Um número recorde de países irá participar dos eventos da Thomas e Uber Cup Regional (TUC Regional). Estes são os principais eventos por equipe do badminton mundial (a Thomas Cup equivale à Davis Cup no tênis, evento masculino, e a Uber Cup se equivale à Federations Cup, evento feminino).
Ao todo, serão 13 países, entre eles o Brasil. A competição será realizada de 18 a 21 de fevereiro, em Lima/Peru. Esta é a fase regional, que reúne os países das Américas. O Campeão disputa a zona mundial no segundo semestre.
Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Jamaica, México, Porto Rico, Suriname, Trinidad & Tobago, EUA e os donos da casa, peruanos.
Nas Américas, Canadá detém os melhores jogadores no masculino e as americanas costumam dominar no feminino. O problema é que não são apenas esses países que assustam no continente.
Peru tem as principais jogadoras no feminino, inclusive entre as 100 melhores do mundo no ranking. No masculino, um dos melhores da América é o guatemalteco Kevin Kodon. Guatemala e até mesmo Jamaica ganharam medalhas recentemente em Campeonatos Pan-americanos e o México é uma das forças do continente pois tem uma equipe forte e homogênia. Por isso, o Brasil tem poucas chances, para não dizer que não tem, de ter algum sucesso na competição.
Vale lembrar que, em 2008, a competição aconteceu em Campinas. Na ocasião o time masculino ficou na terceira posição e a equipe feminina em quarto. Apenas quatro seleções participaram na ocasião.
No Campeonato Pan-americano de 2009, por equipes, a equipe do Brasil, formada por dois homens e duas mulheres, ficou na quarta posição, Brasil e México fizeram a disputa pelo terceiro lugar e mais uma vez a equipe brasileira mostrou muita garra mas saiu derrotada por 3 a 1.
O Brasil deve ir com Daniel Paiola, que volta de Portugal para reintegrar a seleção, ele mora lá para aperfeiçoar os treinamentos, Thomaz Moretti, campeão pan-americano sub-19 em 2009 e Hugo Arthuso, campeão nacional ano passado. Acredito que o quarto nome seja Guilherme Kumazaka(Os outros dois da seleção são Alex Tjong e Luiz Santos).
No feminino, o Brasil deve ser representado por Paula Beatriz Pereira, Fabiana Silva, Marina Eliezer e Renata Faustino. As outras duas integrantes da seleção brasileira são Thayse eCruz e Yasmyn Cury.
Uma competição importante para o Brasil enfrentar as principais forças das Américas e dá as caras no continente. A vaga na fase mundial é realmente muito complicada para o Brasil, mas acredito que nossos atletas, principalmente no masculino, consigam resultados bons, com destaque para o top 100 Daniel Paiola, o campeão brasileiro Hugo Arthuso e o campeão pan-americano sub-19 Thomas Moretti.
Leia mais no blog
Retrospectiva do badminton 2009
Tem twitter?siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário