A última gestão, que durou quase 30 anos(Para maiores detalhes clique aqui), dizia que não tem planos para 2012 e que estava toda voltada para 2016. O que a sua gestão irá fazer?
A primeira grande prioridade é o Pan do Rio. Podemos trabalhar nesse sentido com a antiga geração, que vem disputando os últimos Pan-americanos e Olimpíadas. Paralelo a isso, um trabalho visando 2016 e a captação de novos talentos
E como será essa captação?
O remo brasileiro precisa melhorar em dois quesitos. Precisamos de mais técnicos e mais barcos.
Precisamos formar técnicos de base para esses acharem os novos talentos. A Federação Internacional tem cursos para isso e nós vamos tentar investir nisso. Quanto aos barcos, temos muitas carências. Estamos atrás do Ministério do Esporte em busca de R$ 3 milhões para investir, destribuir e comprar novos barcos e assim aumentar o número de praticantes de remo no Brasil.
E o que mais falta para o remo brasileiro?
Precisamos de mais técnicos. E acho que seria melhor trazer de fora, e de preferência dois e acompanhado de um diretor técnico, mas isso necessita muito dinheiro. 2012 será uma Olimpíada de passagem, assumimos agora no fim de 2009 e não se faz um finalista olímpico em menos de dois anos.
E para 2016, dá para fazermos finalistas?
Sete anos para fazer finalistas olímpicos parece muito tempo, mas é pouco, muito pouco. Nem países que tem o remo desenvolvido, como EUA e alguns países da Europa conseguem formar uma equipe boa nesse período. Mas, se tivermos recursos podemos fazer muita coisa.
Nota do blog
Wilson Reeberg sempre foi ligado ao remo. Remador nos anos 60 e 7 0e dirigente de várias entidades ligadas ao remo nos anos 80 e 90, inclusive a CBR, onde foi diretor administrativo em 88, e tinha o nome sondado para assumir a presidência há anos, mas nunca se interessou muito. Mais detalhes no http://www.remolivre.com/.
Concordo com essa maneira de ver o trabalho, pensando em parelelo na próxima competição grande, o Pan de 2011, e nos Jogos de 2016. O remo é um esporte que dá 14 medalhas olímpicas e nós paramos no tempo em 1984, quando conquistamos um quarto lugar olímpico. Precisa voltar a caminhar para frente e essa vitória de Wilson pode ter sido o primeiro passo.
Seria maravilhoso podermos ver novamente, como na primeira metade do século, a Lagoa lotada de espectadores para ver os duelos entre Flamengo, Vasco e Botafogo. Todos dizem isso, mas não custa nada lembrar. Os trÊs clubes tiveram origem no remo, tem essa origem em seu nome(Clube de Regatas Flamengo, Clube de Regatas Vasco da Gama e Botafogo Futebol e Regatas).
Tem twitter?Siga o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário