segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Resumo da semana

Atletismo: Foi realizado o campeonato pan-americano juvenil de atletismo e o Brasil terminou com duas medalhas de ouro, quatro pratas e quatro bronzes, num total de 10 pódios. Um resultado que não tem muito a ser comemorado, mesmo com os norte-americanos e canadenses e cubanos tenham usado equipes fortíssimas.O grande destaque brasileiro foi Andressa Morais, que tem tudo para ser a sucessora de Elisângela nas provas de arremesso. Ela levou o ouro no disco, com 55m28 e recorde sul-americano juvenil, e foi prata no lançamento de martelo.Venessa Spinola levou o outro ouro do Brasil, vencendo o heptatlo com a pontuação de 5574, ficando a frente da forte atleta americana Ryann Krais.As provas de arremesso e o heptatlo também mostraram que não são provas "de uma atleta só", com outros pódios. Rafaela Gonçalves foi prata no dardo, Geisa Arcanjo bronze no peso, Jucilene Sales de Lima bronze no dardo e Cynthia Alves bronze no heptatlo. Uma penca de medalhas das mulheres, que levaram sete das 13 medalhas do Brasil.Entre os homens, o destaque foi o marchador Caio Bonfim. Ele ficou com a prata na prova dos 10km, ficando a frente de atletas de superpotências mundiais da marcha, como Equador e México. Jean Casimiro Rosa foi prata no triplo, assim como Éderson Pereira nos 10000m. O revezamento 4x100m, formado por Gustavo Santos, Eric de Jesus, Diego Cavalcanti, Jefferson Lucindo, ficou atrás somente dos EUA, terminando com a prata. Um dos integrantes, Eric, fez 10s30 e ficou com o bronze nos 100m. No martelo, O pernambucano Wágner Domingos melhorou seu recorde brasileiro no lançamento do martelo, ao participar, como convidado, do Campeonato de Clubes da Croácia, em Varazdin, no último dia 28. Wágner marcou 71,78 m (resultado a ser homologado pela CBAt).
Leia mais no blog

Basquete: A seleção brasileira sub-19 feminina ficou com a nona colocação no Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. O Brasil venceu a República Tcheca por 75 a 70 na prorrogação (64 a 64 no tempo normal e 36 a 33 no primeiro tempo). Uma participação péssima, principalmente pelo fato de perderem para a Argentina por 24 pontos durante o torneio. O começo, com duas vitórias, foi promissor, mas depois vieram trÊs derrotas seguidas que eliminaram o Brasil das quartas-de-finais. Mais um alerta para o basquete nacional.
Boxe: A Seleção Brasileira de Boxe Olímpico embarca na madrugada desta terça-feira, para participar de duas semanas de treinamento intensivo em Cuba, país de referência para a modalidade.A viagem é mais uma etapa de preparação da equipe brasileira para o Campeonato Mundial de Boxe Olímpico, que será realizado entre 27 de agosto e 13 de setembro em Milão, na Itália. A equipe brasileira que embarcará para Cuba é a seguinte:Paulo Carvalho, Robson Conceição, Everton Lopes, Myke Carvalho, Esquiva Florentino, Pedro Lima e Yamaguchi Florentino.
Leia mais no blog

Canoagem: Erlon de Souza Silva, de apenas 18 anos, conquistou no Campeonato Mundial Junior de Canoagem Velocidade, o sétimo lugar na Final A da prova de C1 500m e colocou seu nome entre as revelações da competição que aconteceu em Moscou, na Rússia, e reuniu mais de 500 atletas de 52 países.Segundo o técnico Pedro Sena, “a prova não foi boa para ele. O vento não deixou ele trabalhar sua técnica, pois teve que frear o barco para não sair da raia. Ele me disse que poderia ter sido melhor, que não conseguiu dar seu máximo”, disse satisfeito com o resultado do jovem talento brasileiro.
O resultado conquistado por Erlon de Souza Silva também pré-classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em 2010, na Singapura, ficando na dependência da confirmação do Comitê Olímpico Brasileiro, que dispõe de 70 vagas para os desportos individuais, segundo determina o Comitê Olímpico Internacional.

Ciclismo:O ciclismo pista conseguiu um resultado importante, que há muito tempo não conseguia. Conquistou uma medalha de prata no pan-americano da modalidade, com Marcos Novello e Tiago Nardin na prova de madison. Eles venceram os campeões olímpicos, argentinos, que também estavam an prova e ficaram com o bronze. Velocidade por Equipes com os atletas Wanderley Silva, Davi Romeu e Fernando Firmino, que completaram a prova em 46”191. A medalha de ouro ficou com a Colômbia, a prata com o Canadá e a de bronze com o Chile.Na disputa por pontos, os ciclistas brasileiros Marcos Novello e Alex Arseno alcançaram também o quarto lugar, ficando em primeiro lugar o colombiano Juan Pablo Suarez, em segundo o mexicano Carlos Manuel Hernandez e em terceiro mais um colombiano Jairo Perez. A ciclista Sumaia Ribeiro, fez um bom resultado e alcançou o quinto lugar com o tempo de 36”11, um recorde nacional na prova de 500 metros. Já na prova de perseguição individual, Janildes Silva estabelece uma nova marca nacional com o tempo de 3’52”472 ficando em sete lugar e Aline Paroliz com o tempo de 4’02”71, ficando na 12° colocação.
Leia mais no blog

Natação: Um resultado muito bom para o Brasil com duas medalhas de ouro e uma prata no mundial de natação. Um super especial está agendado para essa quarta-feira sobre a competição. Vale a pena esperar.

Handebol: O Brasil ficou na 15ª posição o mundial juvenil de handebol masculino, ficando atrás de Argentina e outros países que na teoria seriam rivais. Agora, o próximo desafio, é o mundial junior, a partir do dia 6 de agosto.No feminino, a seleção adulta perdeu os dois jogos para a Dinamarca no desafio internacional, realizado na Praia Grande. O primeiro jogo terminou 37 a 22 e o segundo 31 a 22. A Dinamarca é tri campeã olímpica- 96,00 e 04, mas ficou de fora de Pequim 2008.

Hipismo: Resultado ruim dos brasileiros no Athina Oanassis, no Rio de Janeiro. Rodrigo Pessoa não se classificou, ficando na 24ª posição. Um dos organizadores do evento, Álvaro Afonso de Miranda, o Doda, cometeu duas faltas (uma no primeiro obstáculo e outra no último) e também ficou de fora da etapa seguinte, ocupando a 27ª colocação.

Judô: Os judocas da seleção juvenil já embarcam neste domingo (2) fazendo história. A equipe viaja para Budapeste, na Hungria, onde disputa a partir de quinta-feira (6) a primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil (Sub 17). O evento será classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010.

Remo: O Brasileiro Ailson Eráclito da Silva, atual Vice Campeão do Mundo no Single Skiff Peso Leve Sub 23, pode ser vitima mais uma vez, da antiga Confederação Brasileira de Remo. Ele não foi inscrito no Campeonato Mundial para Sêniors e não foi feito o pedido de verba para a Comitê Olímpico Brasileiro.Para o Campeonato Mundial Sub 23, os antigos responsáveis pela Confederação Brasileira de Remo, também não tinham feito o pedido. Marcelo Murad conseguiu com o COB, incluir essa viagem no orçamento do Comitê.O treinador José Oyerzabal está na França, onde está tentando incluir a inscrição do "craque" brasileiro no melhor Campeonato do Mundo. Fica a torcida para que ele consiga.

Tênis: Uma semana muito boa para o tênis brasileiro. Thomaz Belucci se sagou campeão do ATP de Bastad, na Suiça, subind o53 posições no ranking. Foi a primeira vez desde 2004 que o Brasil conseguiu um título de ATP, e pela primeira vez desde 2003 que o Brasil emplacou três tenistas entre os 100 melhores do mundo. Outro destaque foi Marcos Daniel, que ficou nas semifinais do mesmo torneio, e subiu para 63º, sua melhor posição na carreira. Os dois passaram por tenistas importantes. Belucci venceu o cabeça um do torneio, o suiço Stanislas Wawrinka enquanto Daniel venceu o francês Paul Henry Mathie.Outro resultado interessante da semana foi o da dupla brasileira André Sá e Marcelo Melo, que foram até as semifinais do atp de Los Angeles. Ainda no tênis, Julio Silva venceu o Chalenger de Campos de Jordão.
Taewkondo: Está definida a seleção que representará o Brasil no mundial adulto da categoria. Serão 16 atletas nas 16 categorias que serão disputadas no torneio que acontecerá na Dinamarca. Natália Falavignia, mais 72kg, é o grande destaque da delegação, assim como Diogo Silva e os irmãos Marcel e Márcio Wenceslau. A jovem Katia Arakaki disputará até 47kg e é uma das promessas da seleção. No masculino, os pesados Douglas Marcelino e Leonardo Santos poderão brigar diretamente por medalhas. Importante lembrar que em mundiais são oito categorias por sexo, mas nas olimpíadas, são apenas quatro.
Vôlei: A primeira fase da 15ª edição do Campeonato Mundial juvenil masculino de vôlei já ficou para trás. Agora, as oito melhores seleções da competição, vivas na luta pelo título, O Brasil venceu seus três primeiros jogos sem muita dificuldade e é, ao lado do Irã, a seleção favorita ao título da competição.A equipe feminina do Brasil venceu sem maiores problemas seus três primeiros desafios no Gran Prix de Vôlei, disputado no Rio de Janeiro. Passou por Porto Rico, Alemanha e EUA perdendo apenas um set.

Vôlei de praia: brasileiros Alison e Harley ficaram com a medalha de prata do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, encerrado neste DOMINGO (02.08). Na decisão nas areias austríacas, os brasileiros foram superados pelos campeões olímpicos Todd Rogers e Phil Dalhausser, dos Estados Unidos por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/12 e 12/15. O brasileiro Harley foi eleito o melhor jogador da competição.Apesar da derrota na decisão, os brasileiros reassumiram a liderança do ranking mundial com o vice-campeonato do Grand Slam austríaco. Agora, eles somam 5.120 pontos contra 5.060 dos campeões mundiais Julius Brink e Jonas Reckermann, da Alemanha, que ficaram em nono lugar em Klagenfurt.As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa garantiram, neste SÁBADO (01.08), a medalha de ouro do último Grand Slam da temporada 2009 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nas areias de Klagenfurt, na Áustria, as brasileiras subiram ao lugar mais alto do pódio após vencerem na decisão as norte-americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/15.

4 comentários:

  1. Guilherme, sendo fã do esporte brasileiro como vc, fiquei chocado com os novos casos de doping da seleção brasileira de atletismo...

    esses resultados denigrem todo o esporte olimpico nacional, tudo isso depois de um final de semana histórico pro esporte olimpico nacional

    torçamos para q tenha havido uma contaminação de algum alimentos q esses atletas tenham ingerido ja que todos sao da mesma equipe

    ResponderExcluir
  2. Caraca, o Brasil conseguiu conquitar uma medalha no Ciclismo-Pista em um Pan-Americano e, ainda por cima, vencendo os argentinos campeões olímpicos?

    Excelente resultado. Não me lembro de ter visto o Brasil conquistar medalha no ciclismo de pista nos Jogos Pan Americanos. Conquistar esta agora no Campeonato Pan-Americano pode ser um bom sinal para Guadalajara 2011.

    ResponderExcluir
  3. E também, vale destacar, ótimo resultado do Erlon.

    Daqui uns dias começa o Mundial de Canoagem adulto. Será que o Niválter Santos tem alguma chance de pegar, pelo menos, final A?

    ResponderExcluir
  4. é meus amigos, do dopping eu não falei ainda porque eu não tenho nenhuma notícia a mais que o comunicado da cbat..então nao fiz um psot especial ainda...
    quanto ao pan de ciclismo, pois é, o Brasil venceu os campeões olímpicos da Argentina! São os primeiros passos para o ciclismo pista voltar para uma olimpíada. E a equipe quase foi ouro...

    quanto a canoagem velocidade, estamos com bonms novos talentos na canoa! mas o caiaque, que sempre foi nosso forte com Sebastian, não está tão forte

    Um abraço a todos e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir