sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Jogos Pan-americanos- Apresentação

Os Jogos Pan-americanos são, com certeza, o evento polidesportivo mais importante para o Brasil depois da olimpíada. É o único momento fora da olimpíada que todos os jornais se voltam para os esportes olímpicos, que as TVs dão atenção total a nossos atletas, que hotsites são criados com informações completas de todos os atletas, que as tvs por assinatura esquecem um pouco o futebol e ficam 12h, 14h transmitindo diariamente o evento. E o melhor de tudo, e que muito provavelmente é o porquê da paixão que o brasileiro tem pelo PAN: O Brasil ganha, e ganha muito. Atualmente, a terceira força das Américas.

Muitos acreditam que o Brasil de dá muito bem porque os principais atletas do continente não estão presentes. Em alguns casos, como basquete ou tênis, isso é verdade, mas em outros, a óbvia divisão geográfica faz com que o nível das modalidades não seja o mesmo. Como podemos querer um torneio de canoagem ou remo de alto nível se não temos os europeus disputando? Como pensar num forte campeonato de tênis de mesa sem os chineses?

Outros exemplos que são sempre citados são os da natação e atletismo. Muitos se perguntam: Por que Michael Phelps não participa do Pan? E somente por isso acha que o nível da natação nos Jogos das Américas é baixo. Os EUA não leva sua equipe A para o evento, mas leva sua equipe B ou C, que com certeza é uma das cinco melhores do mundo. Tanto que muitos dos atletas olímpicos de 2008 , disputaram o Pan do Rio em 2007, e usaram como uma experiência a mais.
Muitos não sabem, mas os EUA costumam ter, em várias provas, 5 ou 6 atletas entre os 10 melhores tempos do mundo.

O atletismo, a coisa é parecida. EUA e Jamaica não levam suas equipes principais, mas levam atletas altamente capacitados que fazem marcas muito boas para brilharem no ano seguinte nos Jogos Olímpicos. No esporte que destribui mais medalhas no Pan e na olimpíada, ainda temos a forte equipe de Cuba, que disputa o Pan com o time A, além dos corredores mexicanos que se destacam no mundo tanto nas provas de fundo quanto as de marcha, e as grandes forças da América Central, que tem muitos atletas entre os principais do mundo nas provas de velocidade.

Porém, temos que lembrar que muitas modalidades tem um Pan-americano de primeiro mundo. No tawekondo e nos saltos ornamentais, por exemplo, as Américas são força mundial e os principais atletas do continente disputam o evento. No boxe, Cuba sempre participa com sua equipe olímpica, enquanto outros países de tradição como Venezuela, República Dominicana e EUA lutam com seus principais atletas. No hipismo, americanos, canadenses e brasileiros disputam com sua força máxima nos saltos e são, atualmente, três das 10 melhores equipes do mundo. Isso só para citar alguns exemplos...

Tem aqueles esportes em que o continente, em geral, tem um nível muito fraco comparado com o mundo, mas os melhores das Américas disputam o evento. É o caso da esgrima, Ginástica Ritmica, handebol, pentatlo moderno. E muitos desses tem classificação direta para a olimpíada ou conta pontos para o ranking, o que apimenta ainda mais a disputa.

A idéia do blog é mostrar, com uma postagem sobre cada uma das modalidades, o quão interessantes são as disputas do Pan, comparando marcas, analisando atletas, vendo que foi para o Rio 2007 e para Pequim 2008 e fazer previsões para a edição de Guadalajara.

O primeiro esporte a ser analisado será o tawekondo, daqui a duas semenas

Não percam!

Um comentário:

  1. Guilherme , o torneio de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos já se transformou num autêntico campeonato chinês.

    Confira o quadro abaixo e o nome dos principais medalhistas(tanto no masc. como no fem.):

    http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa_nos_Jogos_Pan-americanos_de_2007


    BR

    ResponderExcluir