terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Grupos mundial

Foram definidos hoje os grupos do campeonato mundial de basquete de 2010, que acontecerá na Turquia entre 28 de agosto e 12 de setembro. Os 24 times foram divididos em quatro grupos de seis e o regulamento é bem simples. Os quatro primeiros de cada chave se classificam para as oitavas-de-final e a partir daí são jogos eliminatórios até a final.

O Brasil pode dizer que teve sorte no sorteio. Croácia / Eslovênia / Estados Unidos / Irã / Tunísia. Os tunisianos serão, com certeza, o saco de pancadas do grupo e não deverão dar resistência a nenhuma seleção.

O Irã esteve na última Olimpíada por ter sido campeão asiático, mas teve uma participação ruim, com cinco derrotas. É um time que pode ser perigoso, mas dificilmente vencerá os quatro times mais fortes da chave.

Croácia e Eslovênia são duas seleções da mesma escola, que jogam parecido mas perderam bastante força nos últimos anos. Os croatas, vice campeões olímpicos em 1992, não são mais os mesmos, não ficam entre os cinco primeiros no campeonato europeu há 15 anos e na última Olimpíada ficaram na sexta posição, depois de não oferecer resistência aos espanhóis.
Já os eslovenos participaram, como independentes, apenas uma vez do mundial, em 2006, quando ficaram em 12º. No último europeu, ficaram em quarto lugar e não se classificaram para a Olimpíada pois perderam para Porto Rico no pré olímpico das Américas.
Os americanos vão vir com tudo para recuperar o mundial, já que não vencem a competição desde 1994. Com um dream team completo, como é bem provável que venham, vencê-los é uma missão impossível.

A tabela do Brasil pode ser tranquilizante mas também pode assustar. Nas duas primeiras partidas, o time enfrenta os, teoricamente, piores times da chave, Irã e Tunísia e duas vitórias podem já garantir o Brasil na próxima fase. Entretanto, uma hipotética derrota frente ao Irã, que pode oferecer resistência, logo na estreia já atrapalharia muitos os planos da seleção.
O Grupo do Brasil, o B, não pode ser considerado fácil, mas também está longe de ser o grupo da morte que foi em 2006, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase. Na ocasião o grupo foi Brasil, Qtar, Austrália, Grécia Turquia e Lituânia.

Numa hipotética segunda fase, o Brasil enfrenta as seleções do Grupo A. A chave é composta por Alemanha / Angola / Argentina / Austrália / Jordânia / Sérvia. Nessa chave, Jordânia deve ser totalmente descartada e Angola, apesar de bons jogos na última Olimpíada, não deve passar da quinta posição. Austrália deve ser o quarto e Servia terceiro enquanto Alemanha e Argentina devem brigar pela primeira posição. Claro que tudo isso são hipóteses, mas deixa o cruzamento do Brasil nas oitavas-de-final bem complicado de qualquer maneira.

Como de costume, o grupo mais "fraco" é o do time da casa. China / Costa do Marfim / Grécia / Porto Rico / Rússia / Turquia. Não tem nenhuma seleção TOP mas também é muito complicado. Costa do Marfim deve ser o saco de pancada do grupo. As outras cinco seleções vão bnrigar pelas quatro vagas, mas não me atrevo a opinar quem irá se classificar. Acredito que nessa chave teremos jogos equilibrados e a classificação não será um time invicto, um com uma derrota, outro com duas, outro com três, outro com quatro. Vai ser embolado.

O Grupo D é formado por Canadá / Espanha / França / Líbano / Lituânia / Nova Zelândia. Nova Zelândia pode não ser a seleção mais fraca do grupo, mas não deverá brigar pela classificação, assim como o Líbano. Espanha é, obviamente, a favorita ao grupo, que terá França, Canadá e Lituânia brigando por melhores posições para a vaga.

Claro que são só suposições e teremos que esperar até agosto de 2010 para ver o que vai acontecer. Mas, o equilíbrio deve ser muito grande e o Brasil, mesmo com Varejão, Nene e Leandrinho terá sérias dificuldades já nas oitavas-de-final.

Tem twitter?siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres


Leia mais no blog
Grupos do mundial feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário