quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Torneio Chico Piscina

A geração de 2016 da natação estará em Mococa esse fim-de-semana. O Trofeu Chico Piscina, mais tradicional campeonato das categorias de base da natação brasileira, terá início nessa quinta-feira e segue até domingo. Nele, as delegações de cada estado brigarão pelo título geral da competição, juntamente com equipes internacionais, como são os casos de Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.
A frase que deu início ao texto é puramente verdadeira. Basta lembrar que Gustavo Borges e Cesar Cielo passaram pela competição, assim como tantos e tantos outros nomes como Fabiola Molina, Gabriella Silva, Thiago Pereira, Kaio Márcio, Eduardo Fischer, Nicolas Oliveira, Gabriel Mangabeira, Joanna Maranhão e muitos, muitos outros.

São Paulo defende uma sequência de oito títulos nacionais. A última derrota dos paulistas foi para os cariocas em 2000 quando o Rio de Janeiro chegou ao bi campeonato. Desde então, na parte nacional só dá São Paulo sendo que recentemente ameaçados pela Seleção Mineira. Na parte internacional, São Paulo só perdeu uma vez em 2004 para a África do Sul.

Os nadadores estão atrás dos índices para os Jogos Olímpicos da Juventude, em que o Brasil terá direito de levar quatro homens e quatro mulheres, a delegação máxima. Victor Ribeiro Rodrigues, melhor nadador da competição do ano passado com cinco medalhas de ouro e quatro recordes de campeonato, é um dos nomes fortes dessa delegação, mas não participará do campeonato esse ano.

Destaque para Nicole Ribas, que já tem marcas respeitáveis nos 200m livre- 2min10s83, nos 100m livre, 1min01s39 e nos 400m livre 4min40s73. Vale lembrar que ela nasceu em 1996.
Um pouco mais velha, temos Bianca Freitas que, ano passado, já fez final do brasileiro adulto com apenas 13 anos. Agora, com 14, pode até mesmo chegar na casa de 1min11s e 1min10s, o que seria espetacular. Ano passado, ela foi uma das destaques da competição.Mayara Nascimento será sua maior rival, também lutando para chegar nos 1min11s no 100m peito.

No masculino, Rodrigo Berti, nos 100m e 200m costas e 200m medley é um dos destaques ao lado de Felipe Lobato no nado borboleta.

mportante lembrar que, infelizmente, o torneio é disputado quase que junto com os Jogos Abertos do Interior, o que invializa a participação de alguns atletas, que tem obrigação de defender suas cidades ou as cidades em que treinam na maior competição poli esportiva da América.

Leia mais no blog

Tem twitteR? Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário