O Brasil terminou o Campeonato Sul-Americano de atletismo,em Buenos Aires, com o título geral, o título masculino e o título feminino. Uma hegemonia de quase 40 anos mantida. No total, foram 21 medalhas de ouro,16 de prata e 14 de bronze. Conquistou quase metade dos 44 ouros na competição. Os colombianos ficaram em segundo no geral.
Analisando primeiro os naipes. No feminino, a disputa foi dura com a Colômbia. Foram nove ouros do Brasil e sete da Colômbia. Nos revezamentos, empate. Brasil levou o 4x400m mas Colombia ficou com o ouro no 4x100m. A Colômbia tem duas atletas fora de série, um no salto triplo e outra nos 100m com barreiras.
No masculino, foram 11 medalhas de ouro, com vitória nos dois revezamentos.
As provas de lançamentos e arremessos,principalmente no masculino,são as mais deficientes para o Brasil. Ganhou medalha de ouro "apenas" no disco, com Ronald Julião, um grande resultado por sinal. No feminino, ouro só no disco também, com Andressa.
As provas de fundo foram muito vitoriosas para o Brasil, com ouro nos 5000m e 10000m no feminino e nos 10000 masculino, mesmo sem a presença de Marilson e de Joilson.
Ganhar o sul-americano para o Brasil é obrigação. Obrigação de vencer o masculino e o feminino e objetivo foi cumprido. Algumas provas o Brasil tem dificuldades de subir ao pódio mesmo em campeonatos sul-americanos. Outras, o domínio é total e absoluto. Parece que, depois de dois anos ruins para o atletismo brasileiro, a modalidade volte a andar na linha.
Simone Alves, na minha opinião, foi um dos maiores destaques da competição. Venceu os 10000m num clima frio, que até é propício para as provas de fundo,com o tempo de 31m59s, apenas 8s acima do recorde sul-americano de Carmem Oliveira. Lembrando que há quase um mês, ela quebrou o recorde dos 5000m. Uma ótima temporada da Simone,que com índice B atingido e o título no torneio, se garantiu no mundial.
Outro destaque foi o jovem Caio Bonfim.Quarto colocado no mundial juvenil do ano passado, bateu o recorde brasileira de 20km em pista. Claro que, como poucas provas são disputadas em pista, o tempo não foi o melhor da história do Brasil. Ele ficou em quarto no sul-americano com o tempo de 1h20m58, índice para o Mundial e para o Pan. Belíssimo resultado.
Ronald Julião foi outro grande nome da competição. Com 62m72, ele venceu o lançamento de disco, vencendo o rival argentino, Lauro Germán. Ele ficou a menos de meio metro do recorde brasileiro e ficou muito perto do índice para o mundial que é 63m.
Ana Claudia Lemos mais uma vez provou que é a melhor velocista do continente. Venceu os 100m com 11s46 e os 200m com 23s18. Infelizmente, ficou com a prata no revezamento 4x100m, atrás da Colômbia.
Para ver os outros destaques da competição, ver os posts sobre o primeiro dia e o segundo dia de torneio.
LEIA MAIS NO BLOG
PRIMEIRO DIA DO SUL-AMERICANO
SEGUNDO DIA DO SUL-AMERICANO
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário