segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jogos pan-americanos, tiro com arco

Em mais uma pontagem da série "Jogos Pan-americanos", em que avalio qual é o nível de cada uma das modalidades no evento esportivo continental, falaremos do tiro com arco. O principal objetivo não é provar que os melhores do mundo estão no Pan e sim que os principais atletas das Américas reconhecem o evento como forte. Isso claro, com algumas excessões, como basquete, tênis.

No tiro com arco, quem domina as provas são os norte-americanos. As mulheres nunca tinham perdido uma medalha de ouro até a edição de 2007, quando ficaram com o bronze por equipes. Ja entre os homens, os Yankees ficaram novamente com o título. Porém, nas provas individuais, uma americana saiu com ouro entre as mulheres e um cubano entre os homens.

O cubano campeão foi Adrian Puentes, que venceu na final seu compatriota Juan Carlos Stevens. Stevens ficou muito perto da medalha em Pequim, um ano depois do Pan, perdendo nas quartas-de-final para o sul-coreano Mo, no desempate após empatar em 108. O mexicano Juan Rene Serrano foi ainda melhor. O 9º colocado no Pan do Rio foi até as semifinais, mas terminou na quarta posição, depois de duas derrotas para sul-coreanos. Vale lembrar também que Vic Wunderle, dos Eua, bronze no Pan do Rio, também foi quadrifinalista nos Jogos de Pequim. Ou seja, dos oito primeiros colocados nas olimpíadas de Pequim, três disputaram os Jogos pan-americanos do Rio.

Avitia Mariana , que foi medalhista no Pan com a equipe do México, foi quadrifinalista dos Jogos de Pequim, perdendo para a norte coreana Un Sil Kwon. A americana Khatuna Lorig , que fez parte do time americano no pan medalha de bronze, também caiu nas quartas-de final, em Pequim. A colombiana Ana Maria Rendon, medalha de bronze no Pan do Rio, ficou na nona posição dos Jogos Olímpicos, mesma posição da mexicana Aida Roman , vicecampeã pan-americana no Rio. Resumindo, duas das oito melhores do mundo, ou quatro das 16 melhores, disputaram o Pan do Rio.

O tiro com arco é mais um dos esportes em que o nível da disputa dos Jogos Pan-americanos é altíssimo.
LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário