sábado, 26 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009- Esgrima

Um ano ao mesmo tempo e ruim para o Brasil na esgrima. Um sentimento ambiguo mesmo, visto que em algumas categorias o time está bom e é capaz de ganhar uma medalha no Pan de 2011 por equipes e ir a Londres 2012, mas em outras não tem nem medalha em campeonatos sul-americanos.

O Florete masculino está muito forte. Isso pode ser visto nos Campeonatos Brasileiros espalhados pelo ano quando vimos grandes combates entre mais de 10 atletas. A equipe masculina ficou com a medalha de prata no Pan-americano da modalidade, vencendo o Canadá de forma espetacular na semifinal por um ponto. O nosso principal atleta é Joao Souza, mas temos outros de alto nível, como Fernando Scavasin , Heitor Shimbo, Marcos Cardoso, Henrique Rochel e o da nova geração, Guilherme Toldo. No mundial, a equipe caiu nas oitavas de final e terminou em 16º, conseguindo pontos importantes no ranking, em que o time terminou em 17º. Poderia ter ficado entre os 12, mas perdeu por um ponto para o Canadá.

Enquanto o florete masculino colecionou bons resultados por equipes, a espada ficou longe disso. Ainda dependendo muito dos irmãos Scwantes, a modalidade teve como principal resultado a prata de Athos no sul-americano. Ivan foi o melhor no mundial, caindo na chave de 64 dos classificatórios.

No sabre, uma esperança. Renzo Agresta, depois de um ano inteiro contundido e sem participar de competições, terminou o ano com um título brasileiro e com a perspectiva de voltar com tudo em 2010. O ano do sabre foi fraco. Nenhum atleta entre os oito primeiros no Sul-americano. William Zeytoulian foi o melhor no mundial, ficando em 51º.
A esgrima feminina teve um ano apagado, mas que terminou com o prêmio de melhor atleta da modalidade dado a Cléia Guilhon. Ela ficou em 74º no mundial adulto mas seu principal resultado foi ter ficado em 12º no mundial junior. Os principais resultados da modalidade vieram no sul-americano, com a prata de Camila Rodrigues e o bronze de Bianca Dantas.

No sabre, a grande esperança. Karina Lakerbai, que competiu com a mao direita apesar de ser canhota levou o único ouro do Brasil no sul-americano e até que foi bem no mundial diante da situação que teve de passar. Para 2010, está prevista sua operação para que possa voltar a disputar com a esquerda as competições.
O florete feminino foi o que teve os melhores resultados do mundial. As brasileiras Cristhine Botros e Thaís Rochel se classificaram 28 e 35 respectivamente para a segunda fase do mundial, que reuniu as 48 melhores do mundo. Botros teve como adversária a francesa Astrid Guyart, sendo eliminada por 1/15. Rochel enfrentou a russa Aida Shanaeva, por quem foi eliminada por 5/15.
Na base, Em um campeonato muito equilibrado, o Brasil liderou o quadro de medalhas do sul-americano cadete, infantil e juvenil, disputado no Chile. Nossa delegação ficou ao todo com 7 ouros, 6 pratas e 9 bronzes, seguido da Argentina, com cinco ouros, Chile e Peru com três.
A equipe brasileira de esgrima conquistou resultado superior a edição de 2008, no Campeonato Panamericano de Esgrima Cadete e Juvenil. Foram 9 medalhas no total, nas 12 categorias disputadas.O florete feminino cadetes conquistou o ouro com Ana Beatriz Bulcão. O florete masculino juvenil conquistou o Ouro com Max Souza, confirmando a exelente fase do florete brasileiro internacionalmente.
No mundial cadete e juvenil, melhor resultado foi a 12ª posição na espada juvenil feminina com Cleia. O brasileiro Nicolas Ferreira terminou na 20a posição na espada masculina.

O programa para a Olimpíada de Londres está definido. Serão 10 provas. As seis individuais: Sabre, Florete e espada feminino e masculino e quatro por equipes: Espada feminina, Sabre masculino e florete de ambos os sexos.

2010 é ano que o ranking mundial começa a ser contado para os Jogos Olímpicos de 2012 e o Brasil precisa tomar cuidado para não depender dos mesmos atletas de sempre, João Souza e Renzo Agresta, que estiveram em Pequim. As chances maiores de classificar um time completo são as do florete masculino, mas do individual está complicado de saber quem pode surpreender e ter uma vaga na Olimpíada de 2012.

Temos mais de dois anos para saber. João Souza já abandonou seu emprego de administrador para fazer em 2010 e 2011 o que fez em 2006 e 2007, disputar o circuito inteiro europeu para ganhar experiência, jogos,ritmo para fazer m belo Pan em 2011 e se classificar para Londres.

Essa é minha aposta. João Souza. O resto, é uma incógnita, visto que tivemos apenas a prata do florete por equipes no campeonato PAN-AMERICANO e apenas um ouro no sul-americano, além de resultados pouco expressivos no mundial.

LEIA MAIS NO BLOG

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. Karina Lakerbai é destra e competiu o sul americano e o campeonato mundial, assim como todas as provas nacionais, incluindo o brasileiro, com a esquerda.

    ResponderExcluir