domingo, 19 de abril de 2009

Prova à prova- 100m peito

Em mais uma postagem da série de "prova à prova", que reune as regras, os maiores campeões e os principais países de cada uma das provas que serão disputadas nos Jogos Olímpicos de Londres.

A prova dos 100m peito entre os homens começou a ser disputada nas olimpíadas do México em 1968, mesmo ano que começou entre as mulheres.

Os movimentos dos braços e das pernas têm de ser simultâneos e em linha horizontal. Não é permitido bater um braço de cada vez. Os cotovelos devem estar submersos, exceto no final da prova. Ao realizar uma virada ou dar o toque final na borda, o competidor tem de fazê-lo com os dois braços juntos.

O grande objetivo, durante anos, entre os homens foi abaixar o recorde mundial da marca de 1 minuto. Os outros três estilos da natação já tinham marcas distantes de 1 minuto, enquanto o peito beirava os 60 segundos. Em 2005, o japonês Kozuke Katajima e o americano Brendan Hansen, fizeram a prova abaixo de 1 minuto, abrindo a ponteira. Seis nadadores em Pequim nadaram a final em menos de 1 minuto.

Katajima é com certeza o maior nome da história da prova. É atual bicampeão da prova, ele tem o recorde mundial com 58s91. Apesar de se mostrar bem antipático, é adorado no Japão e conseguiu superar os nadores americanos nas últimas duas olimpíadas.

Entre as mulheres, durante anos muitos queriam baixar a marca de 1min10s. Atualmente, 1min10s não deixa nem entre as 25 melhores de uma olimpíada. Isso é provado com a australiana Leisel Jones, que venceu a prova em Pequim nadando na casa de 1min05s.


Quadro de medalhas
masculino
EUA 4 5 1
Japão 3 - -
Grã Bretanha 2 1 1

Feminino
Eua 2 2 1
Alemanha Or 2 1 1
Austrália 1 2 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário