segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resumo da semana




Atletismo: Fabiana é bronze na Diamont League
Dias depois de ser campeã sul-americana, Fabiana Murrer foi para os EUA disputar a etapa da Diamont League. Depois dos 4m70 feitos na Argentina, a expectativa era de uma boa marca na competição em Eugene, o que não aconteceu. Fabiana ficou com o bronze ao saltar 4m48.
Um especial sobre o sul-americano, em que o Brasil foi campeão com 21 medalhas de ouro foi postado ontem.
Badminton: Ranking mundial
A dupla brasileira formada por Hugo Arthuso e Daniel Paiola está na 54ª posição do ranking mundial. Classificar a dupla para Olimpíada será complicado, mas não impossível como parece. São 16 vagas para Londres, mas com limite de duas por país, o que faria com que hoje, segundo um levantamento feito pelo blogminton, a 34ª parceria estivesse classificada. É complicado, mas dá para sonhar.
No individual, Daniel está em 87º e não estaria em Londres,mas estaria bem mais perto do que nas duplas. O ranking para Londres fecha em maio.
Basquete: Seleção sub-19
A seleção sub-19 feminina do Brasil segue forte nos trabalhos para fazer um bom mundial da categoria, em junho. Na última sexta-feira, a equipe venceu os EUA por 64 a 61 com 25 pontos de Damires.
No último domingo, a equipe de novo as americanas e foi derrotada por 49 a 37. Tássia foi a cestinha da partida com 16 pontos. Damires fez 6 pontos e pegou 9 rebotes.
A seleção está treinando junto desde o início do ano em Jundiaí e parece ser forte. A expectativa para o mundial, em julho, é grande.
Boxe: medalhas em Cuba
11 boxeadores disputaram na última semana o Torneio Giraldo Córdoba Cardín, em Cuba. A competição reuniu os melhores cubanos, muitos na mesma categoria, além de atletas de outros 12 países.
As finais da competição acontecem hoje (segunda-feira). Na categoria até 52kg, Julião Netto pega o atleta da casa, Robeisiris Ramirez. Até 56kg, Robenílson faz a final Lázaro Alvares. Robson Conceição luta até 60kg pelo ouro Yosniel Toledo. Até 64kg, Everton Lopes disputa o título com Roniel Iglesas. Yamaguchi está na final até 81kg, com Julio Cesar de La Cruz.
Na categoria até 69kg, Myke Carvalho venceu uma lutaa, mas perdeu para o terceiro cubano da categoria, Lamasca. Os cubanos estavam na expectativa da revancha do vice campeão olímpico, Carlos Benteur, que perdeu o Pan de 2010 para Myke. Mas, dessa vez, Myke não chegou à final.
Esgrima: brasileiros na Rússia
O brasileiro melhor classificado na Copa do Mundo de florete, em São Petesburgo, foi Fernando Scavasin, terminando na 79ª posição, ao ser eliminado no tableau de 128. Heitor Shimbo 126º, Guilherme Toldo 129º e João Souza 132º. Lucas Mochko, terminou na 133ª posição.
Ginástica artística: Daiane e Diego voltam
Aconteceu no último fim-de-semana, o Trofeu Brasil de ginástica e o Circuito Caixa, em Brasília. Daiane dos Santos voltou, foi a melhor no solo e garantiu sua volta a seleção brasileira, que ainda não foi convocada para as competições, mas que tem 10 nomes pré-selecionados. No individual geral, Danielle Hypólito foi a campeã com 55.660. No masculino, Sergio Sasaki foi o campeão com 88.550 pontos, com excelente salto- 16.500- e bom solo- 15.550. Diego Hipólyto foi vice no geral.
Ginástica Rítmica: Eliane vence Trofeu Brasil
Na ginástica ritmica, Eliane Sampaio venceu o individual do Trofeu Brasil, ficando à frente da favorita Angelica Kviecznski.
Handebol: Brasil vence Grã Bretanha
No primeiro da série de três amistosos contra a Grã Bretanha, vitória brasileira no handebol masculino por 32 a 25. Felipe Borges foi o artilheiro do time, com 7 gols. Vale lembrar que os britânicos estão em trabalho forte para não dar vexame dentro de casa na Olimpíada, mas que o time não está entre os melhores e nunca sequer participou de um mundial. Terça-feira tem o segundo amistoso.
Hipismo adestramento: Luiza faz índice para Londres
Montando Samba, Luiza Tavares alcançou mais uma vez o índice para os Jogos Olímpicos de Londres. Vale lembrar que o Brasil tem que buscar a vaga olímpica no Pan. Se o país ficar entre os três primeiros(desde que os favoritos americanos fiquem também), a seleção se garante em Londres. Porém, a confirmação da vaga só virá se três conjuntos fizerem dois índices acima de 64%. Os índices estão sendo feitos, falta confirmar a vaga olímpica.
Na penúltima seletiva para o Pan, mais uma vitória de Leandro Aparecido, deixando em segundo Mauro Pereira Junior e Rogério Clementino em terceiro. Luiza Almeida, montando Pastor, ficou em quarto.
Vale lembrar que a prova do Pan é "Gran Prix", com um nível de exigência menor do que o olímpico.
Hipismo saltos: Doda segue líder
Alvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda, ficou na quinta posição na principal prova do Global Champions Tour,etapa de Hamburgo. No primeiro percurso, ele zerou e, no segundo, fez uma falta, perdendo quatro pontos e ficando na quinta posição. Com os resultados da últimas etapas, Doda segue na liderança do ranking.
Judô: ouro de Ketleyn em Madri
A medalhista olímpica Ketleyn Quadros venceu a etapa de Madri da Copa do Mundo de judô, garantindo assim 100 pontos no ranking mundial. Apesar da vitória, ela segue atrás de Rafaela Silva, melhor brasileira na categoria, que estaria classificada para Londres caso o ranking fosse fechado hoje. Ainda em Madrid, Mariana Silva e Maria Portela ficaram na quinta posição na categoria até 70kg e Taciana Lima foi medalha de bronze.
Em Bucareste, na etapa masculina, Leo Leite e Walter Santos conquistaram a medalha de bronze.
Luta: vitória fora dos tatames
Em recente reunião, os dirigentes Pedro Gama Filho, Presidente da CBLA, Elísio Macambira, Vice Presidente da CBLA e o Superintendente Roberto Leitão, estiveram em São Paulo para o lançamento do projeto do Centro de Treinamento em Tapiratiba, cidade do interior paulista. O Projeto consiste em um centro de excelência todo voltado para o treinamento da Luta Olímpica, custeado pela Prefeitura da cidade, graças ao Prefeito João Carlos de Oliveira
Nado Sincronizado: Syncro Open no Rio
Com participação de canadenses, americanas e francesas, aconteceu no último fim-de-semana o Syncro Open de nado sincronizado. Destaque para o dueto Lara e Nayara, que conseguiu a medalha de prata ao ficar à frente das francesas. Por equipes, o Brasil ficou em quarto, mas bem próximo da França e dos EUA.
Para o Pan de Guadalajara, o sonho de chegar a prata é até viável, mas é bom abrir os olhos com as mexicanas, que estarão em casa e podem até tirar o Brasil do pódio.
Natação: Kaio vacila, faz melhor tempo mas não é ouro
Kaio Marcio venceu a final B da etapa de Barcelona nos 200m borboleta com o tempo de 1m56s18, marca que lhe daria o ouro na final A. Nas eliminatórias, Kaio nadou tranquilo para se classificar, mas foi tranquilo demais e ficou em nono. Nos 100m borboleta, Kaio fez 53s20 e foi medalha de prata, com tempo bem acima do feito no Maria Lenk.
Pentatlo: equipe definida para o Pan
Os nomes dos pentatletas que vão representar o país em outubro no México saíram após a disputa sênior masculina no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que aconteceu neste sábado no Rio de Janeiro. Após um dia inteiro de provas, Luis Magno e Wagner Romão carimbaram seus passaportes para daqui a quatro meses. No feminino, Priscilla Oliveira venceu o sul-americano e se garantiu no Pan, ao lado de Yane Marques, top 10 do mundo, que já estava classificada e não disputou a competição no Rio.
Luis Magno foi campeão sul-americano no Rio, numa disputa emocionante com os rivais diretos pela vaga, Wagner Romão e Daniel Santos.
Tênis de mesa: mundialito no Rio
Começa na próxima quinta-feira o Mundialito de tênis de mesa, no Rio de Janeiro. No feminino, sete países serão representados, com destaque para atletas de Cingapura e da Coreia. Legal a volta da competição, que vale pontos para o ranking mundial, e que não acontece desde 2008.
Além dos brasileiros, que por jogarem em casa e com o apoio da torcida esperam surpreender, uma das grandes forças da competição é a equipe da Alemanha, que tem o atual 15º colocado do Ranking Mundial, Dimitrij Ovtcharov (foto), o talentoso Bastian Steger, além do Campeão Europeu Juvenil de 2010, Patrick Franziska.
O trio formado pelos portugueses Tiago Apolônia, Marcos Freitas e João Monteiro também promete chamar muita atenção e merece destaque. Tiago já foi campeão do Pro Tour, na Áustria, em 2010, com uma vitória espetacular sobre o atual nº 2 do Mundo Timo Boll.
Entre os chineses naturalizados, um dos destaques é Li Hu, que ainda jogando pela China venceu a primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil, em 2003, mas não conseguiu se firmar na seleção adulta e foi para Cingapura, assim como aconteceu com Zhan Jian.
Triatlo: brasileiros em Madrid
Carla Moreno terminou na 49ª colocação a prova do Dextro Energy Triathlon ITU World Championship Madrid realizada neste domingo na Espanha. Ela completou o percurso em 2.13:47. A capixaba Pâmella Oliveira foi a 51ª colocada com 2.14:30. Só 52 atletas terminaram a prova.
No masculino, os resultados foram melhores. Reinaldo Collucci correu muito bem e terminou em 28º no geral. Juraci Moreira foi o 40º colocado com 1.55:09 e Diogo Sclebin o 48º com 1.55:55.
Vela: Copa do Mundo em Londres
A mais importante etapa da Copa do Mundo de vela acontece nesta semana, em Weymounth. A importância da competição é enorme, pois acontece no mesmo local e mais ou menos na mesma época do ano da Olimpíada de Londres. São quase 500 atletas na competição e o Brasil está com time completo.
Vôlei: mais duas vitórias
Mesmo sem convencer, o Brasil conquistou mais duas vitórias na Liga Mundial de vôlei. Atuando no Maracanazinho, a seleção venceu uma partida por 3x0 e outra por 3x1 e segue na liderança do grupó na competição. No próximo fim-de-semana, a partida mais complicada, diante dos campeões olímpicos, os EUA. Vôlei de praia: primeiro Grand Slam
Começa nesta segunda em Pequim, o primeiro Grand Slam de 2011. O Brasil tem 3 duplas femininas e 3 masculinas que começam a jogar quarta-feira na chave principal: Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa, Tatiana e Vivian, Emanuel e Alison, Márcio e Ricardo, Benjamim e Bruno.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário