Continuando a série de especiais sobre o nível que cada uma das modalidades tem nos Jogos Pan-americanos, vamos falar do boxe, esporte tradicional em Cuba e que tem um nível muito bom nas Américas, principalmente nos Jogos Pan-americanos, que deixaram de ser um evento pré olímpico no último ciclo olímpico, mas não deixou de atrair os principais esportistas do Brasil.
Cuba, principal força olímpica nos últimos anos, perdeu um pouco de sua majestade em Pequim, ao sair da olimpíada sem sequer uma medalha de ouro. Entretanto, mostrou que não está tão mal como muitos pensam. Apesar de problemas com deserções no Pan de 07, conseguiu oito medalhas das 11 possíveis, com quatro pratas e quatro bronzes. Ainda vieram das Américas uma prata com os EUA e um ouro com a República Dominicana.
Na categoria até 48kg, o cubano Yampier Hernandez , bronze em Pequim, esteve no Pan, onde perdeu nas quartas de finais para o americano Luis Yanez. O americano foi quadrifinalista do mundial de 2007, foi ouro no Pan e ficou nas quartas de finais de Pequim, assim como o brasileiro Paulo Carvalho, que ficou nas quartas de finais do Pan. Ou seja, apenas nesta categoria, três dois oito quadrifinalistas em Pequim, estiveram em Pequim.
Na categoria até 51kg, o medalhista de ouro no Pan, o porto riquenho McWilliams Arroyo, caiu nas quartas de finais de Pequim diante do cubano Andris Lafitta, que não disputou o Pan pois na época era reserva de Yoandry Salinas , que foi bronze no Pan.
Na categoria até 54kg, quatro dos oito quadrifinalistas do mundial de 2007 eram das Américas, três deles estiveram no Pan isso sem contar que o campeão mundial Guillermo Rigondeaux foi banido do esporte olímpico cubano. Na olimpíada de Pequim, eles não foram tão bem, mas a presença entre os melhores do mundial garantem a força da categoria.
Na categoria até 57kg, o campeão pan-americano Idel Toriente esteve em Pequim e caiu nas quartas de finais, mesma fase em que o mexicano Arturo Reyes.
Na categoria até 60kg, o cubano campeão pan-americano no Rio, Yordenis Ugas , ficou com o bronze nas olimpíadas. Darleys Perez Ballesta , quadrifinalista no mundial de 2007 e na olimpíada de 2008, também caiu nesta fase no Pan, já que lutou com Ugas.
Na categoria até 64kg, o dominicano campeão olímpico Felix Guzman ficou com a medalha de bronze no Pan do Rio, quando perdeu para um cubano, que não disputou as olimpíadas pois perdeu a vaga na equipe para Roniel Iglesas, que ficou com o bronze em Pequim.
Na categoria até 69kg, o cubano que disputou os Jogos Pan-americanos foi Erislandy Lara, que posteriormente fugiu da delegação e foi banido do esporte olímpico cubano. O cubano Carlos Suarez foi bronze nas olimpíadas. O campeão mundial de 2007, o americano Demetrius Andrade, ficou nas quartas de finais em Pequim, mas caiu diante de um sul-coreano.
Na categoria até 75kg, o cubano campeão pan-americano Emilio Correa ficou com o bronze nas olimpíadas de Pequim. O venezuelano Alfonso Parra foi quadrifinalista tanto no Pan-americano como nas olimpíadas de Pequim, enquanto Carlos Gangorra, equatoriano bronze no Pan, também ficou a apenas uma luta da medalha em Pequim.
Na categoria até 81kg, o colombiano campeão pan-americano Eleider Alvares caiu nas oitavas de finais de Pequim, uma fase depois o brasileiro Washington Silva, que ficou nas quartas de finais do Pan, caiu em Pequim. Até 91kg, o cubano Osmay Costa, campeão pan-americano, foi bronze em Pequim. Na categoria super pesada, o colomiano Oscar Rivas, vice campeão pan-americano, caiu nas quartas de finais em Pequim.
Resumindo o boxe nos Jogos Pan-americanos. Cuba, que tem uma das equipes mais homogeneas do mundo, dona de oito medalhas em Pequim, leva seu time principal para o evento. Equiper emergentes no mundo, como Republica Dominicana, Venezuela e Colômbia, que sempre beliscam resultados excelentes em competições mundiais, também levam seu time A, assim como Brasil, Equador. Canadá e México. Grandes países tradicionais como EUA e Argentina, que hoje não tem a mesma força do passado, também levam seus times principais, o que faz os Jogos Pan-americanos ter um nível elevado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário