sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pan 2011

Entrando no site oficial dos Jogos Pan-americanos de 2011, podemos ver que os esportes não olímpicos que normalmente estão nos programas de Pan-americanos não estão na lista. São os casos de Boliche, caratê, esqui aquático, patinação artística e velocidade, e squash. Na lista oficial temos, além das 26 olímpicas, o rugby, provavelmente incluido na Olimpíada de 2016, e o Racquetebol, esporte de tradição no México e que já fez parte do Pan em 95, 99 e 2003, e o beisibol e softbol, fora da Olimpíada a partir de 2008. Podemos dizer que o Racquetebol de 2011 será igual ao futsal em 2007, entrou no programa para agradar os anfitriões.

Porém, a dúvida que persiste é se esses esportes não olímpicos farão parte do programa do Pan de 2011. São esportes em que o Brasil costuma conquistar medalhas e que ainda não estão certos no Pan, o que pode levar a uma queda acentuada no número de medalhas do Brasil. No último Pan, foram 157 medalhas, 52 de ouro, retiradas já as que foram pegas no exame antidoping. Quatro medalhas foram conquistadas por esses esportes ainda incertos no Pan- Duas no Caratê, uma na patinação artística e outra no esqui aquático, além claro do futsal, que já está fora do programa.

Conversei com duas pessoas fortemente ligadas ao boliche. "Cabeça" e Carla, coordenadores do Pan-americano de 2007 no boliche, me asseguraram que o esporte estará no Pan-americano de 2011. Também citaram que somente em 2006 esses esportes não olímpicos foram garantidos no Pan de 2007. Então é muito difícil que os pinos fiquem de fora, principalmente porque o México é uma potência na modalidade e o presidente da ODEPA é mexicano. Ainda é cedo para falar, por que a reunião da confusa ODEPA provevelmente só ocorra ano que vem. Mas é muito provável que os esportes citados continuem no programa pan-americano.

Em 2007, foram 332 medalhas de ouro entregues, número maior que nas Olimpíadas de 2008 e os previstos para 2012, que é de 302. Bom para esportes aparecerem na mídia. Bom para Patinação Artística de Marcel, bom para o Karatê da tricampeã Lucélia, bom para o Brasil? Também, já que Cuba não investe nessas modalidades e em 2011 nossa briga será pela segunda posição com eles. Ou, para os pessimistas, pode ser ruim pois o Canadá tem tudo para levar os seis ouros entregues no esqui aquático, o que complicaria numa briga pela terceira posição.

Leia mais no blog
Brasil está atrás no caminho para o pan no leventamento de peso
Apresentação do Pan

Tem twitter?siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário