domingo, 22 de novembro de 2009

Levantamento de peso

Está ocorrendo na Coreia do Sul, desde ontem, o mundial de levantamento de peso, com a participação de mais de 400 atletas de quase 100 países. São 15 categorias, oito no masculino e sete no feminino, e a chance da China encostar a até mesmo passar os norte-americanos no quadro de medalhas dos mundiais de 2009. Atualmente, os yankees estão na frente com 11 ouros de frente. Nesses primeiros dias de competição ,a China já levou quatro dos cinco ouros em disputa, trazendo a vantagem para sete.

O Brasil, infelizmente, não levou nenhum atleta para Coreia. Pelos resultados que aconteceram nos últimos campeonatos brasileiros, dificilmente algum atleta brasileiro teria um espaço perto dos 20 melhores do mundo. Nosso principal atleta é Fernando Saraiva, que com apenas 19 anos, é tri campeão pan-americano sub-20 e sexto colocado no mundial da categoria esse ano. Ano que vem é o último ano dele como sub-20 e a chance de medalha no mundial é real.

No brasileiro, os resultados foram realmente muito ruins. Na categoria até 48kg feminino, a campeã brasileira Aline Campeiro fez uma marca no brasileiro que lhe dava a 12ª posição entre as 13 atletas do mundial. Na categoria até 53kg, a campeã brasileira Rosana Santos ficaria em 15º entre as 20 atletas que estiveram no mundial. Na categoria até 56kg, o campeão brasileiro Luis Santana seria último no mundial. Na categoria até 62kg, o campeão nacional Ivan Barbosa ficaria 50kg atrás do último colocado do mundial. Entendo que esses quatro campeões brasileiros não tenham ido ao mundial.

A quinta categoria que já foi realizada no mundial é até 69kg. Essa é uma categoria em que temos o experiente Welisson Silva, que esteve em Pequim ano passado. Ele venceu o brasileiro com um total de 285kg, mas já chegou perto dos 300kg em outras oportunidades. São marcas competitivas, que o deixariam perto dos 10 melhores entre os mais de 30 participantes.

Minha dúvida é essa. Por que não levar Wellisson ao mundial? Poderiam ter levado dois ou três atletas, para marcar participação e levar experiência aos atletas. Aos experientes, é importante estar no meio dos melhores do mundo.

O mundial segue por essa semana e vão ter as disputas de mais 10 categorias. Destas, o Brasil teria marcas competitivas em outras duas categorias, que poderíamos ter levado atletas. Não entendi por que.

Que 2010 seja um ano mais feliz do nosso levantamento de peso, tão pobre e tão esquecido. Esse ano não levamos uma delegação grande sequer para o campeonato pan-americano, que é classificatório para o Pan de Guadalajara 2011. Nesse campeonato, foram apenas seis atletas, menos do que países como Haiti e El Salvador.

Tem twitter?siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário