Segundo Luiz Carlos Santos, editor do site http://www.esgrimabrasil.com/ e um dos pilares da organização da esgrima paulista, a Federação Internacional de esgrima ainda não decidiu o programa da competição para Londres 2012. O COI limitou, desde 2004, o número de 10 provas para o esporte que em seus campeonatos mundiais tem 12- Espada,Florete e Sabre para homens e mulheres individual e por equipes.
Por isso, para 2012 ainda não se sabe os eventos que ficarão de fora. É um jogo político. O vice da federação internacional é italiano e cogitou-se a possibilidade do florete feminino por equipes ficar de fora. A principal fonte de medalhas italiana é o florete feminino. A espada masculina por equipes com certeza fica de fora, a duvida é se o sabre feminino ou o sabre masculino ficam de fora. Se o sabre feminino ficar de fora, acaba com as pretenções norte-americanas, que apoiaram os russos na eleição, e se o sabre masculino ficar de fora, atrapalha a França, que já saiu prejudicada sem a espada masculina.
Em 2004, ficou de fora duas competições por equipes femininas- Florete e sabre. Em 2008, um de cada sexo ficou de fora e agora muitos acreditam que duas provas por equipes masculinas saírão do programa. Isso tudo será definido no próximo dia 21 de novembro, no congresso da Federação.
Vou adotar que ficam de fora os que vão sair, na minha opinião, espada masculina e sabre feminino. Seguem as provas do último campeonato mundial, disputado em Antalaya com as classificações dos brasileiros. Tudo isso com fonte do belo site www.esgrimabrasil.com
A espada feminina por equipes do Brasil com Cléia Guilhon, Raíssa Costa, Amanda Simeão e Bianca Dantas foi eliminada no quadro de 32 na primeira rodada classificatória pela equipe dos Estados Unidor por 28/45. A Itália conquistou o Ouro sobre a Polônia, tendo a Alemanha com o Bronze.
A equipe de Florete Masculino do Brasil formada por Heitor Shimbo, Marcos Cardoso, Lucas Mochko e João Souza, entrou em pista ocupando a 15a posição do ranking mundial FIE. Isto determina a sua ordem na chave de entrada, onde pelo quadro final de 32 teve como adversária a equipe da Dinamarca, atual 18 do ranking FIE. O Brasil classificou-se com vitória por 45/31. Pelo quadro final eliminatório de 16, o Brasil perdeu para a forte equipe da Rússia (2 do Ranking FIE) por 22/45. Pela repescagem, enfrentou na disputa da 9a posição a equipe do Canadá (10 do Ranking FIE e a quem havia eliiminado no Pan de San Salvador), mas desta vez perdeu por 40/41. Pela disputa da 13a posição, perdeu para a Ucrânia (11 do ranking FIE) por 25/45. Pela disputa do 15o, perdeu para a Coréia (17 do ranking FIE) por 34/45. A equipe do Brasil terminou a sua participação ocupando a 16a posição no geral, entre as 25 equipes presentes.
A Itália com Baldini no último dos 9 matches venceu a Alemanha com Joppich por 45/41 e conquistou o Ouro. A Rússia levou o Bronze, ao vencer a China por 45/34.
Equipe florete feminino: Ouro para Itália, prata para Rússia e bronze para Alemanha.
sabre masculino:Ouro para Romênia, prata para Itália e bronze Hungria.
Resultados das competições individuais
Sabre Masculino com William Zeytoulian. O brasileiro classificou-se em 51 do geral entre os 105 inscritos, com 3V/3D. Pela primeira rodada, venceu o primeiro colocado da poule, o americano Daryl Hommer. Infelizmente, encontrou nas eliminatória diretas o senegalês Mamoudou Keita (24 do Ranking Mundial), o mesmo adversário com quem encontrou dificuldades na rodada de poules classificatórias. Foi eliminado no quadro preliminar de 64 por 9/15 a favor de Keita.
O alemão Nicolas Limbach conquistou o título mundial, ao vencer na final o romeno Rares Dumitrescu por 15/11. O italiano Luigi Tarantino e o hungaro Tamas Decsi dividiram o bronze.
Espada Feminina, Cléia Guilhon em 74 com 1V/4D-4, Rayssa Costa em 85 com 1V/5D e Amanda Simeão em 86 com 1V/4D, foram eliminadas na primeira rodada de poules classificatórias. Bianca Dantas classificou-se em 67 com 2V/4D. Foi eliminada no quadro preliminar de 64 pela Ucraniana Anfisa Pochkalova por 15/10.
A russa Lubov Shutova venceu a final com um jogo estudado e truncado sobre a canadense Sherraine Shalm por 9/8. A ucraniana Anfisa Pochkalova e a norueguesa Sonja Tol dividiram o bronze.
Forete Feminino reiniciou a sua luta ao se classificar para o quadro final de 64. As brasileiras Cristhine Botros e Thaís Rochel se classificaram 28 e 35 respectivamente. Botros teve como adversária a francesa Astrid Guyart, sendo eliminada por 1/15. Rochel enfrentou a russa Aida Shanaeva, por quem foi eliminada por 5/15.
Shanaeva conquistou o título mundial, ao vencer a coreana Jeon Hee Sook por 12/11 na final. Arianna Errigo e Elisa di Francisco, ambas da Italia, dividiram o Bronze.
Espada Masculina com 162 participantes confirmados. Athos Schwantes foi eliminado na primeira rodada de poules classificatórias (4D/1V), terminando em 111. Nicolas Ferreira classificou-se em 109 na primeira rodada (4D/1V), sendo eliminado no quadro preliminar de 128 pelo hungaro Andras Redli por 5/15. Ivan Baumgartner obteve 4 vitórias e 2 derrotas pela primeira rodada de poules, classificando-se em 44 no geral. Foi eliminado no quadro preliminar de 64 pelo coreano Seung Hwa Jung por 8/15.
Pela final, o russo Anton Avdeev teve uma disputa ponto a ponto contra o atual campeão olímpico Matteo Taglariol da Itália, conquistando a vitória por 15/11. O espanhol José Luis Abajo e o francês Jerome Jeannet dividiram o bronze. Vale destacar a presença do português Joaquim Videira entre os primeiros, sendo eliminado por Taglariol nas quartas de final por 13/15 e conquistando a 5a posição do geral.
Florete Masculino Tivemos 4 brasileiros entre os 129 participantes inscritos se classificaram para o quadro eliminatório de 64. Heitor Shimbo (Q51) foi eliminado pelo grego Fillipos Nissim por 14/15, João Souza (Q54) foi eliminado por Kwok Kin Lau de Hong Kong por 4/15, Marcos Cardoso (Q64) foi eliminado pelo americano Miles Chemley-Watson por 9/15 e Lucas Mochko (Q72) foi eliminado pelo italiano Stefano Barrera por 6/15. De todos os participantes das américas, apenas os 4 representantes da equipe dos EUA conseguiram se classificar para o quadro de 64, que passa a contar com o início da participação dos 16 primeiros do ranking mundial.
Andrea Baldini da Italia conquistou o título mundial zo vencer na final o chines Jun Zhu por 15/11. O alemão Peter Jopich e o russo Artem Sedov dividiram o bronze.
Pelo Sabre Feminino, a brasileira Karina Lakerbai terminou a sua participação na 73a posição final, ao ser eliminada na primeira rodada de poules classificatórias.
A americana Mariel Zagunis conquistou o Ouro e confirmou a liderança do ranking mundial FIE, ao vencer na final a ucraniana Olga Kharlan por 15/6. a francesa Carole Vergne e a húngara Orsolya Nagy dividiram o bronze.
Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário