domingo, 20 de dezembro de 2009

Open de Natação

O Open de natação terminou nesse domingo, acabando também com a Era dos Supermaiôs tecnológicos no Brasil. A partir de 2010, só bermudas e macaquinhos.

O fato mais marcante, claro, foi o recorde mundial de Cesar Cielo nos 50m livre. Ele já era o campeão olímpico e campeão mundial da prova mas nunca tinha sido o recordista mundial da prova mais rápida do programa olímpico. E conseguiu. Com o tempo de 20s91 ele superou em 0s03 o francês Fred Brusquet.

Porém, Cielo não conseguiu tudo que queria. Pelo que deu a perceber em suas declarações ele ficou muito feliz com o recorde, mas ele queria mesmo ter batido também o recorde mundial dos 100m livre. Acredito que o objetivo seria bater o recorde dos 50m na tarde de quinta-feira e o dos 100m na manhã de sexta. Como ele ficou muito perto de bater os 50m na quinta-feira a tarde, ele tentou novamente na sexta-feira pela manhã, quando poderia ser dedicada para quebrar o recorde dos 100m na abertura do revezamento 4x100m livre.

O ano da natação foi fenomenal. Mas, excessão feita a Cesar Cielo, o Trofeu Open que encerrou a temporada foi decepcionante. Alguns falavam que Guido poderia quebrar o recorde mundial nos 50m costas, mas ele sequer chegou ao seu recorde sul-americano. Felipe França até que ficou perto, mas não conseguiu recuperar o recorde mundial dos 50m peito. Kaio Marcio nadou apenas as eliminatórias, fez 1min55s, longe do recorde sul-americano e de um possível recorde mundial.

Além das marcas de Cielo, as meninas da velocidade se destacaram bastante. Depois de muito tentar, a finalista olímpica nos 50m livre em 2004, Flavia Delaroli, conseguiu finalmente baixar dos 25s, nadando para 24s98 e recuperou o recorde nacional, que ela havia perdido para Deynara de Paula. Já Tatiana Lemos nadou muito bem várias vezes os 100m livre. Bateu o recorde brasileiro no primeiro dia e depois, abrindo o revezamento, nadou em 54s72 os 100m livre e recuperou para o Brasil o recorde sul-americano da prova.

Outro destaque foi Joanna Maranhão. Ela a cada dia vem provando que realmente é uma das melhores nadadoras da história do Brasil. Ela quebrou o recorde brasileiro dos 800m livre na última sexta, com o tempo de 8min32s, chegando assim ao sexto recorde nacional em piscina longa. Ela já tem a melhor marca do Brasil nos 200m e 400m medley, nos 200m borboleta, nos 400m livre e no revezamento 4x200m livre. Sem contar que ela é a segunda melhor da história do Brasil nos 200m costas e 200m livre. Realmente espetacular.
Ainda no Open ela ficou perto de outros recordes. Nos 200m borboleta, nadou 2min09s98, menos de meio segundo acima de seu recorde sul-americano. Nos 400m medley, nadou para 4min42s, dois segundos acima de seu recorde continental.

Infelizmente, o último torneio da natação de 2009 não teve o mesmo brilho da temporada para os brasileiros. Mas, o recorde de Cielo marcou e vai entrar para história.

Tem twitter?Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário