terça-feira, 14 de julho de 2009

Esporte a esporte- Remo

O remo brasileiro está em crise. Isso pode-se perceber ao entrar no site da Confederação Brasileira de remo(http://www.cbr-remo.com.br/) e ver que tem um comunicado na página dizendo: "Por decisão da 17a. Camara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em decisão proferida nos autos do Agravo do Instrumento n° 2009.002.12164, esta Confederação encontra-se sob intervenção judicial, tendo sido nomeado interventor o Dr. Mauro Ney Palmeiro."

O porquê desta crise vem de longa data. Rodney Bernardes de Araújo está há 16 anos no poder da entidade, mas as última eleições tiveram desfecho inédito. Rodney conseguiu levar para Manaus as eleições e isso fez com que a oposição, liderada por Wilson Reeberg, desconfiasse que isso foi feito para a oposição não conseguir o número de eleitores possível para atingir o poder.

Desta forma, a Confederação está sofrendo uma intervenção para procurar alguma irregularidade na gestão de Rodney. O interventor no momento é o Dr. Mauro Ney Palmeiro, que teve 60 dias para apurar tudo o que se passa na entidade. A resposta deve sair em alguns dias.

"Os atletas da seleção querem essa mudança. As eleições foram para Manaus mesmo com a sede no Rio de Janeiro. Inventaram, na minha opinião, federações para conseguir mais votos. Aí, estamos agindo dentro da lei ao pedir essa intervenção" comentou Gilbran Cunha, remador experiente com quatro Pan-americanos no currículo e ainda hoje, um dos grandes nomes do esporte nacional.

Nestes 16 anos, o Brasil conseguiu, é verdade, alguns resultados importantes, como vários títulos sul-americanos, em cima dos eternos rivais argentinos e como a ida pela primeira vez de uma mulher para a olimpíada. Porém, nesse período, o Brasil caiu muito pelas tabelas. Há anos não vem um ouro no pan-americano, não conseguimos resultados perto de finais em campeonatos mundiais. O último grande resultado brasileiro foi em 1984, quando os irmãos Carvalho ficaram na quarta posição na olimpíada.

Wilson falou com exclusividade ao blog e atacou Rodney: " Rodney está envlvido com bingos em Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, interior de São Paulo e Pernambuco. Precisamos fazer a auditoria dos anos de 2008, 2007 e 2006" comentou Wilson, que tem um interessante site na internet em que divulga suas propostas- http://www.remolivre.com/. " Não conseguimos repetir os resultados de 30 anos atrás e 18 destes anos com Rodney.
O candidato da oposição, que conseguiu via legal cancelar as últimas eleições, ocorridas em Manaus, falou sobre o dirigente Rodney: " Não sinto interesse dele pelo remo. Temos apenas um evento nacional por ano. Ele diz que tivemos cursos para o remo, mas nos últimos anos foi apenas 1 curso, que eu ministrei".

Ultimamente, a entidade deixou claro que está de olho nos Jogos Olímpicos de 2016, pulando a próxima olimpíada e os próximos pan-americanos. O investimento está na categoria de base, e alguns atletas vem se destacando no sub-23. Porém, no último mundial, em 2008, não conseguimos muitos resultados, e acabamos como o segundo pior país da América Latina, dentre os que competiram. Em termos de resultado adulto, conseguimos levar 6 atletas para Pequim-2008, com três finais Cs e uma final D, resultado um pouco pior que o obtido há quatro anos. O grande problema, entretanto, é que não houve muita renovação, principalmente nos barcos Skiff individual, em que os mesmos atletas de 2004, representaram o país em 2008. E com resultados piores. Em termos de Jogos Pan-americanos, foi apenas uma medalha de prata e outras duas de bronze no Rio de Janeiro, bem inferior aos 4 segundo lugares e dois terceiros conquistados em 2003. Verdade seja dita que em 99, apenas um pódio veio para o Brasil.

Independente do que for, ou não, encontrado de problemas na entidade, o que temos de torcer é para o futuro do Brasil no remo. Não sei ao certo se candidatura A ou B é melhor para o esporte, mas temos que, ao menos, ter noção das propostas dos dois lados. Por enquanto, só um se colocou. O outro foi procurado pelo blog, mas não foi encontrado. Porém, tem total direito de se expor aqui no blog. Se quiserem.

Leia mais no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário