A outra notícia que bombou os noticiarios foi a inclusão do boxe feminino para os Jogos Olímpicos de 2012. Mesmo que com apenas três categorias, essa volta é um marco no esporte. Serão 12 atletas em cada categoria e o Brasil já mostrou que vai chegar forte. No campeonato Pan-americano, o Brasil conquistouquatro das medalhas de ouro em disputa e foi o grande campeão do torneio, levando um total de 9 medalhas em 9 possíveis.
Já o time masculino não foi campeão pan-americano, mas conseguiu alguns bons resultados. Com apenas sete atletas em 11 categorias, o Brasil levou duas medalhas de ouro e cinco de bronze, se garantindo na briga para ser a segunda melhor equipe do continente, que tem quase que o domínio total dos cubanos. Os destaques brasileiros foram Paulo Carvalho e Robson Conceição, que levaram o título, vencendo na final atletas que derrotaram cubanos em fases anteriores.
No Pan-americano feminino, já citado, foram cinco medalhas de ouro. Vale lembrar que as categorias olímpicas serão (48kg – 51kg), (56kg – 60kg) e (69kg – 75kg). No Pan, Adriana Araujo foi ouro até 60kg, mas teremos uma briga forte pelas vagas do Brasil em todos os pesos pois atletas como Erica Matos,campeã até 46kg, Tayna Cardoso, campeã até 57kg, devem mudar de categorias.
A entrada do boxe feminino na Olimpíada acarretou no fim de uma das categorias masculinas, exatamente a mais leve, até 48kg. Exatamente a que Paulo Carvalho, um dos destaques brasileiros, disputa, forçand0-o a mudar para até 51kg.
Paulo, depois de ser quadrifinalista em Pequim e campeão pan-americano em 2009, disputou o mundial e caiu nas oitavas-de-final diante do atleta que seria campeão. Na ocasião, Robson Conceição caiu logo na primeira rodada quando enfrentou um cubano. Yamaguchi Falcão, uma das promessas, caiu nas oitavas-de-final diante de um forte uzbeque. Myke Carvalho foi mais longe do que se esperava e Pedro Lima acabou caindo nas oitavas. Everton Lopes foi o melhor e ficou nas quartas-de-final.
Com apenas seis atletas, o Brasil venceu nove lutas e agora se encaixa como uma das potências emergentes do boxe mundial. Nossos atletas tem dificuldades de enfrentar boxeadores do leste europeu e os cubanos, mas de resto conseguimos fazer lutas de igual para igual e até mesmo superá-los.
Entretanto, na base, ainda não conseguimos bons resultados. Depois de um mundial juvenil sem nenhuma vitórias, ficamos com apenas uma prata no pan-americano cadete. Porém, os campeonatos brasileiros tem sido disputados em todas as categorias e com um bom número de atletas.
A Associação Internacional de Boxe Amador – AIBA, pela primeira vez em sua história, divulgou um Ranking Mundial de Boxe Olímpico, com boxeadores de todas as partes do mundo nas 11 categorias de peso.O ranking é elaborado de acordo com o número de pontos ganhos por boxeador na lista de eventos determinada pela AIBA, ou seja, Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial e torneios continentais. Um bom desempenho nos Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial valem mais pontos. O Brasil possui três atletas entre os dez primeiros colocados de suas categorias no Ranking Mundial. O melhor colocado é o meio-médio (75kg) Yamaguchi Falcão, que figura na 5ª posição. O meio-pesado (81kg) Washington Silva está na 6ª colocação, e o mosca-ligeiro (48kg) Paulo Carvalho é o 7º melhor do mundo em sua categoria.
O fim do ano ainda teve President cup, uma competição entre os continentes, em que a América levou dois atletas por categoria. A Federação continental convocou seis atletas brasileiros e quatro deles caíram na primeira luta. O país ainda levou dois bronzes.
2009 foi um ano interessante pelo aumento do intercâmbio dos atletas brasileiros, que foram treinar em Cuba, na Itália e receberam a equipe sueca para treinamentos. O que esperar para 2010 é o título sul-americano nos Jogos Sul-americano de Medelin, que prometem ter um equilíbrio enorme pois teremos rivais a altura como Argentina, Equador.
Leia mais no blog
Tem twitter?Siga o blog
Rivais a altura no Sul-Americano?
ResponderExcluirAcho que não, devemos levar fácil..... mas foi um ótimo nao para o nosso Boxe...
Abraços