quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Promessas- Caio Bonfim

O Brasil não tem muita tradição na marcha atlética. Nossos vizinhos sul-americanos do Equador tem inúmeras medalhas olímpicas, subindo mais na América, os mexicanos também sempre chegam forte nas competições, o que faz com que nosso país não esteja cotado entre os medalhistas de um campeonato das Américas. Nosso melhor resultado olímpico foram dois 14º lugares seguidos- 2004 e 2008- de José Alessandro Bagio. Até mesmo dentro do continente acabamos sobrando, ficando fora do pódio. Mas isso pode estar mudando.

Caio Bonfim nasceu no dia 19 de março de 1991, em Brasília. Atualmente, compete pelo CASO, clube de Brasília.

Como ainda tem 17 anos, ele disputa a categoria junior da marcha, ainda restrita aos 10km, metade da menor da distâncias olímpicas. Porém, ele já vem se destacando na categoria, tendo ficado em sexto lugar no último mundial júnior, em julho de 2008 em Bydgoszcz. Ele marcou o tempo de 42min18s33, o melhor de sua vida, melhorando em mais de dois minutos a marca que tinha em 2007. Uma semana depois desta sua marca de 2007, ele viajou para Ostrava para participar do campeonato mundial de menores, em que ficou na 12ª posição, com 45min16s88.

Na Copa Brasil de marcha, ano passado, ele marcou o tempo de 49min19s, sendo o campeão dos 10km juvenil com facilidade, assim como aconteceu no campeonato brasileiro de menores. O primeiro evento foi no início do ano e o segundo já no final.
No sul-americano de marcha, em março de 2008, ele foi o único brasileiro a medalhar, ao ficar com a medalha de prata com o tempo de 47min00, apenas 10s atrás do campeão, o colombiano Alexander Castañeda. Ficou a frente de três atletas do Equador, que é uma das maiores forças mundiais da marcha. Na Copa do Mundo, entretanto, competindo na categoria até 20 anos com apenas 17 acabou desqualificado.
No ranking mundial de 2008, na categoria até 17 anos, na qual a partir de 2009 não poderá mais competir, ficou na segunda posição graças ao tempo conquistado no mundial junior. Ele ficou atrás somente de um chinês neste ranking.
Tentei contato com Caio tanto pela CBAt como por seu clube em Brasília, acabei não conseguindo pois nenhum dos dois me respondeu o e-mail. Uma pena, pois ele poderia dar uma bela incrementada nesta matéria.

Um comentário:

  1. Oi Guilherme

    Talvez nosso melhor marchador tenha sido mesmo o Sergio Galdino, sexto no Mundial de Stuttgart'93. Em JO não passou do 26º.
    Add o Vancouver Olimpica aqui tb, por favor. Coloquei o seu no lá neste blog, assim como tb no Beijing e no Londres Olímpica. Hj falta um ano exatamente para o inicio de Vancouver'2010.
    Abração
    Everton
    www.vancouverolimpica.blogspot.com

    ResponderExcluir