terça-feira, 24 de novembro de 2009

Resumo da semana

Basquete: A seleção brasileira sub-15 feminina, estreia nesta terça-feira (dia 24) contra a Venezuela (21h de Brasília), na segunda rodada do 16º Campeonato Sul-Americano da categoria, que está sendo disputado em Portoviejo, no Equador. O Brasil enfrentará ainda Colômbia (quarta), Chile (quinta), Paraguai (sexta), Equador (sábado) e Argentina (domingo). Pelo regulamento da competição, as sete seleções jogam entre si em turno único, sendo campeã a equipe que somar o maior número de pontos.
Badminton: Daniel Paiola conseguiu mais um bom resultado em seu tour pelas Américas. No torneio do Suriname, ele conquistou o vice campeonato e deve voltar aos 100 primeiros colocados do ranking mundial. Ele, que semana passada estava na posição 93, caiu para 105º no ranking divulgado nessa segunda, ainda sem a pontuação do torneio do Suriname. Daniel, agora, volta ao Brasil ao lado de outra das promessas Hugo Arthuso, campeão brasileiro de 2009, que caiu na semifinal do mesmo torneio do Suriname.
Aqui no Brasil, tivemos a última etapa do Campeonato Brasileiro. No masculino, sem a presença de Hugo, que já é o campeão de 2009, nem de Daniel, que mora e treina em Portugal.
Luís Cereda ficou com o lugar mais alto do pódio após vencer na final seu companheiro de clube, Luís Martin por 2 a 0 com parciais de 21-8 e 21-19. Já na simples feminina um grande jogo entre Paula Beatriz Pereira e Fabiana da Silva (CAP) e vitória da representante de Porto Alegre por 2 a 1 (16-21, 21-19 e 21-19).
Boxe: A seleção sueca de boxe, que não é muito tradicional, está no Brasil para um intercÂmbio, tanto no masculino como no feminino. No masculino, após duas sessões de combates, o Brasil venceu 10 lutas e perdeu apenas três. No feminino, em seis combates, venceu quatro e perdeu dois. O Brasil, entretanto, não lutou com seus principais atletas.
Canoagem slalom: Foi realizado na Colombia, o campeonato sul-americano da modalidade. João Vitor Martins Machado foi ouro no adulto masculino enquanto Poliana, nossa participante olímpica, venceu o feminino. No c-2, Cassiano Vieira Alfredo e Wellington H. S. Munhoz levaram o ouro também. Apesar do domínio brasileiro, é bom ficar de olho pois os argentinos estão cada vez mais fortes. Lembrando que, em 2011, a competição pela primeira vez está no programa dos Jogos Pan-americanos.
Canoagem velocidade Acontece no próximo fim-de-semana o Campeonato Brasileiro de canoagem velocidade. Competição legal porque é o primeiro no Brasil depois das mudanças nas provas olímpicas, em que o c-1 e o k-1 200m viraram olímpicas, o que aumentam as chances do Brasil.
Ciclismo: Aconteceu no fim-de-semana o campeonato brasileiro de ciclismo pista. Uma modalidade que está crescendo, mas segue engatinhando no Brasil. Ano passado, o brasileiro quase não foi realizado. Ao menos, esse ano, o brasileiro foi disputado sem maiores problemas e com atletas que estiveram na primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade. Interessante também que são 24 os atletas da categoria junior, ano passado apenas sete disputaram. Sumaia Ali Ribeiro, que esteve na Copa do mundo mês passado, foi o grande nome da competição, levando quatro medalhas, ouro no 500m contra relógio(prova que não é mais olímpica), keirin e velocidade(Provas olímpicas) e um bronze por pontos.
Marcos Vinicius de Alcântara, o Mancha, venceu a prova de velocidade no masculino e chegou ao tetracampeonato, enquanto Armando Reis venceu a prova de perseguição. Davi Romeo venceu o km contra relógio.
MaratAquáticas:onas O calendário nacional de maratonas aquáticas de 2009 encerrou suas atividades neste domingo, 22/11, com a última etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, realizada em Inema, na Bahia. Ana Marcela Cunha, da Unisanta, e Allan do Carmo, da ACEB foram os campeões de 2009. Ela somou 146 pontos e ele,143.
Natação: O Brasil fecha com ouro e conquista todos os recordes sul-americanos masculinos na Copa do Mundo de Natação. Nicholas Santos venceu os 50m livre. Guilherme Guido derrubou o último recorde sul-americano que não pertencia a um brasileiro, os 50m costas, venceu os 100m costas e Felipe França levou mais um bronze nos 50m peito e nos 100m peito.
Polo Aquático: Fluminense e Botafogo venceram seus jogos pela II Liga CBDA Nacional de Pólo Aquático e continuam a duelar pela liderança da competição. O Botafogo encerrou sua participação na fase de classificação com 11 pontos, enquanto o Tricolor das Laranjeiras, agora com oito pontos, ainda joga três vezes no fim de semana que vem contra as equipes paulistas. Neste sábado, 21/11, pela 8ª rodada da Liga 2009, no Botafogo, Fluminense 13 x 2 Guanabara (FFC 4 x 1 CRG / 5 x 0 / 3 x 1 / 1 x 0), e Botafogo 14 x 4 Tijuca Tênis (BFR 3 x 1 / 2 x 0 / 5 x 2 / 4 x 1).
Ginástica rítmica: A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica disputou o Campeonato Pan-Americano Juvenil, em Cuba, e garantiu a segunda colocação no conjunto por equipe (quatro arcos e quatro fitas). Nos resultados individuais por aparelho, destaque para a ginasta capixaba Emanuelle Lima, que conquistou a medalha de prata nas maças.
A Seleção Brasileira, formada pelas ginastas Maria Caroline Ricardo e Beatriz Francisco, do Paraná, Emanuelle Lima, do Espírito Santo e Gabriela Bretan, da Bahia, ficou em quarto lugar na competição por equipes, com 202.500. Os Estados Unidos foram os campeões com 224.650, seguido pelo Canadá (212.800) e México (207.850). Ginástica rítmica segue decaindo no Brasil. Atual tri campeã pan-americana, a seleção adulta não fez um bom mundial em 2009 e ficou em último na Olimpíada de Pequim. Nossas jovens atletas parecem ter perdido a hegemonia nas Américas, ficando na quarta posição.
Uma pena
Ginástica artística: Acontece nessa semana, em Porto Alegre, o campeonato brasileiro de ginástica. É a volta de Jade a uma competição oficial, o que pode valer muito para o futuro da ginástica. Se nossa melhor ginasta estiver bem, podemos prever um 2010 mais proveitoso para as meninas que em 2009. Daniele Hipólito tenta se manter entre as melhores do Brasil, contra os novos nomes da seleção. O masculino terá uma bela disputa, com novos nomes surgindo como Arthur Zanetti e Sergio Sezaki.
Handebol: O Brasil conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil Feminino Mediterrâneo,cidade de Lignano Sabbiadoro, na Itália. O título da competição ficou com a Croácia e o vice com a Espanha.
A Seleção Brasileira teve quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Na fase classificatória venceu a Eslovênia por 27 a 23 e a França por 24 a 14. Depois empatou com a Croácia em 23 gols e foi superada pela Turquia por 21 a 17.
Já, nas quartas de final, as brasileiras derrotaram Montenegro por 26 a 25. Nas semifinais, o Brasil foi superado pela Croácia por 22 a 17, que acabou sendo a campeã do torneio. E, na disputa do bronze, a equipe brasileira conquistou uma grande vitória diante da Turquia por 22 a 18.
A competição serviu como preparação da Seleção Brasileira para 2010, que será um ano de competições importantes, como o campeonato Pan-Americano, o Mundial e os Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura.
Já a seleção adulta segue sua preparação para o mundial de dezembro. O time ficou em segundo no torneio da França perdendo somente para os donos da casa.
Hipismo saltos Brasil terá dois representantes na Final da Copa do Mundo de Salto em Genebra, Suíça, em abril de 2010: Yuri Mansur, de São Paulo, e Karina Johannpeter, do Rio Grande do SulA Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro (RJ) foi palco nesta sexta-feira, 20 de novembro, da sexta e última seletiva da Liga Sul-americana para a definição dos representantes do Continente na Final da Copa do Mundo de Salto
.O carioca Stephan Barcha, que vinha na liderança da Liga antes da última seletiva, e o paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, então vice-líder, não foram ao desempate do GP e terminaram, respectivamente, em 3º e 4º lugar na contagem geral.
Ainda nas seletivas, aconteceu a última da primeira fase para o MUNDIAL DE ESPORTES EQUESTRE DO ANO QUE VEM. Garantiram o direito de disputar a 2ª fase de seleção: a jovem amazona carioca Joana Valente e os paulistas Yuri Mansur, Fernando José de Assis Costa e Bartholomeu Bueno de Miranda, atual campeão brasileiro sênior top,
Para os cavaleiros que atuam no exterior, também está curso uma seleção objetiva que compreende cinco GPs de nível 4* e 5*, entre 10 de maio a 31 de dezembro de 2009. Deste ranking, sairão quatro conjuntos, que somados aos quatro do Brasil, formarão um time de oito conjuntos habilitados para a 2ª fase. Paralelamente, a Confederação Brasileira de Hipismo poderá escolher - por critério subjetivo e a qualquer momento - mais quatro conjuntos para integrar o grupo da 2ª fase de seletivas agendados para 2010 na Europa, entre 4 de maio e 29 de agosto.
Judô: Os judocas Flávio Canto (-81kg), Leonardo Leite (-100kg) e Daniel Garces (-66kg) ficaram com a quinta colocação na primeira edição do Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Com o resultado os três atletas garantem mais 40 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.
Flávio não precisou fazer a luta de estreia contra o iraniano Mohammad Jamali e acabou indo diretamente para às quartas-de-final contra o campeão mundial Guillaume Elmont, da Holanda. Flávio acabou derrotado por ipppon. Leonardo Leite enfrentou Daniel Brata, da Romênia, pela mesma fase e foi superado com um wazari pelo romeno. Já Daniel Garces, que integrou a seleção brasileira e reside em Abu Dhabi, perdeu por yuko para Ulugbek Norgobilov, do Uzbequistão.
Pentatlo Moderno: A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno enviará para participar do Campeonato Sul-Americano em Buenos Aires, na Argentina, em dezembro próximo , uma delegação de 13 atletas sendo oito deles pertencentes às categorias júnior e juvenil. Os pentatletas que viajarão para a Argentina são os seguintes : Masculino : Wagner Romão, Luís Magno , Aloísio Sandes e os novatos Danilo Fagundes, William Muinhos de Souza, Yuri Freitas e Henrique Evangelho. Feminino : Yane Marques, Larissa Lellys, Priscila Oliveira e as novatas Carolina Grangeia, Mariana Laporte e Mayra Siqueira.
No último ranking mundial divulgado pela UIPM - União Internacional de Pentatlo Moderno - a pernambucana Yane Marques ocupa a décima segunda colocação, com um total de 142 pontos. A primeira colocada é Laura Asadauskaite, da Lituânia, com 195 pontos.
Além do Campeonato Sul-Americano será disputada na mesma época na capital argentina a Seletiva das Américas para os Jogos Olímpicos da Juventude - atletas até 18 anos de idade - que serão realizados em Cingapura em agosto de 2010 quando Mariana Laporte, William Muinhos, Yuri Frias e Henrique Evangelho tentarão se classificar. A grande esperança brasileira é Mariana Laporte que venceu na sua catregoria o campeonato brasileiro recentemente disputado no Rio e na classificação geral ficou com a terceira colocação. Mariana pratica o pentatlo apenas há oito meses da mesma forma como a revelação masculina, William Muinhos de Souza. Todos esses jovens atletas são integrantes do projeto da CBPM junto com o Clube Militar da Vila Militar - CMVM - de Deodoro.
Remo: o Brasil não mais participará do Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 10 a 13 de dezembro, em Buenos Aires, pois não existe possibilidade de atender os prazos de inscrição de barcos (10/11) e inscrições nominais (25/11) fixados pela CSAR.
A CBR propos para CSAR que as inscrições nominais do Brasil fossem aceitas em 7 de dezembro (um dia após o Troféu Brasil, que serviria como eliminatória), o que levou a CSAR a consultar os demais países membros. Ontem (9/11) a CSAR comunicou-nos a impossibilidade de atender nosso pleito.
Uma pena.
Tiro com arco: Finalmente a CBTARCO divulgou os resultados oficiais do 35o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. Antes tarde do que nunca. Afinal, faz quase 20 dias que o campeonato terminou. No masculino, vitória de Bernardo Sousa, que venceu por 105 a 98 na final Marcos Bertolotto. Daniel Xavier foi bronze. No feminino, ouro para Sarah Nikitin, que venceu na final Aline Martins.
No final de semana de 21 e 22/11 foi disputada a primeira seletiva de Recurvo Masculino para os Jogos Sulamericanos de 2010. Fabio Emilio está em primeiro, seguido por Bernardo e Marcos Bartolotto.
Vela: Foi disputada neste final de semana, na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, a Taça Royal Thames, na classe Star, reunindo as 3 principais duplas brasileiras, além de fortes adversários internacionais. O título ficou com Lars Grael e Ronald Seifert, seguidos por Flavio Marazzi e Enrico de Maria, suiços que lideram o ranking mundial. A decepção ficou por conta de Robert Scheidt e Bruno Prada. Nossos medalhistas olímpicos terminaram apenas em 14º lugar. Outra dupla brasileira medalhista olímpica, Torben Grael e Marcelo Ferreira ficaram em 15˚.
Vôlei: Tricampeão! De maneira invicta, a seleção brasileira adulta masculina de vôlei conquistou o terceiro título da história na Copa dos Campeões – torneio que reúne todos os campeões continentais. Nesta segunda-feira (23.11), o Brasil derrotou o Japão por 3 sets a 0 (25/12, 26/24 e 25/22), em 1h20 de jogo, e levantou mais uma taça em 2009 – a terceira em três torneios disputados. O título foi praticamente garantido na vitória contra Cuba, que tinha o melhor time e o mais perto de tirar o caneco da equipe de Bernardinho.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário