domingo, 22 de novembro de 2009

Entrevista com Cielo

Cesar Cielo dispensa apresantações, por isso não vou ficar falando seus títulos, conquistas e o ídolo que é. Consegui conversar com ele durante alguns minutos hoje(domingo) e fiz algumas perguntas. Se pudesse ter mais horas com ele, faria outras perguntas, mas no pouco tempo que tive pude ver sua sinceridade ao reclamar: " Não tem uma piscina boa de competição no Brasil, o Maria Lenk não é coberto" e o espírito de grupo: " No mundial de 2010 de piscina curta eu quero muito ir, principalmente pelos revezamentos."

Abaixo, a entrevista na íntegra

O último torneio da temporada é o Open de natação, em dezembro, que marcará também o fim dos trajes tecnológicos. Você acha que os tempos caírão muito com relação aos atingidos com o maiô?
Não dá para falar se vai regridir pouco ou muito, temos que esperar para ver, mas acho que os tempos vão piorar bem menos do que todo mundo espera. O maiô não vai fazer tanta falta assim. A gente está até ansioso para nadar sem os supertrajes, surgiu um desafio a mais e provar que podemos nadar muito rápido, mesmo sem os maiôs. Isso é empolgante.

E vocÊ nadará o Open com os trajes tecnológicos ou vai fazer que nem o Phelps semana passada, que já utilizou a bermuda, permitida em 2010?
O que ele fez, nadar de bermuda eu não quero fazer, principalmente porque ele ficou fora da final, o que é muito difícil de aconteceu com um nadador como ele. Se eu usar bermuda até o fim do ano vai ser só um teste mesmo, não vou fazer em uma prova importante. Os planos são fechar o ano nadando com os trajes.
O Nicholas Santos quebrou o recorde sul-americano em piscina curta, ganhou ouro na Copa do Mundo. O que esperar de sua disputa com ele no Open?
Vamo pra cima dele! O Nicholas é um adversário de nível muito, muito alto. Pro pessoal que não acompanha quando um nadador brasileiro é quinto, sexto do mundo, vão achar que eu posso perder para um cara qualquer. Mas não, ele é o sexto melhor do mundo nos 50 mlivre e vou ter que dar o meu melhor para ganhar, por que eu sei que ele vai vir com tudo. Vai ser a melhor prova do Open, vale a pena acompanhar.

Você tem um rival muito forte nos 50m, que é o Nicolas Santos, e nos 100m, que é o Nicolas Oliveira, finalista no mundial com você. Qual é a importância de ter rivais quase a altura dentro do país? Vale lembrar que o Tiago Pereira muitas vezes ganha um campeonato com mais de 10s de vantagem pro segundo colocado.
A pressão leva a pessoa a um nível mais alto. Eu saber que tem um cara na minha cola e que qualquer bobeada que eu der eu vou perder a prova faz com que eu nade mais forte ainda. Os dois Nicolas estão ajudando a aumentar muito o nível da velocidade no Brasil, com finais em mundiais e medalhas em Copa do Mundo.

E o Tiago Pereira, o que acha que vai acontecer com ele agora que treina nos EUA, que nem você?
Ah, lá ele vai ter bastante provas em que vai ter que suar muito para ganhar. Vai ser saudável para ele e espero que melhore muito, como a gente melhorou quando fomos para lá.

Lá a estrutura é muito boa. O que falta aqui no Brasil é um Centro Olímpico de natação, como o vôlei tem em Saquarema?
O que a gente sente falta é de uma estrutura de alto nível no Brasil e não necessariamente um Centro Olímpico. Hoje, podem falar que a piscina do Maria Lenk é uma piscina de alto nível, sim é de alto nível, mas não é coberta. Uma piscina para ser de alto nível precisa ser coberta, com piscina de aquecimento e isso não temos. Acho que isso é mais importante que um Centro de Treinamentos. A gente está brigando por uma piscina dessas e já comecei os projetos na minha cidade, Santa Bárbara. Torço para que dentro de dois anos tenhamos uma piscina desse nível lá e aí quem sabe, depois de 2012, eu não volte a treinar do Brasil?

Para finalizar, quais são os planos para 2010? A competição mais importante é realmente o Pan-pacífico, ou vai dar uma atenção maior para o Mundial de Piscina curta?
Penso no mundial de piscina curta sim. O Pan-Pacífico é o ápice da temporada, por ser um torneio em piscina longa, mas quero chegar muito bem no mundial de piscina curta, principalmente nos revezamentos e se eu sentir que não estou tão bem vou nadar só os revezamentos mesmo. O que eu sei é que eu quero nadar muito bem o pan-pacífico e estar no mundial de curta. O resto é esperar começar o ano para decidir.

Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário