domingo, 1 de novembro de 2009

Trofeu Brasil Unificado de remo

Esse ano, uma das maiores ditaduras do esporte brasileiro caiu. Depois de mais de 20 anos no poder e sem evolução nenhuma, Rodney deixou a Confederação Brasileira de Remo, graças a uma intervenção que conseguiu derrubá-lo pois sua eleição no início desse ano foi ilegítima, já que foi com votos de federações estaduais inexistentes. Algo parecido aconteceu com o Senhor Frederico Costa, no Tiro e a qualquer momento mais um presidente pode cair.

Mas, voltando a falar do remo, o atual presidente é o senhor Wilson Reeberg, um cara que entende muito mais de remo do que seu antecessor e já começa a modificar as estruturas, apesar de alguns equívocos.O site está mais atualizado e já temos, faltando mais de um mês para a competição, todo programa do Trofeu Brasil de Remo, algo que não acontecia na outra gestão.

Algumas mudanças no regulamento vieram para o bem. Não serão cobradas as inscrições, algo que era um custo a mais aos clubes nos últimos anos. E, para não ser um torneio "Casa da Mãe Joana", multas serão cobradas caso atletas sejam inscritos e não compareçam ao torneio.

Porém, tivemos a exclusão da categoria até 23 anos. Um absurdos, principalmente pelo fato de termos um vice campeão mundial nessa idade, nosso Ailson Erácito. Se nem dentro do país damos força para essa categoria, como que vamos comemorar uma medalha num mundial dessa categoria? E tem também toda história do RIO 2016 que precisamos formar atletas.

Para mim, o pior de tudo é que não teremos repescagens ou semifinais no torneio. Ou seja, poderemos ter dezenas de atletas que viajaram centenas de km para remar apenas 2000m e ser eliminado. O pior, é a justificativa: "para evitar o desgaste prematuro dos atletas através de muitas provas classificatórias".

Esperamos que esse ano tenhamos a presença de Vasco e Flamengo no Trofeu, a maior rivalidade do remo nacional. No último ano, os clubes deixaram de lado essa disputa e deram muito mais atençao ao tradicional estadual. Estadual, aliás, que terá sua regata final no próximo dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo, que já tem a conquista praticamente garantida. O Trofeu Brasil Unificado acontece dia 3 de novembro.

Leia mais no blog
Tem twitteR?siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário