Na principal categoria adulta do ano, sem nenhuma divulgação na mídia, nossa delegação viajou a Chicago para a disputa do Pan-americano de Levantamento de peso. Mais uma vez, o país ficou distante de medalhas e, mais uma vez, se viu longe mesmo de seus recordes brasileiros.
A melhor colocação foi conquistada por Rosane dos Santos, que foi quarta colocada entre as 11 participantes da categoria até 53kg. No masculino, Wellison Silva, participante olímpico, foi o melhor. Foi o sexto entre 16 atletas na categoria até 69kg, com um total de 271kg, 151kg deles no arremesso, a melhor marca de sua vida. Bruno Brandão foi quinto (depois de um argentino ser pego no doping)na categoria até 105kg, com um total de 340kg, igualando o recorde brasileiro de arremesso.
Os resultados fizeram com que a classificação do Brasil para o Pan de Guadalajara se complique. O Brasil levou apenas seis atletas para a competição que conta pontos para o ranking classificatório para os Jogos Pan-americanos de 2011.
Devido ao caráter classificatório, muitos países levaram equipes completas( 8 homens e 7 mulhereS) : 9 no feminino e 6 no masculino. No feminino o Brasil ficou no 11º lugar, com 236p., atrás somente de equipes com a equipe completa.
No masculino o Brasil ficou no 13º lugar, com 121p.Como o México vai ser o país sede dos JP2011 podemos considerar o 12º lugar.
Temos que pensar bem na próxima edição em 2010, competição decisiva para qualificações JP 2011 e garantir a 12ª posição, para ter o direito de levar dois atletas.É impossível conseguir mais que isto devido ao fato de que a distância entre o 9º lugar e nós ser muito grande.
Tivemos no fim do ano um brasileiro de levantamento de peso que contou com a presença de alguns atletas sul-americanos e por isso foi chamado também de Campeonato Sul-americano, mas sem importância o nível algum. Os resultados na competição foram ruins e poucos foram os recordes batidos.
O principal resultado do Brasil veio no Mundial juvenil. Fernando Saraiva ficou na sexta posição da categoria até 105 kg. Ele bateu seu recorde juvenil da categoria, ao levantar 186 kg no arranque, sendo que sua marca era de 180kg. O total também foi recorde nacional juvenil, com 338kg, 6kg maior que sua antiga marca. No arremesso, levantou 152kg e igualou a marca que já era sua.Temos que abrir o olho nesse esporte que não temos tradição alguma. Nesse mundial junior, países como Colombia e Argentina ganharam até medalhas. E nós levamos apenas um atleta.
O atleta, criado no Clube Pinheiros foi treinado pelo cinco vezes medalhista pan-americano Edmilson Dantas até metade do ano quando um desitendimento entre os dois e o pai do atleta, Horácio, diretor de levantamento de peso do Pinheiros, fez com que Edmilson saísse do cargo. Agora, segundo Horácio, Fernando será treinado por um cubano no clube. Segundo Horácio, Fernando já está levantando um total de 370kg, marca que o fará brigar por medalhas no mundial juvenil deste ano.
Para 2010, são muito os objetivos. Será muito importante se Fernando Saraiva conquistar a tão sonhada medalha no mundial juvenil e será importante se ele partipar do Pan que é seletiva para Guadalajara 2011. O mundial adulto o Brasil poderia ao menos levar um ou outro atleta para pegar experiência e ter a noção do que é uma competição internacional.
O nível brasileiro do levantamento de peso é simplesmente bizarro. A recordes nacionais no masculino que são menos do que os recordes mundiais FEMININOS. Isso foi visto num especial do blog, clique aqui para vê-lo
LEIA MAIS NO BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário