terminou apenas na 21ª colocação em Mie. O grupo formado por Nathane Garcia, Ana Paula Ribeiro, Jéssica Oliveira, Natália Sanchez, Ana Paula Alencar e Laís Pascoalino somou 41,625 pontos e ficou à frente apenas de outras três equipes.Na apresentação com cinco arcos, as brasileiras alcançaram 21,625 pontos e ficaram em 19º lugar. Já na performance com três fitas e duas cordas, o conjunto caiu ainda mais, somou 20,050 pontos e ficou na 22ª posição. Com esses resultados, o grupo verde-amarelo ficou bem distante das finais por aparelhos, já que apenas as oito seleções mais bem classificadas avançaram às decisões.
Um especial sobre o campeonato mundial e seus vencedores será postado ainda essa semana
Handebol: De hoje (11) a 18 de setembro, a Seleção Brasileira de Handebol Juvenil Feminino treinará no Ginásio Jorge Curi, em Caxambu, Minas Gerais, sob o comando do técnico da Seleção Adulta, o dinamarquês Morten Soubak. Os treinamentos visam a preparação da equipe brasileira para o Campeonato Pan-Americano, que estava programado para ser realizado neste mês, em Santa Catarina, mas que foi suspenso por data indefinida, em razão da gripe A (H1N1), chamada gripe suína, conforme a orientação da vigilância sanitária do estado. “Ainda não sabemos quando será disputado o Pan, mas independente disso, temos que estar bem preparados para essa competição, que é muito importante. Além de classificar para o Mundial, que acontecerá em julho, na República Dominicana, o Pan é preparatório para as Olimpíadas da Juventude, que serão realizadas em Cingapura, também em 2010”, disse o técnico Morten Soubak.
Hipismo adestramento: O saldo da manhã desta sexta-feira, 11/9, foi positivo para o adestramento brasileiro no Grand Prix do Concurso de Adestramento Internacional 3* na Sociedade Hípica Paulista (SP), válido como terceira de cinco seletivas rumo aos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Kentucky (EUA) .
Com uma grande vitória, o cavaleiro olímpico Rogério Clementino e o garanhão lusitano Portugal sagraram-se vencedores do Grand Prix com a média final de 65,915%. De quebra, o conjunto alcançou, por duas vezes, o índice superior a 64% - junto aos dois juízes de nível olímpico garantindo assim o primeiro de dois índices necessários para habilitação técnica rumo ao Mundial.
Com uma grande vitória, o cavaleiro olímpico Rogério Clementino e o garanhão lusitano Portugal sagraram-se vencedores do Grand Prix com a média final de 65,915%. De quebra, o conjunto alcançou, por duas vezes, o índice superior a 64% - junto aos dois juízes de nível olímpico garantindo assim o primeiro de dois índices necessários para habilitação técnica rumo ao Mundial.
Na avaliação do juiz holandês Gislain Fourage, Rogério e Portugal registraram o expressivo índice de 68,511% e junto ao sueco Erico Lette, levaram 66,596%. Com uma bela apresentação de Thaisa Tavares de Almeida montando o lusitano também registrou seu primeiro índice - 65,106% na avaliação de Lette e com a média final de 62,851% garantiu a 3ª colocação no placar final.
Coube a sua irmã e “caçula do hipismo” na história dos Jogos Olímpicos Luiza Tavares de Almeida com o lusitano Samba, conjunto já pré-qualificado e que registrou o terceiro índice, o 2º posto no Grand Prix com a média final de 64,638%.
Até o momento, o Brasil já conta com três conjuntos pré-qualificados por terem alcançado dois índices de no mínimo 64% de aproveitamento junto a um juiz de nível olímpico. A amazona olímpica Luiza Tavares de Almeida com o Lusitano Samba – em índices conquistados nos Estados Unidos e Brasil -, Rogério Clementino com o Lusitano Nilo VO, índices computados nas duas seletivas anteriores no Brasil, e Renata Costa Rabello com o warmblood Ludewig G, que garantiu a pré-qualificação em St. Tropez, França, e em Strassen, Luxemburgo.
LEIA MAIS NO BLOG
Vela: Aconteceu nessa semana o Campeonato Mundial da classe RS:X. Bimba, bicampeão pan-americano, fez um mundial excelente mas pecou em duas regatas. Na vela, se faz dez regatas e o pior resultado é descartado. Bimba ficou duas vezes em 44º, o que acabou com as chances de título. Nas demais regatas, somente resultados entre os seis primeiros. Se tivesse,ao invés de ter ficado em 44º, ficado em 6º conquistaria a medalha de prata. Se manteve entre os melhores do mundo. No feminino, a melhor brasileira ficou em 32º lugar. Um especial sobre o campeonato mundial e seus vencedores será postado ainda essa semana
Vôlei de praia: Juliana e Larissa se sagraram tetra campeãs do Circuito Mundial. No último sábado, o blog fez um especial sobre a conquista. Clique aqui para ver
Triatlo: O cearense Wesley Matos foi o brasileiro mais bem colocado no Campeonato Mundial de Triathlon, masculino sub-23, Wesley registrou na prova que teve distância olímpica 1.49:19 terminando na 21ª colocação.
Pâmella Oliveira foi a 22ª colocada do Campeonato Mundial de Triathlon, categoria sub-23, A capixaba concluiu a prova que teve distância olímpica (1.500-40-10) em 2.08:01.
Não sei o porquê, mas o Brasil não foi representado na elite nem no masculino nem no feminino.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Fantástico o resultado obtido por Yane Marques em uma competição de alto nível de um esporte olímpico tão pouco conhecido e praticado no Brasil (pentatlo moderno), e que tem no estado de Pernambuco, de onde vem Yane, um importante grupo de praticantes
ResponderExcluirApesar de não ter nenhum representante na elite masculina no masculino e nem no feminino, o brasil foi excepcional nas categorias amadoras.
ResponderExcluirSó no sprint, foram 5 medalhas:
Cat. 25-29 mas:
1o. Lugar André Venturelli
2o. Lugar Alexandre Takenaka
Cat. 25-29 fem:
1o. lugar Flávia Fernandes
Cat. 35-39 masc:
1o. lugar Antonio Manssur Filho
20. Lugar Eduardo Beretta
todos atletas do pinheiros.
Já no mundial de Aquathlon, competição que ocorre paralela a de triathlon, o Brasil foi campeão e vice-campeão da elite com a dobradinha Antonio Manssur Filho e Wesley Mattos. ainda teve a vitória de Eduardo Beretta na cat 35-39 e o vice-campeonato de Flávia Fernandes na cat. 25-29.
1o.